TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENDOS DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Por:   •  18/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAMENDOS DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Escola Progressista

A Pedagogia Progressista surgiu na França em 1968 na visão do filosofo Snyders. No Brasil com a evolução cultural nas tendências progressistas, a escola passa a ser vista não mais como retentora, mais como reprodutora a usar o termo. Pedagogia Progressista partindo de uma análise crítica da realidade social, sustentando imparcialmente as realidades sociais e políticas da educação.

Principais teóricos os franceses George Snyders e Bernard Charlot, o ucraniano Makarenko, o italiano Gramsci, o polonês Bogdon Suchodoslski e os brasileiros Paulo Freire e Demerval Saviani  

O modelo progressista defende-se a ideia valorizando as tentativas centrada no aluno, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social essenciais em grupos, assembleias e reuniões.

O papel da escola é desenvolver mecanismos de mudanças institucionais no aluno, com base na participação grupal, onde ocorre à pratica de toda aprendizagem.

Resistência contra a burocracia como instrumento de ação dominadora e controladora do estado.

Professores e alunos refletem sobre a realidade em que vivem, buscando uma transformação social.

Proporciona ao aluno ferramentas, conhecimentos a um estado controlador de ação dominadora.

 O professor e o aluno são livres, um em relação ao outro desenvolvem uma relação baseada na auto-gestão e no antiautoritaríssimo.

O processo de formação do aluno, um futuro cidadão participante ativo de sua sociedade, responsável direto pelo progresso da coletividade, para o que deverá estar preparado suficientemente, seja em termos de domínio do saber socialmente significativo, seja em relação a capacidade de assumir responsavelmente o seu papel histórico e social.

O professor é orientador, um catalizador que realiza as reflexões em comum com os alunos, onde cabe a ele ajudar o grupo a desenvolver, auxiliando no seu desenvolvimento, possibilitando a superação dos obstáculos no aprender que estão enraizadas no indivíduo e fazendo com que o aluno descubra a utilizar os diferentes métodos de pesquisa, ação observação e feedback.

Não prevê nenhum tipo de avaliação dos conteúdos que ocorre nas situações vividas e experimentadas, por tanto compartilhadas para serem utilizadas em novas situações.

Por fim à ambiguidade e mostrar que não é preciso simplesmente adaptar a educação à sociedade, mas repensar ao mesmo tempo a educação e a sociedade.

Educação Progressista e os valores

Valorização de conteúdos e modelos educativos atualizados, diretamente relacionado ao mundo do aluno, participação ativa do educando, com o desenvolvimento de modo organizado e adequado

Valorização do homem, não pela natureza humana, mas da condição humana concreta, atual, revista a todo momento, com referência a um projeto político de sociedade, valorização do aluno, da disciplina como conjunto de resultados educativos.

Conclusão

O   método de ensino é realizado a partir da autonomia e da liberdade dos estudantes, da vivência do grupo.  Como não há apologia ao poder ou a relações de subordinação, a relação professor -  aluno é de liberdade de um em relação ao outro e vice-versa.  

O   docente é orientador, catalisador, conselheiro, instrutor-monitor e está a serviço, à disposição do grupo.  A aprendizagem é informal, acontece no grupo. O saber é relevante, principalmente pelo seu uso prático.

Nega- se toda repressão institucional para que as pessoas possam se desenvolver de forma livre. Alunos e professor detentores de experiências próprias, que são aproveitadas no processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com