TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evasão escolar

Por:   •  3/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 6

1. As causas da Evasão Escolar

Segundo as pesquisas feitas pelo INEP;(2007) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira foi levantados dados através de perguntas quais seria as causas para a evasão escolar :

Precisava trabalhar.

Não tinha dinheiro para continuar estudando

Não tinha escola onde morava

Não achava importante, não gostava.

Precisava cuidar da casa.

Precisava cuidar dos filhos

A partir das pesquisas feita, no ano de Em 2007, 4,8% dos alunos matriculados no Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries/1º ao 9º ano) que abandonaram escola, foram constatado as as mais diversas causas possíveis para que, houvesse o abandono e o fracasso escolar entre crianças e adolescentes , e podemos perceber que o problema da evasão escolar no âmbito, da realidade brasileira tem sido alarmante e que não houve nenhuma mudança significativa para que este quadro do fracasso escolar, fosse mudado para a minimização desta realidade da evasão escolar entre as crianças e jovens participantes deste processo da educação básica para a sua formação enquanto cidadões.

De acordo com com os dados levantados pela UNICEF, no censo realizado no ano de 2010, crianças e adolescentes com idades entre 11 a 14 anos, que corresponde aos anos finais do ensino fundamental, a sua frequência á escola seria de, 96,1%. Das crianças e adolescentes que não estavam estudando seria de 526,7 mil meninas e meninos, as regiões que apresentam os menores números de frequência a escola nesta faixa etária foram a norte com , 94,1% e a do nordeste com 95,9%. Na região da zona rural 94,7, na zona urbana 96,5%. Ou seja as variações das mudanças da evasão escolar entre 2007 á 2010 foi pouco significativa e o avanço do, seu crescimento foi ainda maior. E se comparado com a renda familiar que cada família possui , superior a 2 salários minímos soma-se ao total de 189,8 mil crianças de 11 á 14 anos de famílias de baixa renda estavam fora do ambiente escolar.

Pesquisas feitas pelo o IBGE, o aumento da evasão escolar entre jovens com idade entre 14 e 15 anos, neste ano de 2016 vem aumentando, e um dos fatores existentes que contribuem para que isto aconteça seria o desemprego, o comprometimento da renda familiar ou de algum membro da família uma vez que esta renda se considere, perdida forçando assim o jovem a ingressar-se para o mercado de trabalho precocemente e informalmente para a compensação da renda perdida provocando o abandono escolar.

Mesksenas; Paulo afirma,

[...] dos alunos dos cursos noturnos, aponta por sua vez que a evasão escolar destes alunos se dá em virtude de estes serem obrigados a trabalhar para sustento próprio eda família, exaustos da maratona diária e desmotivados pela baixa qualidade doensino, muitos adolescentes desistem dos estudos sem completar o curso secundária. (MESKSENAS, Paulo,1998, p.98).

Mediante a esta problemática, da evasão escolar na educação básica do ensino fundamental é certo dizer que há vários fatores que contribuem para que a evasão escolar ainda permaneça , constantemente na realidade do Brasil. Pois a falta de estrutura familiar, recursos financeiros a baixa qualidade de ensino professores, mal preprados e autoritários, o ingresso para o trabalho prematuro, acesso a informações para que haja um melhor rendimento e comprometimento nas atividades propostas em sala de aula . Projetos voltados ao combate as drogas e a gravidez precoce discriminação , prevenções de doenças , projetos gorvernamentais que possibilite a permanência e a conclusão, destes alunos na escola para a sua formação.

A pedagogia tem de ser forjada com ele (o oprimido) e não para ele, enquanto homens ou povos, na luta incessante de recuperação de sua humanidade. Pedagogia que faça da opressão e de suas causas objeto da reflexão dos oprimidos, de que resultará o seu engajamento necessário na luta por sua libertação, em que esta pedagogia se fará e refará. ( FREIRE, 1987 p.92 ).

Para Paulo Freire,(1987) a pedagogia tem que ser expressada de forma verdadeira e genuína fazendo parte do contexto da vida do oprimido de uma forma singular de forma que ele possa expressar isto para sua vida constantemente, para a sua recuperação como ser humano. Uma educação que faça da opressão e de suas causas encontrar maneiras para repensar na sua recuperação, e ao mesmo tempo dando autonomia para o oprimido para que ele venha exercer seu papel fundamental na sua libertação.

Segundo pesquisa feitas sobre a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com