TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio educação infantil

Por:   •  21/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.272 Palavras (18 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIANAL UNINTER

MARILEI FURTUOSO BOLSONI: RU 825184, TURMA 2012/08

ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

SÃO MIGUEL DO OESTE-SC

2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIANAL UNINTER

MARILEI FURTUOSO BOLSONI: RU 825184, TURMA 2012/08

ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de estágio EDUCAÇÃO INFANTIL Apresentado à UTA – INFÂNCIA E LUDICIDADE, no curso de Pedagogia a Distância da faculdade internacional de Curitiba. Tutor local: Geanete Christofoli Maldaner. Pólo de Apoio Presencial: São Miguel do Oeste.

SÃO MIGUEL DO OESTE – SC

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................

3

2 A REALIDADE E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL............................

5

2.1 IDENTIFICAÇÕES DA ESCOLA ESTAGIADA............................................

5

  1. CONCEPÇÕES DA INSTITUIÇÃO

6

3 DESCRIÇÃO E ANALISE REFLEXIVA DE OBSERVAÇÃO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO............................................................................................

PLANO DE AÇÃO

8

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................

15

REFERÊNCIAS .................................................................................................

17


1 INTRODUÇÃO

O primeiro espaço de educação é sem duvida o berço da família, que tem a nobre missão de proporcionar um espaço favorável para á primeira experiência e aprendizagem. A família é o primeiro modelo da forma pela qual o individuo irá relacionar-se com o mundo.

O segundo espaço com certeza é a escola, que constitui em um ambiente diferente da educação familiar. A escola é um espaço que aborda a construção do sujeito, que são desenvolvidas através da inteligência pratica e a capacidade de simbolizar. Hoje, com as necessidades do mundo moderno, onde as famílias muitas vezes já não dedicam o tempo necessário as crianças, a escola tem cada vez mais assumido esse papel diante da sociedade atual. Cabendo ao professor dinamizar o processo de forma integrada e global, contribuindo para a formação de atitudes e valores, para a formação de um sujeito em relação ao desenvolvimento das suas capacidades afetivas, o pensamento próprio e a compreender a realidade em que vivem.

Criança pequena com agenda lotada. A televisão que se transforma em babá. Carrinho transformado em objeto. O tomagoshi e a afetividade objetificada. Erotização da infância. Sexualidade. Publicidade. Cultura do consumo. O outdoor anuncia: “Xtrim. Pra quem tem beijinho, beijinho. Pra quem não tem, tchau, tchau!” Individualismo desencadeado pela ausência do outro. Apagamento da relação de alteridade. Criança sozinha. Criança que manda nos pais. Esses são apenas alguns dos fragmentos que compõem o contexto da infância contemporânea, dentre os quais destacamos a ruptura do contato e do dialogo entre adultos e crianças como uma questão que precisa ser analisada com maior profundidade. (Pereira; Souza, 1998, p.37)

 

O propósito da educação infantil tem como proposta trabalhar os sentimentos, o cuidar e o educar de forma integrada. O trabalho pedagógico integrado trabalha os aspectos afetivos, sociais, motor e cognitivo. A instituição de educação infantil tem papel muito importante na vida das crianças, realizando um trabalho de transformação da sociedade e com isso pode contribuir para a mudança e a transformação do individuo.

Com isso é extremamente importante compreender que nessa fase da vida da criança, se abrem janelas de oportunidades onde ela aprende e desenvolve suas habilidades na qual permitira que amplie  seu desenvolvimento em outras fases da vida. Mas isso não significa que não aprenderá em outras fases da sua vida, mas que na infância há condições de aprender de forma muito mais efetiva e completa.

Com isso “pude entender a necessidade de interligar ‘família e escola”, pois o envolvimento da família é fundamental para o bom desenvolvimento e aprendizado das crianças na escola.  

2 A REALIDADE E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

2.1 IDENTIFICAÇÕES DA ESCOLA ESTAGIADA

O estagio foi realizado na escola Municipal de Educação Básica Cinderela, situada na Rua Pedro Ivo Hickaman, nº 367 Município de Santa Helena, Estado de Santa Catarina. CEP; 89915-000. O contato pode ser realizado através do telefone; (049) – 36330235.

A escola faz parte da rede municipal de ensino sendo que este é o único colégio de educação infantil do município. Também há somente um colégio de educação fundamental da rede municipal, distante 200 metros da educação infantil.

Freqüenta a escola, parte das crianças da zona urbana que pertencem a famílias que possuem comércio local ou trabalham nas poucas indústrias que a cidade possui e a maior parte das crianças que freqüentam a instituição residem no interior do município e pertencem a famílias que trabalham na agricultura, tanto as famílias da cidade como as do interior possuem condições econômicas estáveis, ou seja, de classe media-baixa. Os alunos que residem no interior chegam à instituição com o uso de transporte escolar. Freqüentam a Educação infantil 67(sessenta e sete) alunos.

A escola é mantida com recursos da secretaria municipal, ou, o município é responsável em manter o funcionamento econômico dessa entidade, todos os anos são oferecidos a todos os alunos da rede municipal de ensino, uniforme escolar, sendo um ano agasalho e outro ano camiseta, bermuda e tênis. Freqüentemente a equipe de saúde a escola para avaliar os alunos, dentre eles, médico, dentista, nutricionista, psicóloga e enfermeira.A APP (associação de pais e professores) também contribui com recursos arrecadados com eventos escolares, rifas,etc., e prestação de serviços necessários na área escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (440.5 Kb)   docx (306.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com