TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação Infantil

Por:   •  16/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

Fundamentos da Educação Infantil -  Prof. Zilda Rossi Araujo

Orientações:

  1. Assista o documentário “A Invenção da Infância”. Disponível em:  http://portacurtas.org.br/filme/?name=a_invencao_da_infancia 
  2. Faça uma reflexão e responda as questões abaixo. Para cada questão dê sua resposta pessoal  e utilize 2 citações dos textos para dar consistência as suas ideias.
  3. Faça citações de acordo com as normas da ABNT.  Não esqueça de indicar as referências ao final do trabalho.
  4. O trabalho deve ter capa padrão da Faculdade em que conste o nome dos integrantes e o título “Reflexões sobre a invenção da infância”
  5. Esta tarefa poderá ser feita em grupo de 3 e no máximo 4 pessoas.
  6. Data da socialização e entrega:  08/04/2019

  1. O documentário nos mostra diferentes infâncias coexistindo em um mesmo tempo e lugar. O que caracteriza essas infâncias?

R: Essa infancias são caracterizadas pelos diferentes meios sociais que a criança vive, por exmplo as crianças que trabalham tem mais dificldade para estudar do que as que só estudam.

  1. Ao citar Postman, Bredel (2007), Janz (2015) e Urbim (2011)  apontam uma crise no conceito de infância, e que esta pode até estar desaparecendo. A sociedade contemporânea vem alterando as características própria da infância como vestimenta, a alimentação, a linguagem e as brincadeiras.  Você concorda com os autores? Por que? Dê exemplos para esclarecer sua resposta.

R: sim, pois hoje em dia temtamos adultizar as crianças, fazendo com que se vistam como adultos, que passem maquiagem, esmalte, etc.., e isso faz com que a criança perca a infancia e se torne um mini adulto.

  1. Na idade Média, o aparente desinteresse pela infância era resultado de altas taxas de mortalidade infantil. (BREDEL, M.) Esse fenômeno ainda pode ser observado na atualidade. Como essa ideia é retratada no documentário?

R: Sim, as crianças morrem pois estão em familias com baixo poder aquisitivo, e as crianças que sobrevivem são obrigadas a trabalhar.

  1. No documentário, algumas mães ao falar sobre os filhos, fazem algumas denúncias sociais. Que denúncias são essas? Quais consequências desses problemas sociais?

R: É o trabalho infantil, as mães relatam e reclamam a perda de muitos filhos pela situação precária, pois os filhos ajudariam no sustento da família, pois começam a trabalhar ainda criança.

  1. Janz (2015, p.4) ao explicar que não havia distinção no tratamento infantil, aponta a liberdade com que se tratavam as crianças, a grosseria das brincadeiras e a indecência dos gestos não chocavam ninguém e parecia perfeitamente naturais. Aponte situações da atualidade (exemplos) que podem ser relacionadas a esta explicação da autora.

R: Crianças falando palavrão, crianças vendo programas inadequados, se vestindo e se portando como adultos, e com responsabilidades como adultos.

  1. “A invenção da imprensa foi tão importante e revolucionou de tal maneira a sociedade europeia, que através dela o sentimento de infância foi reinventado” (JANZ, 2015 p. 5). Como isto é explicado no documentário?  Que necessidade esse fenômeno traz para a infância?

R: No  documentário explica que com a invenção da imprensa ler e escrever seria fundamental para ser gente grande e as crianças teriam que aprender a decifrar os códigos da escrita para depois "entrarem" no mundo adulto.

  1. Urbim (2011) aponta que a TV  e a internet fazem pressão para que as crianças se tornem adultos. Como é retratado no documentário? Quais consequências trazem para as crianças e para a infância?

R: Saõ consequencias psicologicas e fisicas, pois as crianças se tornam preguiçosas, e tambem veem coisas que não são apropiadas, fazendo com que se tornem adultos em miniatura,  e fazendo com que não tenham a infancia que se e esperada.

  1. De acordo com Janz (2015), Rousseau era contrário a ensinar aquilo que as crianças podem aprender quando adultas e que não se deve prejudicar a infância antecipando um futuro que é incerto. Que situações do documentário podem ser relacionadas a esta ideia? Por quê?

R:  as crianças trabalhando e tendo quase todo o seu dia programado para atividades estra curriculares, pois esses deveriam ser compromissos de adultos, e a criança deveria ter pelo menos uma parte do seu dia  reservada para ser criança e ter infância.

  1. O documentário mostra várias crianças do interior da Bahia sob condições precárias, sofrendo com a exploração infantil e crianças de cidades grandes também consumidas por extensas agendas de compromissos. No que o trabalho infantil se diferencia? No que se assemelha? Quais as consequências?

R:  se diferencia pois as atividades feitas são de aprendizado que podem ser que venham a ser uteis, já o trabalho apenas faz com que a criança  comesse a ter responsabilidades antes da hora, maior do que realmente deveriam ter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (146.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com