TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento Científico Sumaré

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Lucas Marques da Silva – RA – 1415270

Turma: 7PNMA

Experiência de Germinação com Feijão

Objetivos:

  • O experimento tem como objetivo o acompanhamento do possível processo de germinação de grãos de feijões, utilizando-se de recipientes plásticos, algodão e água.
  • Acompanhar as possíveis variáveis no processo de germinação dos grãos advindos da mesma fonte.  

Materiais:

  • Dois potes de danone;
  • Algodão;
  • Água;
  • Sete grãos de feijões.

Método:

Os fundos dos dois recipientes foram cobertos com algodão e umedecidos com água filtrada, e em seguida foram colocados três grãos em cada um.

Feito isto, foram colocados em lugar de baixa luz e temperatura ambiente.

O experimento teve início em 15/04/2017 e ao longo destes seis dias fora necessário que o algodão permanecesse umedecido, afim de possibilitar a germinação dos grãos.

Observação:

Durante os dois primeiros dias não ocorreram alterações nos grãos. A partir do terceiro notou-se uma leve mudança na coloração do algodão e os grãos do recipiente vermelho tiveram um leve aumento de tamanho, enquanto no recipiente amarelo nada aconteceu.

No quinto dia notou-se pequenas raízes brotando dos feijões que estavam em processo acelerado de germinação, enquanto no segundo pote os grãos apresentaram leve alteração de tamanho.

Durante o sexto dia foi possível perceber que os grãos do recipiente vermelho obtiveram o aumento de suas raízes e os do recipiente amarelo ainda não apresentaram as mesmas.

Resultados:

Os grãos do recipiente de fato germinaram, todavia para que este processo fosse completo demandaria de mais dias para o processo completar-se. Enquanto os grãos do recipiente amarelo estacionaram no processo, alcançando apenas o aumento de tamanho desde o início do experimento.

Conclusão:

Com este experimento foi possível concluir que é possível obter a germinação dos grãos de feijões, todavia é importante ressaltar que o mesmo método obteve resultados diferentes nos recipientes.

Desta forma é possível indagar quais fatores externos que possibilitaram esta diferença? Já que os grãos foram extraídos da mesma safra, o experimento entre eles teve a mesma duração e os mesmos cuidados para que o processo ocorresse de maneira parecida entre eles.

Algumas das hipóteses para esta resposta é a questão da luminosidade que ambos receberam durante o processo de germinação, ou até mesmo a possível variação genética encontrada nos grãos? Estas questões tornaram-se válvula propulsora para a pesquisa e certamente com a intervenção do professor iremos compreender o motivo das variações encontradas na germinação dos grãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com