TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  15/4/2015  •  Resenha  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 6

4° SEMESTRE

                Adriana Cristina dos Santos                   1299781139    

                 Fabiana  Cristina de Melo Santana            1299540412

5° SEMESTRE

                 Célia Monteiro Moradei dos Santos         3715670573

                 Francineide Leite de Oliveira               3729703772

                 Jacira Etelvina Pedrete                     4440883223

                 Paloma Aparecida de Medeiros             3711647082

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Prof.: Maria Antônia

Março / 2014

Osasco

DEFINIÇÃO DE CRIANÇA, ED. INFANTIL E ENS. FUNDAMENTAL

   Há algum tempo não se tinha a concepção e o respeito a criança como atualmente a compreendemos, ou seja, como um ser impar, com uma particularidade distinta do adulto.  No período entre a idade Média e o Século XX a descrição da criança se alterou no decorrer do tempo conforme parâmetros ideológicos. Pela sondagem de diários e esculturas elaborados na Europa, a expressão: “sentimento de infância” foi útil para diferenciar uma consciência de particularidade infantil, historicamente, como a criança foi pensada em termos de cultura, a partir do século XVII, as pessoas tiveram preocupações mais serias visando melhor a inocência infantil, com isso automaticamente, a educação se tornou prioridade.

   Estrutura básica na educação, é propor uma integração entre produção acadêmica e trabalho em escolas, os professores exercem papel fundamental e insubstituível, no processo de modificações sociais em meio à sociedade. As escolas precisam passar por profundas alterações em suas práticas e culturas para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, esse processo de valorização envolve formação inicial e continuada, indenitária e profissional. A transformação da prática do professor decorre de ampliação de sua consciência crítica sobre essa mesma prática.

   No pensamento de Kulisz, (2004) a participação e troca de informações entre adultos, resulta na interação de culturas e costumes de diversas famílias e instituições, pois é de extrema importância conhecer e entender os diferentes tipos de contextos sociais que as crianças convivem. É papel da escola e da família educar e cuidar, cada uma com suas respectivas características e obrigações, pois ambos auxiliam no desenvolvimento humano da criança, e ampliando seus conhecimentos e habilidades concluindo na construção na sua autonomia e independência.

   Apesar de em tese, a Educação ser estabelecida como Direito para todos, há muitos anos, essa mesma educação não se estende como deveria ser, considerando-se que há inúmeras deficiências educacionais, que não se origina apenas no déficit de estatística, mas inclui também na competência funcional do desenvolvimento da inteligência, por isso é muito importante que seja trabalhado conteúdos adequados para cada criança em suas diversas limitações, com a pretensão de distinguir maneiras de interação em sala de aula, assim como possibilidades para desafios futuros.

   Com o funcionamento da inclusão, todas as crianças com deficiência passam a ser atendidas em escolas convencionais, mostrando que podem e devem ser tratadas com igualdade, exercendo os mesmos direitos e os mesmos deveres.

   Segundo a Folha de São Paulo, opinião A3, a Lei 11 114 de 16 de maio de 2005 instituiu-se dos pais e responsáveis a obrigação de matricular seus filhos a partir de seis anos de idade no Ensino Fundamental, sendo a escolaridade obrigatória no Brasil, passando de 8 para 9 anos, o que já estava pré-estabelecida na Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -LDB). Fica portanto definido que  os Estados e Municípios brasileiros serão obrigados  a oferecer educação para todas as crianças a partir de seis anos de idade. Essa lei também esclarece que o prazo para essa adaptação de nova regra vá até 2010.

   Com a aprovação da Lei 11274/2006, aumentará o número de crianças no sistema educacional brasileiro, incluindo também aquelas que são pertencentes aos setores populares e menos favorecidos.

QUESTÕES

2.1 - Qual é a nomenclatura adequada para o primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos?

ETAPA DE ENSINO

FAIXA ETÁRIA PREVISTA

DURAÇÃO

Educação infantil

   Até 5 anos de idade

5 anos

creche

   Até 3 anos de idade

3 anos

pré-escola

   4e5 anos de idade

2 anos

Ensino Fundamental

   Até 14 anos de idade

9 anos

anos iniciais

  De 6 a 10 anos de idade

5 anos

anos finais

  De 11 a 14 anos de idade

4 anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com