TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Família x escola Conciliação Obrigatória

Por:   •  2/11/2015  •  Monografia  •  16.129 Palavras (65 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 65

                                            [pic 1]

Educação à distância

Curso: PEDAGOGIA

FAMÍLIA x ESCOLA: CONCILIAÇÃO OBRIGATÓRIA

Alessandra Sobral Silva RA:1324477

Anamir Cabral RA: 1314896

                                                                                          Marly Moreira RA: 1323134

Mayara Ferreira Nogueira: RA:1218485

Niusa Maria Roberta dos Santos RA:1200196

Rosana Benevides da Silva Rodrigues RA:1326813

Polo: Alfenas

2015

Alessandra Sobral

Anamir Cabral

Marly Moreira

Mayara Nogueira

Niusa Maria

Rosana Benevides

FAMÍLIA x ESCOLA: CONCILIAÇÃO OBRIGATÓRIA

Trabalho Monográfico – Curso de Graduação-

Licenciatura em Pedagogia, apresentado

à comissão julgadora da Unip Interativa

sob a orientação do Professor: Gleidis R. Guerra

Polo: Alfenas

2015

[pic 2]

Elaborada de forma automática pelo sistema da UNIP com as informações fornecidas pelo(a) autor(a).

Elaborada de forma automática pelo sistema da UNIP com as informações fornecidas pelo(a) autor(a).

Banca Examinadora:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Polo: Alfenas

2015

 

Dedicamos este trabalho aos nossos familiares:

Pais, esposos, filhos e cada um que pacientemente

 deu o apoio para que dedicássemos

a esta nobre carreira: O ensino.”

Agradecimentos

Agradecemos primeiramente a Deus, que permitiu que nossa mente absorvesse os conhecimentos necessários para que concluíssemos este trabalho, que não permitiu que nosso ânimo esmorecesse.

Agradecemos aos nossos filhos que mesmo involuntariamente abdicaram de nossos cuidados, conviveram com nossa ausência, suportaram nossas alterações de humor e nossa constante falta de tempo.

Agradecemos a tutoria da Unip pelo suporte nas inúmeras dúvidas que surgiram no decorrer do curso. Pela paciência em repetir incansáveis vezes os mesmos procedimentos para que enfim nossas cabeças gravassem.

Agradecemos a todos do Polo, aos professores que nos apoiaram e incentivaram nossa caminhada e a todos colegas que caminharam juntos nesta jornada e que colherão os louros da vitória.

Por melhor que seja uma escola, ela nunca vai suprir a carência de uma família ausente. Portanto, a família deve participar de verdade do processo educativo de seus filhos.

                                                                Gabriel Chalita

Resumo

        

        O Intuito desta monografia é articular na prática o que muito se propaga em teorias. É mostrar que por mais que os pais questionem sobre a educação de seus filhos, por mais que participem ativamente de cada etapa do aprendizado ainda estão muito distantes do que realmente é necessário. Na verdade, o percentual de pais que acreditam mesmo que subjetivamente que a educação é responsabilidade da escola ainda é gritante. Teoricamente cada um percebe a importância de um amplo acompanhamento escolar, entretanto são poucos os que realmente chamam para si a responsabilidade de educar.

        Objetivando conhecer a opinião dos pais referente a educação de seus filhos foi criado um questionário com perguntas objetivas e entregues aos pais dos alunos da Escola Municipal Professora Aceir Miguel Moreira e do Cemei Clélia Rodrigues da cidade de Serrania, Minas Gerais. Foi questionado a frequência dos pais na escola, como, quando e quanto ajudavam nas atividades e deveres de casa entre outros. O questionário foi complementado com um acompanhamento socioeconômico destas famílias para que através de uma análise mais aprofundada fosse possível compreender a influência do fator financeiro no acompanhamento escolar e por fim, de posse destes dados foi criado uma tabela comparativa, com dados qualitativos e quantitativos. Pela impossibilidade de contatar todas as famílias foi usado a metodologia do IBGE para a seleção destes pais, que foram escolhidos de forma aleatória para a obtenção de uma amostra probabilística para o estudo.

        Conclui-se que o fato de que um pai participe de reuniões quando solicitado não o transforma em participante e ativo. O elo entre os pais e a escola deve ser espontâneo, construtivo e acima de tudo irrevogável. Faz-se necessário que a família esteja inserida na escola como um todo, que a participação dos pais seja efetiva e constante em todos os segmentos, que os pais saibam não apenas o que a escola tem para oferecer para o filho, mas também com o que seu filho vai contribuir para o mundo.

Palavras-chave:Escola, Educação, Família, Interação.

.

Abstract

        The purpose of this paper is to articulate in practice which greatly spreads on theories. It is to show that while parents wonder about the education of their children, as much as participate actively in every stage of learning is still far from what is really needed. In fact the percentage of parents who even believe subjectively that education is school's responsibility is still striking. Theoretically each realizes the importance of a comprehensive school support, however there are few who actually call on the responsibility of educating.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (85.3 Kb)   pdf (500.5 Kb)   docx (649.6 Kb)  
Continuar por mais 64 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com