TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia da Educação

Por:   •  15/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.726 Palavras (23 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

Curso de Pedagogia

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Esclareça a importância de Homero e Hesíodo para a educação, na Idade Antiga. Em seguida, pesquise, em outras fontes, e destaque aquilo que julgar interessante nas obras: Ilíada e Teogonia.

Homero é chamado de educador da Grécia. Ele representa o mundo e a cultura grega do ponto de vista da aristocracia. Ele fala muito dos valores da guerra, da importância do guerreio, da luta, do herói, etc. Ele usava preparar o homem para a guerra , homem fortes cheios de saúde.

Hesíodo é a segunda fonte da cultura grega. Ele representa o mundo e a cultura do ponto de vista rural. Ele destaca a importância do trabalho, da agricultura, da terra.

Ilíada é um poema épico de Homero, poeta grego, nesta obra ele descreve a Guerra De Tróia em vinte cantos. Esta obra é uma das mais importantes da antiguidade.

Teogonia é a obra mais conhecida de Homero está nos conta como o mundo surgiu a  partir dos primeiros deuses, seus amores e suas lutas. Teogonia significa “o nascimento dos deuses”

  1. Caracterize a educação grega na antiguidade, incluindo o período homérico.

A educação grega visava uma formação integral, corpo e espírito. A ênfase da educação se desmandava mais, ora para o preparo militar ou esportivo, ora para o debate intelectual conforme a época e o lugar. Quando não existia a escrita a educação era dada pelas famílias, segundo a tradição religiosa, os jovens da elite eram deixados a cargo dos preceptores. Com o surgimento do Polis nascem as primeiras escolas, mas mesmo com o aparecimento da oferta escolar, a educação permanecia elitizada, atendia principalmente os filhos da antiga  nobreza e os pertencentes a famílias de comerciantes ricos.

Na sociedade escravagista grega, existia o “OCIO DIGNO” que significava dispor do tempo livre, privilegio de quem não precisava cuidar do sustento.

A educação física antes era guerreira, militar, passa a orientar para o esporte. O hipismo, por exemplo, um esporte elegante e restrito a poucos, por ser uma manutenção cara.

Com o passar dos tempos o atletismo ampliou a participação do publico freqüentada dos ginásios.

Nessas escolas de formação esportiva, o ensino das letras e cálculos demora um pouco mais para se difundir. A inversão total do pólo predominante na educação da física, para a espiritual, se dara bem depois, quando se fizer mais marcante a tendência que caracteriza o ensino superior ministrado pelos filósofos.

No período de Homero a educação visava formar os nobres cortes, cujas principais características eram ter força e coragem, princípios atributos do bom guerreiro. Alem disso os valore grego eram oriundos de linhagens nobres e de origem divina, incluindo lealdade, beleza, honra gloria, etc.

A criança nobre permanecia em casa, ate os sete anos, depois iriam viver em palácios de nobre para aprender a ser o ideal cavalheiresco. Também tinham preceptores que cuidava de uma formação integral baseada no afeto e no exemplo.

Como em todos os lugares e época, o aprendizado dos valores começava pela educação da adolescência. Nestes tempos a tarefa educativa priorizava a formação de moço para a defesa ou administração.

De um modo geral, eram três as disciplina a gramática, musica e a ginástica.

  1. Compare e destaque as diferenças entre a educação ministrada nas cidades de Esparta e Atenas.

Em Esparta a educação era voltada para a atividade militares, tinha por objetivo formar bons soldados, desta forma a maioria todos meninos tinham a oportunidade  direitos a esta educação.

Em Atenas eles priorizam a educação e a intelectualidade, no entanto esta não estava ao alcance de todos, pois só podia ter este tipo de conhecimento, aquele que pudesse pagar.

  1. Descreva as principais características da educação romana, elucidando a contribuição do estoicismo.

A educação romana tinha como objetivo formar cidadãos para atuar ativamente na vida publica.

Segundo o estoicismo a educação dos meninos começava no lar, com os pais ou com os escravos que ensinavam a ler e escrever. Com sete anos, iam para escola onde aprendia à gramática, o latim, grego e a argumentação.

Com 17/18 anos de idade freqüentavam por um ano o fórum, com um amigo da família. Depois prestavam o serviço militar para adquirir a formação guerreira.

A educação da m,eninas era dada por suas mães em casa, que ensinavam a tecer e os serviços domestico. Aos 12 anos atingindo a idade núbil estava pronta para casar. Ao 14 anos já era, senhoras e podiam aprender musicas, canto, dança.

As filhas dos ricos entre seis ou dez anos, poderiam ser escolhidos para se tornarem freiras.

Um 2º momento da educação que era retórica e declamação. Preparava os jovens para participarem dos longos públicos no Senado.

  1. Argumente sobre a importância do teatro para a educação grega, abordando a contribuição da comédia e da tragédia.

O teatro foi uma grande escola, ele ensina que o homem deve buscar as coisas com moderação para sua vida. A tragédia faz com que o homem tenha responsabilidade, tanto religiosa, mora ou cívica. No campo da comedia, pretende fazer penetra na alma da criança o ritmo e a harmonia e fornecer modelos que lhe despertasses a superar.

  1. Quais são os princípios pedagógicos apregoados por Aristóteles? Tais princípios são válidos para a sociedade atual? Justifique.

Aristóteles desenvolveu seu conceito de educação partindo da idéia de imitação. A criança se educa na medida em que copia a forma de vida dos adultos.

Segundo a doutrina da potencia e do ato de Aristóteles, o educando é sábio, e com a educação ele atualiza o que é capaz de desenvolver.

O principio pedagógico de Aristóteles consiste em distinguir três etapas no desenvolvimento do homem, em 1º lugar a vida física, 2º o instinto e em 3º a razão.

De acordo com essas etapas é que se vai graduar a progressão dos exercícios e dos estudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (335.9 Kb)   docx (105.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com