TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Cidade de Deus

Por:   •  25/7/2016  •  Resenha  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 3

O filme se caracteriza por um universo marcado pela violência, que denuncia graves problemas sociais, com inexistência de um espaço democrático que garanta igualdade e dignidade para os cidadãos, onde a cultura predominante passada para as futuras gerações é a marginalidade, a luta pelo poder do tráfico, ressaltando uma estrutura social onde o“ Estado” é o bandido que protege a comunidade e cria oportunidades para aprender um ofício ( roubar, vender drogas), pois a atuação da força  policial que o verdadeiro Estado oferece abate inocentes, criando uma revolta contra a mesma que resulta no fortalecimento cultural deste lugar,cujo fator primordial é que tendo educação moral ganha-se o respeito da comunidade.  O fato dos integrantes da dita "favela" já terem um estereótipo feito pela população, dificulta o ingresso destas pessoas á sociedade, de maneira que muitas delas veem na criminalidade um dos únicos meios de alcançarem o que desejam. A comunidade é tão descriminada que podemos ver no filme que muitas vezes fazem suas próprias leis dentro da favela.

 E visto que o objeto de estudo da sociologia engloba analisar a interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as leis) e os conflitos, há uma compreensão crítica da realidade social, política, econômica e cultura na qual a escola e a educação contribuem para que educadores possam formar indivíduos que transformem a realidade, utilizando referências na construção de uma sociedade mais igualitária, e através das pesquisas sobre os fenômenos que se repetem nas interações sociais, os sociólogos observam os padrões comuns para formularem teorias sobre os fatos sociais.

No Positivismo de Comte, união entre a formação moral e formação científica leva a formação educativa que soluciona os problemas sociais. Para Durkheim, não cabe ao indivíduo decidir-se quer ser educado conforme o padrão social, as regras, leis e normas que lhes são ensinadas já existem, e por meio da educação serão transmitidos valores morais, costumes, regras, regras, tradições, toda uma herança cultural. A escola não só instrui, mas também socializa, prepara o indivíduo para a vida em sociedade e o Estado deve apoiar a escola. Marx vê a pedagogia como emancipadora dos sujeitos, que conscientiza da desigualdade, da opressão, das ideologias que querem manipular a sociedade e da alienação que quer retirar os direitos das pessoas. É preciso ensinar as crianças desde a mais tenra idade para que elas não se transformem em mero instrumento de trabalho, onde a luta de classes transforma a sociedade e solucionam os problemas. A concepção de Weber sobre educação é vista de modo que os indivíduos sejam preparados para exercer funções na administração do Estado, onde a sociedade é formada por uma rede de ações sociais compreendidas através do comportamento racional de cada membro.

Assim, precisamos questionar os problemas, pensar, analisar, criticar, não ficando parados diante da dificuldade, nós como futuros educadores precisamos agir. A Sociologia da Educação contribui no campo das políticas sociais para que essas desigualdades sejam minimizadas, pois é por meio da educação que o ser humano se constituiu, lembrando que a educação não se faz somente dentro da escola.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com