TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  20/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

São José dos Campos, SP

2018

Portifólio ciclo 2

Aluno: Vanessa Pereira Siqueira

RA: 8032180

Curso: Pedagogia

Disciplina: Fundamentos da Educação infantil

Tutor: Renata Andréa Fernandes Fantacini

Descrição da atividade

Após o estudo da Unidade 2, que aborda o documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (BRASIL, 2010), baixe este documento, no site disponível em: <>, aprofunde os seus estudos sobre essas DCNEI (BRASIL, 2010) e faça uma síntese das ideias principais apresentadas nos 15 pontos estudados, enumerando-os.

Ao Longo dos anos a educação deixou de ter um caráter assistencialista, e passou a ser objetivado para o desenvolvimento da infância, tendo uma função socio política e pedagógica. O espaço escolar é uma complementação  da ação da família e da sociedade.

De acordo com a Lei, a educação infantil deve ser oferecida em creches para as crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas para as crianças de 4 e 5 anos. Porém ela não é obrigatória. Dessa forma, a implantação de Centros de Educação Infantil é facultativa, e de responsabilidade dos municípios.

A educação infantil não tem um curriculo formal. Desde 1998 segue o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, um documento equivalente aos Parâmetros Curriculares Nacionais que embasa os demais segmentos da educação Básica

A organização escolar deve garantir o desenvolvimento integral da criança, colocando-a em uma posição de sujeito com necessidades próprias. Ou seja, o ambiente escolar deve ter uma proposta interacionista, na qual a criança é levada a socieabilidade pela interação com colegas e educadores, a cidadania através do conhecimento das regras e a demogracia.

Sendo assim a criança aprende logo cedo a respeitar as outras pessoas, e que existem regras a serem obedecidas. A educação básica tem por finalidade a preparação do sujeito para o exercício da cidadania, dando ênfase a estimulação do seu desenvolvimento.

InFoescola; Educação Infantil. Disponível em: Acesso em 11/04/2018

Youtube; DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS EDUCAO INFANTIL PARTE I. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gOCIDaYfPQk> Acesso em:11/04/2018

Documento; Diretrizes curriculares nacionais para a ducação infantil. Disponível em: Acesso em: 11/04/2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com