TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia da Educação

Por:   •  20/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – 80h

UNIDADE 1

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

  1. O que é filosofia e como ela pode ser utilizada no contexto escolar?

R: A filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existência ao conhecimento a verdade aos valores morais e estéticos, a mente e a linguagem na educação, ela permite conhecer os fundamentos da educação, cabe a educação desenvolver a atitude filosófica, preparando o individuo para questionar, investigar e analisar a realidade que o circunda.

  1. Explique o exercício filosófico de Luckesi (mínimo de 10 linhas).

R: Luckesi enfatiza que na ausência de uma orientação filosófica, o ser humano assume aquilo que é homogêneo, conforme o autor admitir que a vida é gerida por diversos valores e crenças é um pressuposto para o exercício filosófico, composto por três passos. O primeiro passo catalogar os valores que nos orientam individualmente e coletivamente, segundo passo, com o levantamento dos valores, envolver a critica, ou seja, o questionamento das praticas e princípios norteadores e o terceiro passo reconstruir os valores verdadeiramente significativos e suficientemente validos para gerar a pratica na direção almejada.

  1. Em que consiste o método socrático, pautado na ironia, na refutação e na maiêutica?

R: O método socrático pautado na ironia na refutação maiêutica tornou-se um recurso didático, sendo utilizado continuamente na educação.

  1. Pautando-se no Mito da Caverna, explique a teoria de Platão sobre o mundo sensível e o mundo inteligível.

R: Segundo Platão na busca pelo conhecimento o homem esta m contato permanente com dois tipos de realidade: mundo inteligível que refere se ao mundo das ideias gerais, na qual as coisas são eternas, imutáveis perfeitas únicas e verdadeira e mundo sensível, o mundo dos fenômenos ou seja tudo aquilo que é acessível aos sentidos são realidades dependentes mutáveis que somente representam as verdadeiras ideias por isso ele chama de mundo ilusório.

  1. Explique a contribuição de Aristóteles para a educação.

R: A contribuição de Aristóteles para a educação vincula-se a importância conferida a ciência, ou seja, a razão e a experiência como aspectos fundamentais na produção do conhecimento, abrindo caminho para as corrente pedagógicas que valorizam a influencia do meio social no processo de ensino aprendizagem

  1. Argumente sobre a filosofia na Idade Média.

R: No período medieval a educação e a produção intelectual, principal meio de propaga cultural estava sob responsabilidade da igreja, período denominado idade das trevas para a maioria dos estudiosos o que impedia avanços científicos era estar subordinados a fé . em meio a devastação causada pela guerra coube a igreja reorganizar a sociedade ocidental, alem de conservar e propagar a cultura Greco romana, durante a idade medieval se destacavam 2 movimentos , os patrística que é a filosofia empreendida pelos padres da igreja e a escolatista que foi desenvolvida por tomas de Aquino, marcou o apogeu da filosofia católica, a maior contribuição da filosofia nesse período foi a chamada razão viva.

  1. Sintetize as principais contribuições de Descartes, Bacon, Locke, Rousseau e Kant para a educação.

R: A contribuição de Descartes para a educação é a incontestável valorização do pensamento racional e o método desenvolvido para chegar ao conhecimento da verdade, dividir cada hipótese, problema ou dificuldade investigada, quantas forem necessárias, enumeras as dificuldades gradativamente, dedicar-se a resolução das dificuldades mais simples.

Bacon pode ser considerado o pai da educação ele tem a preocupação genuína com o método é ele que confere ao conhecimento o poder de dominar a natureza

Locke ressalta o papel do objetivo afirmado que o conhecimento so começa a ser criado após a experiência sensível.

Rousseau ressaltava a importância de que o processo se identifica com a sociedade.

Kant suas ideias dão origem ao apriorismo uma corrente de pensamento que visa superar a dicotomia entre o racionalismo e o

  1. Analise o método de Hegel (tese, antítese, síntese), ponderando a atualidade das ideias hegelianas para a educação.

R: A dialética busca a reflexão acerca da realidade, o método de Hegel parte de uma ideia onde se encontra uma oposição a essa ideia e posteriormente o surgimento de uma nova ideia que seria a superação da ideia anterior.

  1. Explique e exemplifique os três estados da teoria de Comte: teológico, metafísico e positivo.

R: Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são explicadas pura e simplesmente por Deus. Esse estado tem outras três divisões:

- Animismo: as coisas da natureza tem sua própria “animação”, acontecem porque desejam isto, não por fatores externos, têm vida própria.

- Politeísmo: os desejos dos deuses são colocados em objetos, animais ou coisas.

- Monoteísmo: os desejos do Deus (único), são expostos em coisas, acontecimentos.

Metafísico: no qual a ignorância da realidade e a descrença num Deus todo poderoso levam a crer em relações misteriosas entre as coisas, nos espíritos, como exemplo. O pensamento abstrato é substituído pela vontade pessoal.

Positivo: a humanidade busca respostas científicas todas as coisas. Este estado ficou conhecido como Positivismo. A busca pelo conhecimento absoluto, esclarecimento sobre a natureza e seus fatos. É o resultado da soma dos dois estágios anteriores.

  1. Explicite o papel da educação no materialismo dialético, de Marx. (Pesquise em outras fontes para aprofundar os seus argumentos. Não se esqueça de referenciar os sites, livros ou artigos pesquisados).

R: Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são explicadas pura e simplesmente por Deus. Esse estado tem outras três divisões:

Animismo: as coisas da natureza tem sua própria “animação”, acontecem porque desejam isto, não por fatores externos, têm vida própria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (190.8 Kb)   docx (117.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com