TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil

Por:   •  26/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

LUCIANE

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil

Questão A resposta:

O educador tem que ter uma atividade construtiva, indo alem das barreiras limitadas da memorização do ensino, trazendo dinamismo para as aulas, e, auxiliando os alunos a introduzir o aprendizado em seu dia a dia. A formação continuada tem que ser presente na vida do professor, é necessária, em equilíbrio a inovação e a tradição. O professor como agente de mudanças, tem que existir uma estrutura escolar ampla. Um bom exemplo para atividades dinâmicas na educação infantil é a apresentação de atividades diversificadas, como música, artes, geografia (elementos, contos, comidas típica), aritmética, linguagem oral e estudo de ética e moral cívica. Um professor tem que estar preparado para inserir esse plano de aula no dia a dia da criança, se quisermos melhorar a qualidade da educação das crianças devemos melhorar e aperfeiçoar nossos professores. Entendemos que a formação continuada é uma atividade de permanente estudo e reflexão, deve desenvolver praticas pedagógicas mais eficientes e manter-se atualizado.

Estudo de Caso: Atividade Prática:

Quantas crianças na turma em que o professor atua?

25 alunos

Quais as atividades que o professor realiza diariamente com sua turma, ou seja, quais atividades fazem parte da rotina de uma turma de crianças menores de 5 anos?

Na sala de aula usa-se muito balões, brinquedos pelo chão, muitas imagens de desenhos na sala, a professora usa também a linguagem oral, músicas e historias, ensina a escovar os dentes, pentear os cabelos e guardar os brinquedos.

Como eles utilizam os espaços internos e externos da instituição?

As paredes internas é decorada com desenhos, letras, números e imagens diversas, a decoração é feita pela professora, as crianças merendam no cantina da escola, na área externa existe um parquinho, com escorregador e balanço, espaço gramado, onde são realizada brincadeiras com as crianças.

Quais os horários utilizados para alimentação, descanso e higiene das crianças?

8:45 merenda; 9:00 higiene, 10:15 lanche e 10:45 descanso.

Registre a rotina da turma do professor entrevistado, considerando o período das 8h ás 17h, não esqueça de distribuir ao longo desse período os momentos de atividades dirigidas, brincadeiras, alimentação, higiene e descanso?

7:15 começa a aula.

7:45 rodinha com historias

8:45 merenda

9:00 higiene

9:15 estimulação e atividades pedagógicas

10:15 lanche

10:45 descanso

11:30 termino das aulas

A creche trabalha somente em um período de seis horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com