TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  2.315 Visualizações

Página 1 de 6

Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil (3° semestre)

Aula 01

  1. Dissere sobre a construção da concepção de Infância.

 A concepção da Infância que temos hoje não é a mesma de séculos atrás, e a que temos não está finalizada, ela ainda continua em processo de construção, pois ela é construída ou modificada de acordo com as organizações da sociedade.

Se por séculos a criança era vista como um ser sem importância, quase invisível, que não eram respeitadas, ou que eram tratadas como “adulto em miniatura”, hoje ela é considerada em todas as suas especificidades. Hoje a criança é vista como sujeito de direitos e seres pensantes dentro da sociedade, onde devemos cuidar, zelar e  respeitar.

Aula 02

  1. Destaque as principais idéias dos pensadores abaixo e busque exemplos de suas contribuições na prática escolar atual:
  • Froebel (1782–1852)
  1. Idéias pedagógicas:
  2. Contribuições na prática pedagógica atual:

R: Froebel foi o criador do jardim de infância e, um dos primeiros educadores a cogitar a importância do inicio da infância como uma fase decisiva na formação das pessoas, pois ele defendia o desenvolvimento genético, onde acreditava na continuidade do desenvolvimento em cada fase do crescimento, destacando a infância como a primeira fase desse desenvolvimento. Ele foi um dos pioneiros também em destacar a importância dos brinquedos e das atividades lúdicas para o aprendizado e desenvolvimento das crianças. Ele acreditava na educação espontânea, onde as crianças aprendem brincando e através das percepções ao seu redor. Foebel foi um grande influenciador para as praticas educacionais na contemporaneidade como no uso dos brinquedos, atividades lúdicas e construtivas, e a leitura de historias e contos na educação infantil, assim tornando o  desenvolvimento  da criança mais enriquecida e prazerosa.

  • Montessori (1870-1952)
  1. Idéias pedagógicas:
  2. Contribuições na prática pedagógica atual:

R: Montessori acreditava que objetivo da escola é a formação integral do jovem, uma “educação para a vida”. A individualidade, atividade e liberdade do aluno são as bases de sua teoria, com ênfase para o conceito de indivíduo como sujeito e objeto do ensino. No método de Montessori os alunos conduziriam o próprio aprendizado e, ao professor, caberia acompanhar o processo e detectar o modo particular de cada um manifestar seu potencial. As principais contribuições de Motessori para pratica pedagógica da educação infantil atual é a valorização da educação pelos sentidos e pelo movimento, visando estimular a concentração e as percepções sensório-motoras.

  • Célestin Freinet  (1896– 1966)
  1. Idéias pedagógicas:
  2. Contribuições na prática pedagógica atual:

R: O centro da Pedagogia Freinet está os princípios da cooperação, solidariedade e autonomia. Freinet defendia a livre expressão como um principio pedagógico, além da educação pelo trabalho e o tateamento experimental. Ele criou varias técnicas pedagógicas, como: a aula passeio, pois acreditava que o interesse da criança não estava na escola e sim no que acontecia fora dela; auto avaliação, correspondência interescolar, fichário de consulta, livro da vida e plano de trabalho. Algumas das técnicas da pedagogia Freinet são incorporadas pela educação infantil hoje. O desenho livre, as aulas passeio, as rodas de conversas (oportunidade de opinar, sugerir, participar efetivamente da construção do conhecimento, etc.) entre outras.

  • Jean Piaget (1896– 1980)
  1. Idéias pedagógicas:
  2. Contribuições na prática pedagógica atual:

R: Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética - isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. Piaget defendia a ideia que não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Ele acredita também que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com o estágio de desenvolvimento em que esta se encontra. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma. Piaget trouxe muitas contribuições para a pratica pedagógica de hoje como a importância do brincar para o desenvolvimento da criança.

  • Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934)
  1. Ideias pedagógicas:
  2. Contribuições na prática pedagógica atual:

R: Para Vygotsky as funções psicológicas de uma pessoa são desenvolvidas ao longo do tempo e mediadas pelo social, através de símbolos criados pela cultura. Em seu entender a criança já nasce num mundo social e, desde o nascimento, vai formando uma visão desse mundo através da interação com adultos ou crianças mais experientes. A construção do real é, então, mediada pelo interpessoal antes de ser internalizada pela criança. Desta forma, procede-se do social para o individual, ao longo do desenvolvimento. Vygotsky trouxe muitas contribuições para a pratica pedagógica atua como a visão do professor como mediador, isso consiste em dizer que o educador nada mais é do que um intermediário entre o conhecimento e o aluno, ele é uma ferramenta que deverá auxiliar o aluno a entender e apreender o conhecimento, promovendo situações que incentivem isso.

Aula 03

 Leia o texto e aponte os principais avanços em relação a educação infantil no Brasil.

Com a Proclamação da Republica, nosso pais começava a passar por um grande processo de modernização e industrialização e, as mulheres passaram a fazer parte do mercado de trabalho e as crianças não tinha para onde ir. Foi nesse contexto que surgiram as primeiras creches e pré-escolas, que tinham um caráter assistencialista, visando somente o guardar e o cuidar da criança na falta da família.

A partir de 1970, a entrada de mulheres no mercado de trabalho aumentou consideravelmente, com isso houve um aumento da demanda por pré-escolas, e a educação infantil passou por um processo de municipalização. E o caráter da educação que antes era assistencialista, passou a ter uma função educativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com