TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação Infantil

Por:   •  26/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.096 Palavras (9 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 9

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

LEITURA OBRIGATÓRIA

Nessa 3ª semana de estudo você deverá dar continuidade ao aprendizado da semana anterior, percebendo que a História da Educação Infantil no Brasil   sofreu modificações ocorridas na consolidação de uma proposta pedagógica para a Educação Infantil como parte de um processo histórico e das políticas públicas existentes no país.

a. Estudo do livro texto:

PARONETO, Glaura Morais. [et al.]. UNIUBE. O Projeto Político Pedagógico / Processos Históricos da Educação Brasileira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

Leia o capítulo 7– "A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL", tópicos 7.1.3: Capítulo 2 - “Educação Infantil – dos conceitos da história e da política pública, páginas 258 a  272.

Observe como a autora posicionar-se criticamente em relação às mudanças pedagógicas ocorridas nas concepções pedagógicas e sua efetivação nas práticas pedagógicas a partir da LDB 9394/96 e o RCNEI;

Caso você não tenha esse livro em mãos, acesse-o na Biblioteca Virtual Pearson.

"Abra a sua Biblioteca Pearson e, em seguida, acesse o livro "(nome do livro/texto)" através do filtro de pesquisa da Biblioteca, ou do link disponibilizado nesta Orientação de Estudo.

Atenção! Durante toda a leitura, sublinhe os conceitos que julgar mais importantes e anote suas possíveis dúvidas, posteriormente, esclarecê-las com o seu professor- tutor

LEITURA COMPLEMENTAR

Nessa semana você não terá leitura complementar mas deverá rever todo o capítulo 7 "A História da Educação Infantil no Brasil" para melhor entendimento do tema estudado porque nas próximas semanas mudaremos o foco do nosso estudo.

"Abra a sua Biblioteca Pearson e, em seguida, acesse o livro "(nome do livro/texto)" através do filtro de pesquisa da Biblioteca, ou do link disponibilizado nesta Orientação de Estudo.

Acessar

VIDEOAULA

Assista à videoaula “Retrospectiva Histórica da Educação Infantil no Brasil”. Nesta videoaula você realizará uma retrospectiva dos fatos históricos que marcaram a educação infantil no Brasil até o século XX nos anos 90 para poder ter uma melhor compreensão dos dias atuais.

Acesse a videoaula: “Retrospectiva Histórica da Educação Infantil no Brasil”

Clique para acessar os vídeos

VIDEO COMPLEMENTAR

Nessa semana você também deverá assistir ao vídeo complementar "A Trajetória da Educação Infantil no Brasil" que se encontra no link abaixo.

Assistir ao vídeo "A Trajetória da Educação Infantil no Brasil" .

3ª AVALIAÇÃO CONTINUADA - QUESTÃO FECHADA

De acordo com  a retrospectiva histórica das diferentes funções atribuídas à Educação Infantil no Brasil e suas respectivas características, enumere a 2ª. Coluna de acordo com a 1ª.

  1. Função assistencialista
  2. Função compensatória
  3. Função sanitária e nutricional
  4. Função terapêutica
  5. Função pedagógica

( )  Compensar atrasos no desenvolvimento decorrentes das privações culturais e econômicas.

 ( ) Responsabilizar-se por substituir a família e o profissional especializado, na resolução de problemas de aprendizagem e distúrbios de comportamento.

 ( )  Garantir o ensino de hábitos de higiene, compensar a desnutrição infantil através das merendas escolares fornecer exames médicos e odontológicos.

 ( )  Cuidar das crianças das classes trabalhadoras, liberando o tempo da mãe para atividades profissionais.

 ( )  Favorecer o desenvolvimento intelectual, afetivo, psicomotor, social e moral das crianças,

visando a sua formação como cidadãos autônomos.

Assinale a sequência CORRETA

2, 4, 3, 1, 5.

2, 4, 1, 3, 5.

1, 2, 3, 4, 5.

1, 3, 5, 2, 4.

2, 3, 1, 4, 5.

3ª AVALIAÇÃO CONTINUADA - QUESTÃO FECHADA

A partir de 1988, a Educação Infantil está passando por um processo de mudanças rápidas incorporadas às legislações.

A legislação atual, ao mesmo tempo que inova em alguns aspectos, em outros repete o que já vinha acontecendo. Segundo Oliveira (2002, p.38) a União estabeleceu quatro áreas principais para a Política Nacional da Educação, a partir da legislação vigente.

São elas:

I-Desenvolvimento de projetos curriculares, sendo elaborado no período 1997-98 o documento "Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil", com a intenção de garantir um paradigma norteador, sem anular a pluralidade e diversidade existentes.

II- Formação do profissional da educação infantil, valorizando o papel do profissional da educação infantil com este novo olhar da legislação.

III- Organização político-pedagógica administrativa das redes de ensino, com a mudança das creches do setor da assistência social para da educação, organizando-se mais o trabalho na sua forma educacional e realizando um trabalho de supervisão, acompanhamento e avaliação por parte dos sistemas de ensino.

IV- Levantamento e caracterização das instituições que atuam com a criança de 0 a 6 anos, pois, com a precariedade de dados e informações sobre a educação infantil, o Governo investirá mais incisivamente, para caracterizar e identificar esta clientela com mais clareza.

V- Responsabilizando-se por subsistir a família e o profissional especializado, na resolução de problemas de aprendizagem e distúrbios de comportamento de todas as crianças de 0 a 6 anos.

Estão corretas as alternativas contidas em:

I e V;

III e IV;

I, II, III e IV;

I, II e V;

I, II, III e V;

METODOLOGIA DA MATEMÁTICA

Estudar os conteúdos propostos na semana 3.

Prezado(a) aluno(a),

Para encerrar os estudos do capítulo 05 “Conceitos fundamentais da matemática”, esta semana deverá estudar o item 5.4, a parte de Geometria.

O objetivo deste estudo é rever conceitos primários da Geometria, para posterior, aplicabilidade no cotidiano da sala de aula.

As atividades a serem desenvolvidas são:

Estudo do texto indicado na bibliografia básica. Leia o item 5.4 Geometria página 198.

Este estudo compreende:

Conceitos primitivos – página 199;

Classificação de ângulos – página 201;

Noção de curvas – página 201;

Noção de linha poligonal – página 202;

Estudo dos polígonos – páginas 203 - 205;

Perímetro e área – páginas 208 – 210;

Sólidos geométricos – 213.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (64.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com