TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil

Curso: Pedagogia 3° Semestre

Prof.: Marlene Paula Piovezani

Aluna: Carolina Rodrigues Soares      RGM: 05315477

Aula 01

  1. Disserte sobre a construção da concepção de Infância.

Resposta:

        As crianças eram vistas como adultos, que desempenhavam tarefas, se vestiam e comportavam iguais, a eles, ou seja, participavam do mundo adulto.

        A concepção da criança vem mudando ao longo dos tempos, revelando as diferentes maneiras de considerar a criança dependendo da cultura, etnia e da classe social a qual pertence, mostrando assim, a diversidade cultural e social que compõe a sociedade brasileira.

        Contudo, a modernidade vem mudando esse ponto de vista, e hoje podemos dizer que a criança é vista como um sujeito de direitos, assim a concepção da criança como um ser particular com características bem diferentes das dos adultos.

Aula 02

  1. Destaque as principais idéias dos pensadores abaixo e busque exemplos de suas contribuições na prática escolar atual:
  • Froebel (1782–1852)
  • Ideias pedagógicas: Prezava a justiça, a verdade, liberdade, responsabilidade e iniciativa, acreditando  que a educação na infância se dava através de três tipos de operação como: a ação o jogo e o trabalho. Ele deixava bem claro a importância da utilização de brinquedos e jogos na educação infantil.
  1. Contribuições na prática pedagógica atual: Seus estudos direcionados a criança e a aplicação de práticas a cerca do jardim da infância, graças aos seus estudos hoje temos creche com maior ênfase a aprendizagem.
  • Montessori (1870-1952)
  1. Idéias pedagógicas: Afirma que as crianças traziam dentro de si um grande potencial criador que permitia que a própria criança conduzisse seu aprendizado em seu tempo, e que esse método não contrariava a natureza humana, se tornando um meio mais eficiente dos tradicionais. Ele propôs desenvolver a totalidade da personalidade da criança e não apenas a capacidade intelectual.
  2. Contribuições na prática pedagógica atual: Foi a concepção da educação dos sentidos, além da utilização do material dourado que desperta no aluno a concentração e o interesse de desenvolver a imaginação e a inteligência, respondendo assim com entusiasmo e rapidez as suas tarefas.

  • Célestin Freinet  (1896– 1966)
  1. Idéias pedagógicas: Tinha objetivo de desenvolver uma escola onde não dependessem de muitos recursos, valorizava o conhecimento prático, criava o material didático pronto, como um conhecimento artificial que não tinha nada haver com a realidade das crianças, fazendo com que elas não tivessem interesse. Valorizava as crianças em todos os sentidos, tornando-os parte da comunidade e não de um indivíduo só.
  2. Contribuições na prática pedagógica atual: Desenvolveu técnicas muito usadas nos dias de hoje, como: cantinho pedagógico, aula passeio, livro da vida, as rodas de conversas, que dá ao aluno a oportunidade de opinar e praticar participar de modo construtivo da aula.
  • Jean Piaget (1896– 1980)
  1. Idéias pedagógicas: Criar na educação pessoas capazes de desenvolver coisas novas tinha a ideia de que o aprendizado partia do aluno, pois educar para Piaget era como instigar a atividade, ou seja, estimular a procura por conhecimentos.
  2. Contribuições na prática pedagógica atual: Foi o estado de raciocínio lógico matemático que é fundamental nas escolas.
  • Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934)
  1. Ideias pedagógicas: Acreditava que para que o bom desenvolvimento da criança fosse necessário à participação do adulto, para ele a formação decorre a partir de uma relação dialética entre o sujeito e meio.
  2. Contribuições na prática pedagógica atual: Prezava o trabalho do professor como mediador do desenvolvimento da criança.

Aula 03

 Leia o texto e aponte os principais avanços em relação a educação infantil no Brasil.

Resposta:

        A Educação Infantil no Brasil passou por grandes avanços no decorrer dos tempos. Um desses avanços foi a obrigatoriedade da pré- escola, onde a criança de 0 a 6 anos de idade te acesso hoje, outro avanço foi o esclarecimento sobre o verdadeiro papel da educação infantil e suas práticas, familiarizando as crianças, os educadores e os pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com