TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia da Educação.

Por:   •  2/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 5

Karina dos Santos Silva.

Rgm: 148250-5

Atividade do Livro: Boas Vindas á Filosofia.

Marilena Chauí.

Curso: Pedagogia.

3° Semestre B.

Disciplina: Filosofia da Educação.

Professora: Magda Marly Fernandes.

Universidade Cruzeiro do Sul – São Miguel.

São Paulo, 30 de setembro de 2015.


  • Filosofia pra que?

Para muitas pessoas, a filosofia é tratada como uma ação desnecessária, uma área procurada por pessoas distraídas, que vivem como se estivessem em um mundo distante do nosso.

A filosofia é uma “ciência” movida por questionamentos, sem elas não seria possível adquirir uma nova visão sobre determinado assunto ou conceito. Se não houver questionamentos, o mundo permanece sem crescimento. Ao dizerem “a filosofia não serve para nada”, acredito que seja uma resposta dos filósofos ironizando sobre a capacidade e a potencialidade da filosofia sobre descobrir ou/e redescobrir novas verdades.

Por apresentarem a ciência não só explicações racionais sobre determinado assunto, mas também pela exposição de fatos confiáveis, que podem ser aperfeiçoados ou corrigidos com o tempo. A filosofia acredita que o conhecimento adquirido através de informações trocadas e experiências vividas. Além de ajudar no campo da ciência, a filosofia tem papel importante na construção da sociedade com ensinamentos morais e éticos, fazendo-nos viver de modo honesto e justo para com a sociedade e os seres que nela residem. Assim podemos entender que a filosofia é tão importante como qualquer outra área do conhecimento.

  • É bom entrar em crise.
  1. Nossa vida cotidiana é um tecido de opiniões e de crenças diversas que compartilhamos sem cogitar – é assim porque é assim. O que significa isso?

Significa que na maior parte das vezes o senso comum predomina sobre nós, por não termos o costume de questionar o porquê que as coisas acontecem e aceitar o “é assim porque é assim”.

  1. Descreva o desejo do saber.

O “desejo de saber” começa quando queremos entender mais afundo nossos pensamentos e sentimentos, ações e o mundo que nos rodeia, quando sentimos necessidade de sair da “zona de conforto” e buscar novas descobertas.

  1. Qual a primeira ação para iniciar uma indagação / e como ela chama esta atitude?

Para iniciar uma indagação é necessário que tomemos distancia do senso comum, e procuremos saber mais profundamente sobre os assuntos cotidianos, isso chama-se, atitude filosófica.

  1. Descreva, segundo a autora, o significado de tomar uma atitude filosófica.

Segundo a autora, Marilena Chaui, atitude filosófica é a atitude de não aceitar as coisas como “naturais”, as ideias, valores e fatos, de nossa existência cotidiana, nem a validade inquestionável de nossos comportamentos.

  1. Para que a Filosofia?

A filosofia serve para não darmos nossa aceitação imediata as coisas, sem maiores considerações. Podemos dizer que a filosofia aparece quando os seres humanos começam a exigir provas e justificativas racionais, antes de aceitar ou recusar crenças e opiniões, ideias e valores.

  1. O que significa argumentar?

Argumentar é quando se encontra a necessidade de conhecer mais sobre determinado assunto e suas razões, buscando respostas claras e racionais.

  1. O que significa debater?

Debate é um diálogo que consiste na entrega do ponto de vista de cada envolvido, respeitando as diferenças mas questionando sobre a veracidade do que está em questão.

  1. O que significa pressupostos do pensamento?

Pressupostos do pensamento são ideias, hipóteses e possibilidades criadas de um acontecimento.

  1. O que significa respeitar regras do pensamento?

É chegar em um pensamento que tenha sentido, passando por etapas, para assim alcançar conclusões a serem compreendidas, discutidas, aceitas ou respeitadas pelos outros.

  • Atitude Filosófica.

1. Qual a primeira ATITUDE filosófica?

A primeira atitude filosófica é a negação, é dizer não ao senso comum, as crenças, opiniões e valores recebidos ao longo de nossas experiências cotidianas, é recusar o “é assim porque é assim!”

2. Qual a segunda característica da atitude filosófica?

A segunda atitude filosófica nos faz ter uma visão positiva, porem interrogativa, por sempre questionar os “por quês” e os “pra quê” dos acontecimentos.

3. O que significa as duas atitudes juntas?

Se reunirmos as duas atitudes filosóficas nos deparamos com a atitude critica.

4. Quando a compreensão é racional?

Compreensão racioal é buscar examinar e avaliar detalhadamente sobre alguma coisa (valor/ ideia/ fato/ atitude).

5. Defina critica.

A critica na filosofia não é “ ser o do contra” como muitos julgam, mas sim, ter uma visão mais ampla sobre o que está sendo analisado. Critica, é um exame racional que faz avaliar ou examinar algo mais detalhadamente, seja uma ideia, valor, costume, comportamentos etc. Por esses motivos que a critica é um  “instrumento” de extremo valor para os filósofos na constituição de seus estudos. A atitude critica leva a compreensão racional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com