TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia da Educação

Por:   •  3/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.656 Palavras (7 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO DE PEDAGOGIA

DOSSIÊ

MODÚLO

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

Acadêmico(a): Vania Francieli de Alencar

Professor (a) :Tatiane Marina dos Anjos Pereira

Turma: 01/2016 Data: 10/08/16

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

UNIDADE 1

FILOSOFIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Conceitue filosofia e explique a transição entre a filosofia antiga e a filosofia atual.

RESPOSTA: A filosofia nos faz um individuo pensante e critico para que possamos ou “tentarmos” compreender a atuação humana no mundo. Na filosofia antiga os filósofos eram muito vistos como alguém que procura entender a si mesmo, já na atual é relacionada a compreender a sociedade e suas influencias.

2. Diferencie o homem e o animal, explicando a importância do trabalho no processo de desenvolvimento (evolução) da humanidade.

RESPOSTA: De acordo com o estudo o homem é um animal racional, ou seja, ele é capaz de evoluir e criar o meio em que vive de acordo com a sua necessidade na sociedade, já o animal é criado na natureza e é considerado um ser não pensante, porem podemos dizer que o homem (animal racional) e o animal (criatura) agem de acordo com seus instintos.Para o homem é necessário que viva em sociedade para que possa se humanizar, e através da sua linguagem consegue se expressar.

3. O que é cultura? Responda e diferencie cultura de massa, cultura popular e cultura erudita.

RESPOSTA: A cultura é o conjunto de idéias elaboradas por um povo em determinado tempo e lugar.

Cultura de massa: A cultura de massa transforma as pessoa em marionetes , onde predomina o meio de comunicação, e que as pessoas são incentivadas por alguma industria a ser consumista , tornando assim a sociedade em multidões padronizadas.

Cultura popular: A cultura popular é o conhecimento transmitido de geração á geração que pode ser definida como qualquer manifestação .No Brasil temos vários exemplos de cultura popular,onde em que cada região são exploradas ex: (dança,musica,culinária, folclore e muito mais).

Cultura erudita: A cultura erudita podemos dizer que é oposto da cultura popular, a erudita é aquela cultura onde as pessoas obtém um alto nível de conhecimento, ou seja , pessoas que possuem muito estudo , que possuem uma formação especifica por uma determinada área ,alguns exemplos da cultura erudita : musica clássica,balé, artes plásticas,literaturas e etc.

4. Argumente sobre a teoria de Marx em relação à sociedade de classes potencializada no sistema capitalista.

RESPOSTA: De acordo com os estudos para Karl Marx, o sistema capitalista se consiste na produção de mercadorias, ou seja, o trabalhador a mão de obra e o capitalista com o dinheiro,então o trabalhador acaba vendendo seu produto por um valor bem inferior do que realmente vale.

5. Explique o que é ideologia e apresente um exemplo de influência ideológica na sociedade.

RESPOSTA: Ideologia são idéias, pensamentos doutrina de um determinado grupo ou apenas de um individuo, que pode ser um instrumento de dominação que agem por meio do convencimento alienado a consciência humana. Ex: política, religião entre outros.

6. O que é e quais são as implicações sociais da alienação?

RESPOSTA: A alienação é considerada como um trabalho desumano, pois a mão de obra do trabalhador vale bem menos que o produto final e que contribui para que os trabalhadores tornam-se indivíduos sem iniciativa própria, e não críticos.

7. Qual a relevância (importância) da filosofia para a educação? Cite estratégias para desenvolver a atitude filosófica dos alunos.

RESPOSTA: Ao trabalhar a filosofia na educação acredito que estamos contribuindo para formar cidadãos pensantes e críticos no mundo. Ao indagar o aluno com a finalidade de levá-lo a reflexão estamos ajudando a formar suas atitudes filosóficas.

8. Explique, com suas palavras, o que entendeu sobre a seguinte ideia: “A formação do homem configura-se em meio à produção e as relações de produção, na contradição de um processo que ora educa, ora deseduca, alternando momentos de “qualificação e desqualificação e, por isso, de humanização e de desumanização”.

RESPOSTA: Entendo que existem variações de qualidade na produção, ou seja, quando o trabalhador tem que produzir na quantidade os valores diminui, e quando a produção é na qualidade muda para a humanização.

UNIDADE 2

O CONHECIMENTO HUMANO E CIENTÍFICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Explique as três formas sob as quais o conhecimento se realiza: o conceito, o juízo e o raciocínio.

RESPOSTA: O conceito se forma a partir dos conhecimentos obtidos do pensamento e de como formamos idéias sobre o conhecimento adequado. Conhecer também é formar juízo de algo ou objeto. O conhecimento também se realiza no raciocínio que se baseia a partir das idéias e juízos conquistados.

2. Por que o ceticismo não considera possível conhecer a Verdade? Responda, assinalando a diferença entre ceticismo absoluto e relativo.

RESPOSTA: Porque para o ceticismo, a razão e os sentidos nos induzem ao erro, o ceticismo pode ser dividido em duas grandes variantes que são o ceticismo absoluto e ceticismo relativo. Para o ceticismo absoluto a negação é total, sendo assim o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com