TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia e Educação (Celso Silva)

Por:   •  26/11/2018  •  Ensaio  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade do Estado da Bahia[pic 1]

Curso: Pedagogia (1°Semestre)

Disciplina: Filosofia e Educação (Celso Silva)

Discentes: Larissa Hellen Braga Pereira

                   Mariana Ribeiro Rocha

CAMPBELL, Joseph.    O mito e o mundo moderno – The Power Of Myth 1985 -1986. Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athena, 2009. 

        A crítica exposta por CAMPBELL, se dá principalmente na mudança que vem acontecendo no mundo moderno, o desinteresse que se tem em relação a mitologia, onde na maioria das vezes acabam tendo uma dificuldade para associar o mito com os acontecimentos da vida, como por exemplo, acreditar em algo que não sabe se é verdade. Nesse sentido, vimos que o autor, defende a tese de que o mito nos ajuda a compreender a vida e as transformações que acontecem ao longo dela e para que o indivíduo não se sinta perdido, de forma que não entenda o motivo de sua existência, é uma eterna busca de conhecimento de si mesmo.

Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior de nosso ser e de nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivos.¹

        Para Campbell, os mitos não existem somente para explicar os ciclos da vida, servem também para determinar uma ordem, para que o papel do ser humano seja transposto através das representações místicas. Ou seja, é ter um ponto de vista sob determinado assunto que para o indivíduo as vezes não é visto como algo conhecido. Eles são, sobretudo, uma imagem que na maioria das vezes, as pessoas se veem pensando: “mas como vou estar daqui uns anos?”, tendo conhecimento da mitologia, ela faz com que não tenhamos esta preocupação, pois de uma certa forma, o mito é algo relacionado a tradição.

        O fenômeno religioso se fundamenta na oportunidade para que a construção da liberdade na prática da sua fé seja cada vez mais incentivada e valorizada. Percebemos que a mitologia está ligada a religião, a religião é formada de uma mitologia com uma filosofia da vida, com isso dizemos que ambas estão associada a crenças antigas como histórias para explicar o que era desconhecido para muitas pessoas.      

   

     Devemos ter em mente que a mitologia e a religião são diferentes, mas que de certa formas estão interligadas, pois possuem características parecidas, as duas possuem “deuses”, que explicam aquilo que não se vê. A maior parte das religiões trabalham fundamentadas em mitos, mas muitas se baseiam em vestígios históricos, como é o caso da religião cristã, que usa a bíblia como base. Por fim, os mitos não são a base das religiões, mas as mesmas usam a mitologia para esclarecer os fatos e conceitos que lhe convém, busca a resolução do mesmo problema básico, a questão do ser, do que existe, do homem e de seu dilema moral, as explicações e os métodos aplicados são diferentes, mas as respostas que buscam são idênticas.

    A mitologia, a religião e a ciência são formas de conhecer o mundo. São modos do conhecimento, assim como o senso comum, todos eles são formas de conhecimento, pois cada um, a seu modo, desvenda os segredos do mundo explicando ou atribuindo um sentido.

   

  A religião instaura uma relação entre os seres humanos e modelos sobre-humanos ou divinos. Ela assegura assim uma filiação entre diversos mundos (divino e humano, natural e sobrenatural etc.), entre a vida e a morte, entre o profano e o sagrado. Ela à existência humana uma outra dimensão, que não é

a estrita dimensão material ou física. Incita o homem a interrogar-se sobre a vida antes do nascimento e depois da morte.²

    Por conseguinte, a função da escola além do conhecimento sistematizado, contribui para que o conhecimento religioso esteja ao alcance dos alunos. Porém, quando se alcança uma explicação clara sobre o que é um deus, torna-se cada vez mais difícil suportar uma crença. Neste contexto podemos perceber o quão grande é o papel da educação para que esses indivíduos possam ter uma noção daquilo que acontece em suas vidas, sendo também uma forma de viver em sociedade.

     O Mito trouxe conclusão para os fatos que se ressaltavam antes de se encontrar explicação cientifica. Por exemplo, não se sabia se explicar fenômenos que aconteciam no mar, barulhos, e suas explicações aos acontecimentos, eram a presença de Deus indignados ou furiosos com algo ou alguém, mas só tempos depois que a ciência veio descobrir a causa dos tais acontecimentos (fenômenos) aqui citados. Então as respostas e observações apresentadas pelos mitos, faz com que a procura da sabedoria e do conhecimento seja estabilizado para descobrir as respostas verdadeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com