TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMÍLIA: UMA INFLUÊNCIA NECESSÁRIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.

Por:   •  21/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.736 Palavras (19 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 19

INSTITUTO MISSIONÁRIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - IMES

FACULDADE PAN AMERICANA – FPA

CAMPUS DE CAPANEMA - PA

ANTÔNIA ALVES BATISTA

JAMILLE MARIA DE BRITO RIBEIRO

LEILA CRISTINA SILVA FERNANDES

FAMÍLIA: UMA INFLUÊNCIA NECESSÁRIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.

Capanema-Pará

2015

ANTÔNIA ALVES BATISTA

JAMILLE MARIA DE BRITO RIBEIRO

LEILA CRISTINA SILVA FERNANDES

Artigo apresentado como requisito de avaliação do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da Faculdade Pan Americana, sob a orientação da Professora Especialista em Informática Educativa Fábia Moreira.

Capanema-Pará

2015

ANTÔNIA ALVES BATISTA

JAMILLE MARIA DE BRITO RIBEIRO

LEILA CRISTINA SILVA FERNANDES

FAMÍLIA: UMA INFLUÊNCIA NECESSÁRIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.

Avaliadora Prof.ª Especialista Fábia Moreira

Conceito: ______________________

Data:06/07/2015

Capanema-Pará

2015

FAMÍLIA: UMA INFLUÊNCIA NECESSÁRIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.

Autores:

BATISTA, Antônia Alves1

RIBEIRO, Jamille Maria de Brito2

FERNANDES, Leila Cristina Silva3

RESUMO

O presente artigo aborda o papel da família no contexto educacional a partir das transformações constantes na sociedade contemporânea. Refletindo sobre a presença da família no cotidiano escolar, afim de analisar a concepção e estrutura das famílias, antiga e atual, enfatizando a importância e influência da educação familiar no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido é de grande relevância a importância da integração escola-família no desenvolvimento da criança para uma educação de qualidade, explorando através de questionários com um professor essa relação escola X família, sendo imprescindível, pois é na família que é o espaço de orientação e construção da identidade de um indivíduo, o qual tem a intenção de promover juntamente com a escola uma parceria, com a finalidade de contribuir no desenvolvimento integral da criança. Sendo urgente a necessidade de admitir que família é o ventre onde o ser humano absorve valores culturas, deveres, responsabilidades, compromissos, fortalezas que o tempo não apaga.Portanto, este artigo enfatizará o papel social da educação, proporcionando o crescimento humano e fortalecendo as bases da sociedade através do envolvimento escola-família-sociedade, concretizando valores para que a sociedade moderna não se transforme numa geração de cidadãos deficientes de essência humana. Já que se concretiza que a cada dia a família é a melhor parceira da escola, mas a mudança nesta base muda a perspectiva necessária da criança para contribuir no processo de ensino-aprendizagem, pois somente com a família interagindo com as escolas é que terá além de uma boa formação, uma preparação para tomar atitudes para enfrentar as dificuldades que certamente virão no decorrer de sua vida.

Palavra-chave: família, escola, ensino-aprendizagem.

_______________________________________________________

1 Acadêmica de pós-graduação em Psicopedagogia da Faculdade Pan Americana; Graduada em Licenciatura plena em Pedagogia (sua faculdade)

2Acadêmica de pós-graduação em Psicopedagogia da Faculdade Pan Americana; Graduada em Licenciatura Plena em Letras (UFPA) e Graduanda CEFOP-Pedagogia (FPA)

3Acadêmica de pós-graduação em Psicopedagogia da Faculdade Pan Americana; Graduada em Licenciatura plena em Pedagogia (sua faculdade)

FAMÍLIA: UMA INFLUÊNCIA NECESSÁRIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.

1. INTRODUÇÃO.

A família é de suma importância na aprendizagem da criança, tendo em vista o quanto se costuma atribuir à criança, toda culpa por seu fracasso escolar, objetivando trazer o apoio da família para influenciar na aprendizagem da criança. Atualmente, já se reconhece que a dificuldade na aprendizagem não se dá apenas na escola, é também na família, na bagagem cultural que a criança trás. Assim não sepode falar de dificuldades tendo somente o aluno como ponto de referência, o ambiente familiar em que a criança se encontra precisa ser considerado como a base da educação, pois juntas, família e escola, podem ser grandes responsáveis pela aprendizagem tardia ou não dessa criança.

O Artigo 227 da Constituição Federal diz:

"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."

A aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, educacionais, neurológicos e familiares. Logo, aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais, escolar e o meio ambiente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com