TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMANDO FUTUROS LEITORES - OS TRÊS PORQUINHOS

Por:   •  10/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.171 Palavras (13 Páginas)  •  7 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FORMANDO FUTUROS LEITORES - OS TRÊS PORQUINHOS

Danúbia Cipriano

Professora: Lediane Coutinho

Centro Universitário da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (Ped 1324) – Estágio Educação Infantil

30\11\2017

RESUMO

Esse projeto com o tema formando futuros leitores e trabalhando com a história dos três porquinhos, com muitas pesquisas no meio acadêmico, os contos de fadas revelaram-se grandes acervos de conhecimento, muitas pesquisas apontaram para suas utilidades pedagógicas, didática, moral e psicológica, Muito além de apenas entretenimento, os contos infantis apresentam um discurso simbólico, que representa a voz popular, sendo assim os objetivos desse projeto são trabalhar a linguagem oral e escrita, os conceitos matemáticos natureza e sociedade, além da história ter um enredo muito divertido, leva a criança a viajar num mundo de fantasias e faz de conta, e despertar a criança o gosto e o hábito e o prazer pela leitura, podendo aproximar diversas manifestações culturais, a literatura infantil é o ponto de partida para o conhecimento da criança e ai se desvenda muitos mundos, a proposta de atividades desse projeto é trabalhar o lúdico o comportamento, a sensibilidade à coragem obediência afeto curiosidade, carinho, os valores a coordenação motora o gosto pelo teatro e fantoches desenvolver a concentração atenção aprender a ouvir, a ter boa conduta, o bem, amizade, a proposta desse projeto é para que as crianças aprendam a manusear e cuidar dos livros e para que eles contem a história através das figuras dos desenhos que estão visualizando no livro.

Palavras-chaves: Lúdico. Leitura. Contos de fadas. Literatura. Conhecimento.

 

  1. INTRODUÇÃO

           Este projeto tem como foco a leitura infantil, do livro Os três Porquinhos para ser realizado na Educação Infantil com alunos de 2 a 3 anos acredito que as crianças terão novas oportunidades e um brilho de magia e aventura.

Fruto de inúmeras pesquisas no meio acadêmico, os contos de fadas revelaram-se grandes acervos de conhecimento que foram passados de geração a geração. Muitas pesquisas apontaram para suas utilidades pedagógicas, didática, moral e psicológica. No entanto, o aspecto social dessas obras tem sido pouco analisado se comparado às outras áreas de conhecimento, o que motivou a pesquisa nesse sentido.  

Muito além de apenas entretenimento, os contos infantis apresentam um discurso simbólico, que representa a voz popular. Por isso é tão comum observarmos uma intenção moralizante incorporada à obra, seja no enredo ou mais comumente no fim, sintetizada na moral da história.  

 Escolhi esse livro infantil do tema chamado os “Os Três Porquinhos”. Por que pode se trabalhar varias áreas do conhecimento como: Linguagem oral e escrita, conceitos matemáticos, natureza e sociedade e outros. Além de a história ter um enredo muito divertido, leva a criança a viajar num mundo de fantasias e faz de conta. Além de despertar a criança o gosto, o hábito e o prazer pela leitura, podem aproximar a diversas manifestações culturais.      

Mostrar que através da leitura pode-se viajar e conhecer diferentes lugares, além de desenvolver a atenção, concentração, agilidade, estimula a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação, instiga o gosto pela leitura. A literatura infantil é o ponto de partida para o conhecimento da criança e ai que se desvenda muitos mundos.  

Desta forma a Literatura infantil exerce um papel na formação da moral na criança, pois se sabe que ela passa muitos ensinamentos e seu uso deve ser estimulado, desde que de forma lúdica. Recomenda a reflexão das histórias narradas na hora do conto e uma parceria entre os mediadores da Literatura infantil.

  Um termo usado frequentemente no texto é a versão popularizada e o motivo pelo qual este termo é usado diz respeito à importância da versão de Walt Disney ter sido adotada como a mais contada e recontada, não é um termo usado ao acaso, mas um termo que reflete sua recepção pela sociedade e se diferencia, portanto da versão de 1843 que tinha características e conceitos sociológicos fundamentalmente diferentes.

Vale lembrar que este fato é comum em muitas histórias infantis visto que suas versões originais são em geral consideradas muito violentas para as crianças então a maioria passou por uma renovação com novas mensagens. A história dos três porquinhos apresenta o início da vida adulta de três porquinhos, eles deixam a casa de sua mãe (em algumas versões avó) e devem então construir a sua independência.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (665 Kb)   docx (465.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com