TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA DA EDUCAÇAÕ

Por:   •  15/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ATPS

1º PARTE

FILOSOFIA

PROFESSORA: NILDA

NOMES: GISLAINE DA SILVA BRITO

TARILAWNE DA SILVA BRITO

KEILIANI DE GOES DOS SANTOS

JAQUELINE S. BARATELI

ANDREIA LEITE DE SOUZA

FERNANDA DA SILVA FALCÃO

HELLEN ALESSANDRA DA SILVA

1-A IMPORTANCIA DA FILOSOFIA E SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR.

Sendo a filosofia a busca pelo saber, podemos dizer que sua importância é essencial na medida em que estimula e promove a reflexão e o debate sobre o significado, o sentido e quais os rumos que a educação deve seguir.

Foi à sociologia, por ser uma ciência que estuda a sociedade e as múltiplas formas de organização e evolução dessa sociedade, permite compreender que a educação precisa andar de mãos dadas com as transformações sociais, de modo que seja possível promover um processo educacional mais produtivo e humano.

Assim, devemos reconhecer que sem a incorporação dessas áreas do conhecimento ás bases da educação, nenhum sistema educacional poderá ser tratado como satisfatório.

2-O DESAFIO DA EDUCAÇÃO PARA O SEC. ATUAL.

Sabe – se que a educação no Brasil enfrenta grandes dificuldades. Pode – se apresentar como exemplo a questão do uso exagerado dos aparelhos celulares em sala de aula, e também, a falta de conhecimentos por parte dos professores em relação aos recursos tecnológicos utilizados em sala, tais como: uso de equipamentos eletrônicos.

Outro fator que gera certo desconforto é a falta de respeito dos alunos para com professores, tornando – se difícil à comunicação entre eles. O uso inadequado desses aparelhos eletrônicos em sala de aula é causado tanto pela falta de conhecimento como também a falta de interesse daqueles educadores que não querem inovar suas didáticas. Sendo assim, é preciso conscientizar os professores para que deixe de lado o modo arcaico de educar, pois assim os alunos terão melhor entendimento das matérias e melhores resultados futuros.

Ensinar é estar e construir o conhecimento junto ao aluno, o diálogo é muito importante dentro da mediação é saber buscar saídas e soluções diante da aprendizagem. Como dizia Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

3- QUAL O PAPEL DA PISICOLOGIA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR.

A Psicologia, na formação de Professores, parte dos fins da "educação” e, apostando na "promoção do ser para ser todo o ser que potencialmente pode vir a ser", vai mais além: baseando-se nos seus conhecimentos atuais, assumem a modificação, e envereda por uma intervenção efetiva no desenvolvimento do ser humano. O processo educativo em termos de ativação do desenvolvimento psicológico do educador e do aluno.

A psicologia encontra-se como uma das disciplinas que precisa auxiliar o educador a desenvolver conhecimentos e habilidades, tais como competências, atitudes e valores que possibilitem a ele ir construindo seus saberes.

Dessa forma, poderá contribuir para que o educador desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para, a partir dela, constituir e transformar os seus saberes docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como educador.

O conhecimento psicológico contribui para melhorar a compreensão e a explicação dos fenômenos educativos, porém o seu estudo deve facilitar do mesmo modo a ampliação e o aprofundamento do conhecimento psicológico.

4-QUAL O PAPEL DA ANTROPOLOGIA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR.

O individuo é definido pela internalizarão de normas e de disposições comuns de uma sociedade a de uma classe social. Saber quais são essas normas requer um olhar antropológico a educação e sobre o educador.

A maneira como ocorre a individualização no processo de socialização é um dos problemas antropológico básicos na educação. Desse modo, tanto a antropologia, como a ciência classificam, quanto antropologia como reflexão filosófica, tem de contribuir com as ciências da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (138.4 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com