TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil (3° semestre)

Por:   •  6/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil (3° semestre)

Leia atentamente as informações:

  • Você deverá enviar no portfólio 01, TODAS as atividades referentes às aulas, 01, 02, 03 e 04.
  •  Não serão aceitas atividades atrasadas e retiradas da internet, assim como cópia fiel do material, ou seja, você deverá escrever com suas próprias palavras.
  • Cada atividade deverá conter no mínimo 8 e no máximo 15 linhas.( 0 número mínimo e máximo é para cada atividade e não para a aula ), na atividade da aula 02, você pode utilizar o limite de linhas para cada teórico.
  • Cada atividade vale até 1,25 por aula, totalizando 5,0 (Cinco) pontos cada portifólio.
  • As atividades que não estiverem corretas, em branco ou iguais a de algum colega, não serão aceitas o reenvio, por isso, estejam atentos.
  •  AS ATIVIDADES DEVERÃO SER ENTREGUES NO PORTIFÓLIO ATÉ O DIA 27/04 PARA QUE SEJA POSSÍVEL A CORREÇÃO ANTES DA PROVA.
  • Nome: Marisa Maier da Silva Adone             RGM: 053.14798

Aula 01

  1. Disserte sobre a construção da concepção de Infância.

A infância é alvo de discussão há muitas décadas, Kramer mostra que o Brasil vem demonstrando um grande esforço para que se perceba a criança como um ser ativo. Muitos estudiosos fizeram suas afirmativas quanto à infância, Rousseau trata a infância como algo inocente, que os erros e falhas das crianças são pela sua falta de percepção do certo e errado. Já Nabokov diz que a criança não tem nada de inocente, simplesmente eram tratados como adultos, facilmente substituídos, não tinham valor ou atenção diferenciada.  

Ghiraldelli, já demonstra que há um olhar diferente, um pouco mais cuidadoso para com a criança, reconhecendo como um ser ativo, que tem suas vontades, pensa e age por conta própria, demorou muito para a infância ser reconhecida como uma fase importante e crucial da vida da criança.

Aula 02

  1. Destaque as principais ideias dos pensadores abaixo e busque exemplos de suas contribuições na prática escolar atual:
  • Froebel (1782–1852)
  1. Ideias pedagógicas:

A sua essência era a de atividade e liberdade. Foi o pioneiro da criação do jardim de infância, onde as crianças eram consideradas como plantas, cuidadas desde pequenina para que cresça bem, pressupondo que os primeiros anos são básicos para a formação humana. Defendia a educação sem imposições às crianças porque, segundo sua teoria, elas passam por diferentes estágios de capacidade de aprendizado, com características específicas.

  1. Contribuições na prática pedagógica atual:

Deixou uma contribuição importante para a pedagogia atual. Foi o primeiro educador a focar no brinquedo, na atividade lúdica e a apreender o significado da família nas relações humanas. Mostrou o meio de conhecer as crianças, de chamar para o seu próprio corpo e o envolvimento com a natureza. Uma de suas melhores ideias foi a de que o ser humano e essencialmente dinâmico e produtivo, e não meramente receptivo, ele acredita que a infância é uma fase primordial que a criança está construindo sua personalidade, tudo que ele aprende e um alicerce para sua vida adulta.

  • Montessori (1870-1952)
  1. Ideias pedagógicas:

Montessori tinha sua base teórica na individualidade, liberdade e atividade do aluno. Seu pensamento é que toda criança tem a capacidade de aprender sozinha desde que ela tenha devido estímulos e que possa ser motivada para a aprendizagem, e sua educação vai além do acumulo de informações. O foco deve ser mais na pratica do que na teoria, cada criança carrega seu potencial e a cada atividade vai demonstrando sua capacidade.

  1. Contribuições na prática pedagógica atual:

A contribuição de Montessori para a pedagogia foi baseada nas etapas de desenvolvimento, um exemplo foi a criação do material dourado, o qual desperta a concentração do aluno, utilizando regras e sistema de numeração, deixou uma grande variedade de materiais pedagógicos  que são usados até hoje ajudando o conhecimento das formas básicas e induzindo a criança a raciocinar.

  • Célestin Freinet (1896– 1966)
  1. Ideias pedagógicas:

Freinet ficou conhecido como o professor que se opunha ao ensino tradicional, era um professor humanista, acreditava na educação ativa em torno do aluno, para ele era necessário transformar a escola de dentro, basicamente seu objetivo era escola popular.  Suas técnicas eram inovadoras, buscava formas da criança expandir seus conhecimentos naturalmente, para ele o erro é uma forma de desmotivação da criança.

  1. Contribuições na prática pedagógica atual:

Suas contribuições são muito usadas pelos profissionais até hoje, as aulas passeios, texto livre, imprensa escolar, plano de trabalho, fichários de consulta, auto avaliação, entre outras, trabalhou arduamente a fim de desenvolver técnicas em que a criança aprendesse livremente.

  • Jean Piaget (1896– 1980)
  1. Ideias pedagógicas:

Piaget nunca atuou como pedagogo, dedicou se ao processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano em especifico as crianças, criou a epistemologia genética, ou seja, a teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento da criança. Seus principais conceitos, como as fases de desenvolvimento assim com os conceitos de assimilação, acomodação e equilíbrio, sua teoria e formulada a partir de duas visões diferentes, que seria a teoria do objetivo e a teoria do subjetivismo.  

  1. Contribuições na prática pedagógica atual:

Algumas contribuições de Piaget foi que o educador não deve se um mero transmissor de conhecimento, mas aquele que deve estar preparando para proporcionar o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, mental, intelectual etc. estudou o raciocínio lógico matemático que é fundamental nas escolas, mas porem não pode ser aplicado dependendo do conhecimento da criança, ele é reconhecido por distinguir o desenvolvimento humano em etapas e por mostrar que as crianças pensam diferente dos adultos construindo o seu próprio pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com