TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento as tres metodologias

Por:   •  1/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FACED

CURSO DE PEDAGOGIA

Aluna: Jessica Rodrigues da Silva Mendes

Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Educação

Curso: Pedagogia – 3º período                                       Turma: 03

Manaus

2018

TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

As três Metodologias: Acadêmica, da Ciência e da Pesquisa

A Metodologia da Ciência

Para Ruiz, conhecer e pensar colocam o universo ao nosso alcance e lhes dão sentido, finalidade e razão de ser. (pag. 80).

A partir do momento que se pesquisa, a vontade de saber mais se amplia e gradativamente será mais fácil pesquisar

O conhecimento resultante dos estados e dos processos interiores é denominado de introspectivo, sendo a introspecção o ato de conhecer através da experiência interna, ou seja, através daquilo que o nosso interior revela. (pag. 80).

Diferentes pontos de vista são alcançados a partir das experiências que vivemos

O conhecimento existe numa relação “sui generis” entre consciência cognocente e objeto conhecido, visto que mediante a imagem a consciência cognoscente se identifica com objeto. (pag. 81).

Assim que olhamos um objeto seu nome vem em nossa cabeça

O conhecimento do senso comum ou popular é aquele adquirido assistematicamente, através das experiências de vida. (pag. 82).

É um conhecimento de senso comum passado de geração em geração , sem pesquisa científica

O conhecimento filosófico é aquele que estabelece uma concepção racional do universo e da vida. (pag. 83).

É por meio da busca de conhecimento que vem a concepção racional

Filosofar é fazer uma reflexão crítica da sociedade, da política e da educação. (pag. 83).

A filosofia é fundamental para fundamentos teóricos e para vida, subestimá-la é não crer no poder das palavras

O conhecimento científico é aquele que está proporcionalmente direcionado, como os demais níveis, à forma de pensamento e de estratégia do conhecimento que o homem realiza frente aos fenômenos. (pag. 84).

É a partir do estudo que vem todo o conhecimento que o homem pode adquirir

O conhecimento científico, exige a utilização de métodos, processos e técnicas especiais para analise, compreensão e intervenção na realidade. (pag. 85).

O conhecimento científico não apenas da necessidade de encontrar soluções para o problema, mas do desejo de fornecer explicações sobre as coisas.

A filosofia também é uma forma de conhecer o mundo. É uma postura diante do mundo e uma prática de vida que procura pensar os acontecimentos, além de sua pura aparência. Ela se volta para qualquer objeto. (pag. 85).

Alem de nós fazer pensar a filosofia nos dá a possibilidade para uma discussão mais elaborada.

E a verdade da teoria científica é que ela é mortal, biodegradável e progride não só através de verdades, mas por eliminação de erros. (pag. 92).

A cada dia tem progredido mais a teoria, através de verdades e erros, a ciência nunca para, sempre vai haver algo novo.

É preciso refletir sobre o próprio conhecimento científico e alguns elementos a ele relacionados. O primeiro é o método científico, que por conta do Círculo que Vienas se pautou predominantemente na certeza e depois foi combatido e caminhou para a própria incerteza. (pag. 92).

A ciência não é uma certeza, e nem incerteza, é uma teoria, que busca comprovar os seres existentes na terra. Ela é uma ideia de esclarecimentos.

A ciência é impura; (pag. 93).

Em primeiro lugar, como já sabemos, não existe uma “verdade” absoluta. Além disso, ao contrario do que muitos pensam, ciência nenhuma é “estática”, todos os dias se descobrem coisas novas em todas as áreas.

Não podemos nos considerar neutros ao fazer ciência, ao contrario, devemos ter clareza do enfoque que estamos optando e do modelo que queremos adotar no nosso percurso científico. (pag. 93).

Não vamos para frente se não nos dedicarmos para isso.

Segundo Kuhn paradigmas são “as realizações cientificas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade”. (pag. 94).

Nem toda vez a ciência acerta, nem toda vez a ciência mostra um conceito certo pra tal coisa, sempre haverá erros, dúvidas.

Uma Ciência encontra-se numa fase de normalidade. Seu paradigma, seus conceitos e suas leis explicam todos os fatos e fenômenos (1). De repente, surge algo que é novo, diferente do já conhecido e os conceitos e leis não conseguem explicar esse novo. (pag. 94).

Para ter uma nova resposta demoraria muito tempo para ser descoberta pela ciência.

Podemos afirmar que vivemos um tempo dominante que vai, lentamente, sendo desconstruído e substituído, alterado e dominado. (pag. 104).

Ele vai sendo dominado por algo novo, desconstruído aos poucos.

Constata-se a crise da ciência, uma ciência dogmatizada pelo discurso da certeza que precisa ser desdogmatizada.(pag. 105).

Tudo que o homem é o alvo de estudo se torna ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (250.9 Kb)   docx (52.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com