TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia da Educação

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES DAS AULAS 5, 6, 7 e 8

Atividade da aula 05

De acordo com estudos realizados em aula, disserte sobre a frase: Por que dizemos que a  igualdade baseada na origem divina, ou baseada na noção de ser humano ou na posse de algo que poderia chamar “razão”, funciona, neste caso, como fundamentos metafísicos para uma pedagogia igualitária. (mínimo 08 linhas)

razão técnica ou instrumental é aquela que faz a melhor adequação entre os meios e os fins escolhidos. Neste caso, a técnica deve ser o início do saber, vejo que não podemos explicar algo sem compreender primeiramente, temos alguns profissionais que ficam presos em vários materiais (não que isso seja ruim), não compreendendo quer explicar, o ensino ser torna frágil, o aluno fica sem saber... Pedagogia, requer razão e compreensão, pois, somente com a Filosofia da Educação é que podemos compreender para poder explicar. . Sabe-se, no entanto, que o trabalho pode assumir, por muitas vezes, características parecidas ou repetitivas, e então vê-se a razão de se constituírem formas de automatização para execução detarefascomponentes de tal trabalho.

Atividade da aula 06

De acordo com o pensamento de Freire: “Quanto mais dirigidos são os homens pela propaganda ideológica, política ou comercial, tanto mais são objetos e massas. Quanto mais o homem é rebelde e indócil, tanto mais é criador, apesar de em nossa sociedade se dizer que rebelde é um ser inadaptado”, comente de acordo com estudos realizados em aula. (mínimo 08 linhas)

Uma educação que pretendesse adaptar o homem estaria matando suas possibilidades de ação, transformando-o em abelha . Uma educação que pretendesse adaptar o homemestariamatandosuaspossibilidades de ação, transformando-o em abelha A educação deve estimulara opção e afirmar o homem como homem.. homem existe um ímpeto criador. O ímpeto de criar nasce da inconclusão do homem. homem existe um ímpeto criador. O ímpeto homem existe um ímpeto criador. O ímpeto de criar nasce da inconclusão do homem. homem existe um ímpeto criador. O ímpeto de criar nasce da inconclusão do homem. mudança de percepção, que se dá na problematização de uma realidade

Atividade da aula 07

Por que dizemos que a pedagogia do dominante é fundamentada em uma concepção bancária de educação? Comente. (mínimo de linhas 08)

Paulo Freire se opôs aos privilégios das classes dominantes, as quais impedem a maioria de usufruir os bens produzidos pela sociedade. A pedagogia do dominante é fundamentada em uma concepção bancária de educação, predomina o discurso e a prática, da qual deriva uma prática totalmente verbalista, dirigida para a transmissão e avaliação de conhecimentos abstratos, numa relação vertical, o saber é dado, fornecido de cima para baixo; é autoritária, pois manda quem sabe.Educação Bancária, o sujeito da educação é o educador, sendo os educandos como vasilhas a serem enchidas pelo conhecimento depositado pelo educador. 

Atividade da aula 08

Comente a frase a seguir: Qualquer filosofia da educação, insatisfeita com o que é a educação, propõe uma nova concepção de educação, apela para o que deve ser a educação, no desejo de a tornar melhor do que hoje é, e, desse modo, melhorar ou aperfeiçoar o homem. (mínimo de linhas 08)

A educação sempre foi, ao longo da história, e ainda hoje o continua a ser, objecto de preocupação do homem. Tanto maior é essa preocupação do homem pela educação quanto mais agudo é o seu sentimento de viver um tempo crítico, um período histórico de crise. Tal é o caso do nosso tempo. Nestes momentos críticos, em que a incerteza, o atordoamento e a angústia estão presentes e em que desejamos escapar à ansiedade, pode dizer-se que o homem, antes de estar ocupado já está pré-ocupado com oobjecto da sua inquietações, neste caso, a educação. E esse objecto a educação foi primeiro tratado filosoficamente e só depois cientificamente. Continuam a ser estas, hoje, as grandes abordagens de que a educação é alvo: Filosofia e Ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (296.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com