TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia da educação

Por:   •  9/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1 : Filosofia no Currículo Escolar

A Filosofia é importante, pois nos ensina e incentiva, a pensarmos e analisarmos os problemas e dificuldades de nossa sociedade e do mundo. Nos mostra que somos seres inteligentes, curiosos e perplexos com o mundo e com nos mesmo que procuramos resolver problemas avalia-los, discuti-los, acrescendo um pouco mais de compreensão a tudo.

Segundo Desiderio Mucho é difícil à implantação da filosofia no currículo escolar, devido dificuldade na formação dos professores, pois muitos se formam e acabam levando um susto, pois percebem o que estudou e aprendeu na faculdade e praticamente irrelevante na sua pratica letiva. De algum modo tem que aprender outra coisa quando começa a dar aula.

Isto se-deve também a novos programas do Ministério da Educação em Portugal, que transformam a filosofia numa conversa de café, vaga e sem qualquer contato com a tradição filosófica, nos dando um ensino de baixa qualidade.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

ETAPA 2 : Desigualdades de uma Sociedade

Nossa sociedade é dividida em dois grupos

De pessoas com um poder aquisitivo alto.

De pessoas com um poder aquisitivo baixo (classe pobre/ média).

Com isto nossas escolas acabam sendo divididas da mesma maneira, podendo assim observar a diferença na estrutura física e pedagógica.

Na escola privada o ensino é melhor, as condições do ambiente são excelentes os professores são mais rígidos e atenciosos.

Já nas escolas publicas a realidade e bem diferente além da educação precária existe outros problemas graves, como estrutura física precária, falta de materiais em muita delas, falta de mesas, escolas que muitas vezes acabam colocando nossas crianças em risco, pois estão em reforma durante o período escolar atrapalhando também o professor.

O estado tem que dar mais atenção à educação, garantindo assim o mínimo de qualidade aos alunos e professores.

Educação boa e de qualidade é um direito de todos, independentemente da classe social, ou de onde vive.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

ETAPA 3 : Desigualdades de uma Sociedade

A indústria cultural a cada dia ganha mais espaço nas áreas sociais, como por exemplo: As escolas que tem auxiliado na produção de pequenos consumidores com produtos atraentes e obrigatórios como é o caso das escolas particulares onde é adotado o uso obrigatório de vários materiais escolares com marcas consignadas, no entanto não se preocupa em despertar o aluno para função em si dos materiais, mas para consumismo sem controle de mercadorias capazes de promover a identificação e adequação social.

Outro aspecto a se destacar com a chegada da indústria cultura na escola são pacotes de programas destinados aos professores, que já vem definindo seu conteúdo e a forma de serem aplicados, deixando de lado sua criatividade e desempenho.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

ETAPA 4 : Desigualdades de uma Sociedade

Foi um sociólogo francês que escreveu uma grande influencia nos ambientes pedagógicos, nas décadas de 1970 e 1980

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com