TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  26/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARENTIANO-CEUCLAR

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

ALINE MILLENNIA OLIVEIRA RESENDE, RA: 8040010

PEDAGOGIA

DESTERRO DE ENTRE RIOS

2019

ALINE MILLENNIA OLIVEIRA RESENDE

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Trabalho- Projeto Integrador submetido ao Clarentiano-Centro Universitário como parte dos requisitos necessários para cumprimento da disciplina de Fundamentos da Educação Inclusiva do curso de pedagogia sob a orientação das professoras Ana Maria Tassinari e Eliane Piza.

DESTERRO DE ENTRE RIOS

2019

Negligência

Foi conhecida também como a fase da exclusão total, onde as pessoas com deficiência eram totalmente excluídas do contato e da participação social.

Na fase da negligencia as pessoas com necessidades educacionais especiais eram ignoradas, rejeitadas, perseguidas, exploradas e até mortas por não corresponderem aos padrões de beleza tão valorizados pelas sociedades greco-romanas

Na idade média a sociedade concebia a pessoa com deficiência como algo sobrenatural, as pessoas que nasciam com qualquer deficiência eram vistas como possuídas por demônios (epilépticos e psicóticos), em contrapartida haviam pessoas como cegos que eram vistos como vigentes ou profetas, curiosamente neste período, se passou a reconhecer a existência da alma do deficiente, era estabelecida ora a dadiva da caridade, ora o açoite.

Institucionalização

Nesta fase, o conceito religioso de caridade, numa perspectiva assistencialista, entendeu que as pessoas deficientes deveriam ser atendidas sistemática e organizadamente. Esse é o período da institucionalização dos indivíduos. Nesse período surgiram as santas Casas de Misericórdia.

 Com os avanços da medicina as deficiências eram vistas como doenças possivelmente contagiosas e por isso as pessoas deficientes e diferentes dos padrões de comportamento passavam a ser institucionalizadas; deveriam ser excluídas do contato da sociedade em hospícios.

Somente a partir do século 19 iniciam-se estudos referentes às deficiências favorecendo a integração e desenvolvimento dessas pessoas. A grande mudança ocorrida nesse período, provocada pelo Renascimento, foi a substituição da explicação metafísica para um explicação científica. Isso quer dizer que, pessoas com deficiência deixaram de ser endemoninhadas ou amaldiçoadas para serem apenas doentes. Mudou a percepção das causas, mas o indivíduo com necessidades especiais continuou tolhido dos seus direitos de cidadão.

Criação de serviços educacionais

Ocorreu no século 20, com os primeiros projetos oficiais e específicos no auxílio a pessoas com necessidades educacionais especiais.

Ficou conhecido também como fase da integração, nessa fase, foram fundadas escolas particulares institutos e instituições que existem até hoje, oferecendo suporte educacional especializado a pessoas com necessidades especiais.

A instituição mais conhecida é a APAE (associação de pais e amigos do excepcional), tendo nos dias de hoje mais de 1000 associações espalhadas em todo país, embora a APAE não siga o modelo idealizado em nossos dias atuais, ela representa uma enorme conquista na inclusão das pessoas com necessidades especiais no ensino regular.

Atualidade

Estamos caminhando progressivamente em busca da inclusão, os serviços relacionados a educação especial vão se desenvolvendo e garantindo o acesso, a permanência e o sucesso das pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino regular.

Alguns documentos tem grande importância para a educação especial, pois influenciaram mudanças definitivas nas política educacional brasileira, oferecendo novas perspectivas aos alunos com necessidades especiais e para a educação inclusiva:

  • Constituição Federal de 1988;
  • ECA \u2013 Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n°8069/90;
  •  Declaração Mundial sobre a Educação para Todos;
  •  Declaração de Salamanca, elaborada a partir da conferência mundial sobre necessidades educacionais especiais

O destino da educação inclusiva em nosso país dependerá de um esforço geral, que exigirá uma revisão na conduta de pesquisadores, políticos, prestadores de serviços, familiares e indivíduos com necessidades educacionais especiais, a fim de trabalhar uma meta comum: a de garantir uma educação de melhor qualidade para todos. (MENDES, 2004, p.228)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com