TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação Inclusiva

Por:   •  18/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE CLARETIANO

BRUNA LOPES PEREIRA

PORTFÓLIO

Fundamentos da Educação Inclusiva

Serra - ES

2020

Negligência

A fase da negligência, marcada pela exclusão total da pessoa com necessidades educacionais especiais do contato e da participação social, é nitidamente visualizada desde a Antiguidade. Nessa fase, as pessoas que nasciam com alguma deficiência eram abandonadas ou mortas, pois não correspondiam aos padrões de beleza valorizados na sociedades greco-romanas.

Institucionalização

O interesse maior estava na busca da salvação da pessoa que “acolhesse” o deficiente, com base no ato da caridade. Assim, em uma perspectiva assistencialista, todos aqueles que eram considerados desviantes, deficiente, diferente dos padrões de comportamento comuns à sociedade passavam a ser institucionalizados. É dessa época a origem das Santas Casas de Misericórdia.

Criação de serviços educacionais

A primeira instituição especializada para a educação de “surdos-mudos” foi fundada pelo abade Charles M. Eppée em 1970, em Paris, com a invenção do método de sinais, destinado a complementar o alfabeto manual. Já no atendimento dos deficientes visuais, destaca-se Valentin Hauy, fundador do Institute Nationale des Jeunes Aveugles (Instituto nacional dos jovens cegos), no ano de 1784, em Paris. Hauy, naquela época, já utilizava letras em alto relevo para o ensino de cegos.

Atualidade

Há entidades que mantêm ainda o excepcional apenas em uma forma assistencial, isto é, são instituições que cuidam somente de suas necessidades físicas, sem propor condições para seu desenvolvimento. Expressões ainda correntes como 'fulano está possuído', e a procura incessante de benzedeiras e curandeiros, pela qual muitas vezes a família se dispõe a viagens e gastos, expressam de forma sutil e encoberta uma crença no sobrenatural. Esses e outros exemplos nos mostram que, apesar de toda a evolução científica e de toda a pesquisa a respeito das diferenças comportamentais, há ainda um longo caminho a seguir, a fim de que, principalmente no que se refere ao nosso país, a compreensão, o tratamento e o atendimento aos excepcionais se desenvolvam satisfatoriamente.

REFERÊNCIAS

CAMPOS, J. A. P. P.; PEDROSO, C. C. A.; ROCHA, J. C. M. Fundamentos da Educação Inclusiva. Batatais: Claretiano, 2013. - Unidade 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com