TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia da educação

Por:   •  17/6/2015  •  Resenha  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BUSCA REFLEXÃO SOBR O QUE É OU DEVERIA SER O pensamento em torno da educação. Não é a resposta ,mas o questionamento sobre a educação.

Questionar sobre problemas filosóficos não é um previlegio de acadêmicos, doutores ou filosóficos, todo ser humano ,em algum momento de sua vida ,para para refletir sobre sua própria existência ,procura resposta ,faz suposições sobre a vida filosofar é um primeiro momento ,refletir sobre vida .

O papel e os objetivos da filosofia da educação: O papel do filosofo da educação é o de ajudar a desvelar as exigências e as necessidades no processo de ensino aprendizagem sobretudo o educador precisa aprender que a educação somente se faz com pessoas .estas são educadas e não doutrinadas.

A IMPORTANCIA da filosofia da educação : Segundo o dicionário Howaiss,a educação é a aplicação dos métodos próprios para assegurar a formação e o desenvolvimento físico ,intelectual e moral de um ser humano ;pedagogia didática ,ensino .Portanto educação envolve não a penas o ato em se ,mas o ato que possibilite a formação do individuo como um todo.

A educação é reflexo da sociedade em que está inserido?

A educação formal ,na escola ,deve proporcionar ao individuo continua transformação e ,como tal,

possibilitar a reconstrução social .

A transmissão de ensinamento de geração para geração era rigorosamente respeitada ,e a autoridade dos adultos era características marcantes no êxito.em seus aspectos metodológicos, a educação era embasada na repatição de normas morais ,e os alunos recitavam junto os textos trabalhandos.

No médio império, começou a aparecer a necessidade de sistematizar essa formação do homem politico.

Os primeiros modelos de escola que seguiam o modelo tradicional ,com os mestres sentados em destaque e rodeados por seus discípulos .Nesse período ,o escriba que é responsável pelos trabalhos administrativos do estado.

O homem é um ser que está em constante reconstrução .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com