TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia da educação

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1][pic 2]

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS FILÓSOFICOS DA EDUCAÇÃO

Filosofia da Educação

DÉBORA MAIA PEREIRA- 421618

Professora Tutora à Distância: Emanuela de Oliveira

Professora Tutora Presencial: Graziela Ortaça

Santo Ângelo, 20 de setembro de 2013

Introdução

   

O principal objetivo da filosofia é entender e refletir os métodos de ensino e a vida em sociedade, esta disciplina conta com diferentes correntes filosóficas e com questões importantes a respeito da educação.  Assim como a educação necessita da filosofia, também ela é fundamental para sociedade, para refletir sobre a ética e a política. Não devemos resumir o ensino da filosofia a problemas, teorias e argumentos. É preciso incitar o estudante a pensar, proporcionar meios para aprender a filosofar.

                     

Filosofia da Educação

 Segundo o texto A Natureza da Filosofia e o seu Ensino, do filosofo Desidério Murcho, assim como a filosofia é importante para compreender os elementos que influenciam nossa vida, também se faz necessária na educação. A filosofia encontra dificuldades de ser introduzida no ensino como disciplina, buscando apoiar-se em duas perspectivas essenciais, a primeira é entender que para promover o ensino da filosofia, a educação deve ser de natureza aberta e especulativa, pois ao contrário de algumas disciplinas, apresenta poucos resultados e muitas divergências.

Na filosofia há muitos temas que estão em aberto, não existe consenso se temos ou não livre-arbítrio, se Deus existe, quais são os princípios éticos. Contudo, também há casos que existe consenso nas respostas, porém, estão baseados em resultados negativos ou transversais. Os negativos são aqueles que comprovam que os argumentos e teorias definitivamente não funcionam, enquanto os transversais instituem as diferenças, ou seja, determinam o que é falso ou não.

A segunda perspectiva é que devemos compreender e valorizar o ensino da filosofia, diferenciando atentamente a sua aplicação. A filosofia é uma disciplina que não oferece respostas prontas, pois esta baseada num permanente questionamento.

No entanto, pesquisa-se ainda a melhor forma de lecionar esta matéria, pois alunos e professores estão acostumados a trabalhar com resultados, ou seja, conhecimentos prontos. A filosofia é uma área de natureza critica e reflexiva e por isto não segue o modelo de ensino que faz uso de metodologias garantidas, a essa ideia de se procurar resultados definitivos chamamos de cientismo. Ainda enfrenta muitos problemas, e para tais diversidades os filósofos apresentam teorias e teses sustentando as  com argumentação.      

 Conforme Desidério Murcho, é necessário entender a essência aberta da filosofia a fim de que o ensino seja produtivo, porém, é preciso diferenciar cautelosamente os conhecimentos exclusivamente filosóficos da noção histórica, análise filosófica dos textos da sua simples compreensão. Na filosofia dificilmente temos resultados, contudo, os diversos conceitos definidos pelos filósofos são resultados da filosofia, mas não são resultados substanciais consensuais.

 Temos como exemplo, alguns filósofos que defendem o pensamento de que as intenções não são consideradas na avaliação moral da conduta, outros afirmam que sim. Vale aqui destacar, que existe consenso entre os filósofos e que o constante questionamento não significa que a filosofia não tenha rumo, mas que filosofar é a arte de pensar. Partindo desta perspectiva, a escultura O Pensador de Auguste Rodim, destacou-se por representar a imagem de um filosofo em profunda reflexão.

Conforme o texto: Novas Perspectivas para a Educação no Século XXI, de Moacir Gaotti, afirma com convicção que o conhecimento é imprescindível para projeções futuras e que a educação deve visar um mundo que contemple a todos os seres, uma educação para sustentabilidade e produtividade.

Dar oportunidade para os oprimidos, incentivar o senso critico das pessoas, não concentrar o ensino somente para o mercado de trabalho. Partindo deste pressuposto, a finalidade da educação não é apenas preparar pessoas para garantir retorno financeiro, mas é indispensável para eliminar com a exclusão social e afirmar o processo de evolução pessoal. Temos que entender o amor ao próximo, saber dar valor a terra e a cultura. Para que a educação seja eficaz acredita-se num paradigma holística.                                                                              

Apesar de o ensino público apresentar muitos problemas, e ter muitos desafios para enfrentar na busca de uma educação de qualidade para todos, nos surpreende com desempenho dos alunos na prova de seleção do Enem. De acordo com entrevista de Jaqueline de Blasi para a Univesptv, os estudantes das escolas públicas atingem melhor resultado no Enem porque o ensino técnico se da de forma integrada, o projeto político pedagógico instiga o aluno para ser mais investigativo.

 Mesmo que o objetivo principal destas instituições não seja o Enem, é importante participar desta seleção, pois é uma resposta imediata para saber como o estudante esta se saindo dentro desta perspectiva que a escola propõe. As escolas ligadas a universidades também consideram a pesquisa fundamental no aprendizado, a escola particular faz um investimento maior no professor, e isso é fundamental.    

“Ler o mundo é aproximar-se criticamente da realidade. A leitura de mundo possibilita a análise crítica da realidade a sua compreensão”. (Paulo Freire)

Segundo o artigo A indústria cultural invade a escola brasileira de Medrano, Eliziara e Valentim, Lucy: a educação brasileira é conhecida por estar subordinada a classe dominante e a questões políticas. A desigualdade e muitos problemas são decorrentes deste tipo de sistema educacional. Surgi também neste cenário uma nova adversidade que é a Indústria Cultural, esta busca atrair as massas para o consumo. Uma ferramenta muita usada para incitar o consumismo, reforçar estereótipos e distorcer a interpretação da realidade é a televisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com