TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Metodologia da Lingua Portuguesa

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 6

NOVE ATIVIDADES

PISCINA DE BOLINHAS

É sempre uma festa, bolinhas coloridas desenvolvem a noção das cores, e de organização, e ainda estimulam a inteiração e a afetividade.

BOLHINHAS DE SABÃO

Além de divertir nossos pequenos, que perseguem as bolinhas para estourá-las, desenvolve neles a coordenação visual-motora e a atenção.

FRUTINHAS COM VELCRO

Cola e descola, junta e separa, laranja, mamão, limão, uva, pera, banana... estimulam os pequenos a reconhecerem as frutas e falar o nome delas.

BANDINHA

A bandinha é uma atividade divertida, ao mesmo tempo que está desenvolvendo o sentido do ritmo e movimento, aumenta a coordenação motora ampla de nossas crianças.

CESTO COM ELÁSTICO

Ao organizarmos o ambiente para a turma do berçário 2, colocamos um cesto preso por um elástico comprido e amarrado no teto.

Nossos pequenos gostam muito de enchê-lo com brinquedos, peças de encaixe e também de colocar a bola dentro. Enchem e esvaziam, tiram e botam objetos.

Sabemos que essa atividade contribui para que eles adquiram a noção de dentro e fora.

BLOCOS DE ESPUMA

Essa é uma atividade bastante apreciada por nossa turminha, ao manipular as peças estão aumentando a capacidade de classificar e de reconhecerem também as formas geométricas.

TEATRO DE FANTOCHES

Percebemos ser uma das atividades preferidas por nossa turma, a qual incetiva a curiosidade e estimula a imaginação dos pequenos, além de ampliar neles a oralidade enquanto cantam e interagem com os bonecos.

SUCATA

Sabendo que toda a atividade com a criança tem sentido educativo, com a sucata não é diferente, nossa turminha está se desenvolvendo enquanto brinca, pois ao manusearem os diversos materiais estão tendo a oportunidade de comparar tamanhos, texturas, abrir e fechar tampas, construindo assim novos conhecimentos e descobrindo o mundo.

BRINQUEDOS DIDÁTICOS

Em meio a círculos, quadrados, triângulos e retângulos nossos pequenos conhecem as formas e  adquirem noções matemáticas

Jogos de encaixe desafiam e ajudam a construir autonomia, atenção, sentido tátil e a coordenação motora fina.

Móbile de garrafas

Foi o primeiro objeto que colocamos na sala do Berçário. Com um ganchinho penduramos um extensor no forro da sala e na sua ponta colocamos o bambolêde maneira que ele toque o chão, e preso a ele garrafas com gravuras do cotidiano das crianças, tais como: chupeta, motoca, gato, cachorro, os órgãos dos sentidos, entre outras.

Quando são mais novinhos e começam a engatinhar, os bebês observam apenas o movimento, mas conforme crescem e começam a andar, os desafios vão aumentando.... Se esticam, seguram e observam enfim... Trabalhamos a linguagem oral, noção de espaço, lateralidade, causa e efeito além de instigarmos a curiosidade dos pequenos. Ah, também vale o educador algumas vezes fazer o movimento de mexer no bambolê, brincar com ele, já que as crianças também aprendem por imitação.

 

Móbile do Circo

Além de deixar a sala atrativa e colorida esse móbile nos proporcionou momentos de observação e de brincadeira.

 

Painel Decorativo

O painel decorativo é um dos elementos da construção do nosso ambiente. É um espaço onde expomos nossos trabalhos artísticos como: nossos primeiros rabiscos, pinturas com tinta guache, entre outros.

O interessante é o pertencimento das crianças como esse espaço sendo o seu, já que reconhecem suas produções.

 

 

 

 

Bambolês

Que diversão!!!!! Nessa atividade desenvolvemos a motricidade ampla.

Inicialmente, as crianças brincaram, dançaram e exploraram o objeto. Após, dispomos o bambolês no chão enfileirados, assim construímos um circuito onde as crianças caminharam e correram seguindo um ritmo orientado pelas professoras.

 

Bexigas d’água

Uma brincadeira simples!

O que será que tem dentro do balde?

Uma bexiga na mão?

O que dá pra fazer?

Testando...

Acabou?!

Bexigas com água e o pátio! Isso porque os bebês descobrem que a calçada estoura facilmente as bexigas! É festa com certeza! Difícil é ver a cara deles quando as bexigas acabam! Temos algo inusitado (geralmente as bexigas não tem água!), trabalha peso, equilíbrio, força, socialização, muita alegria, entre muitas outras coisas!

 

Balões

Para cima para baixo ao som de uma musiquinha os balões saltitavam ao ritmo dos pequeninos.

Então... uma brincadeira surgiu! Desenhamos rostinhos nos balões - tristes, felizes, zangados – enfim...As crianças adoraram!!!

 

 

 

 

Vamos rasgar papéis?

Olha o que as crianças descobriram numa manhã de brincadeiras na sala:

Assim, elas ficaram um tempão... ora rasgando papéis, ora folhando as revistas...

Texturas

Sensações

Criatividade

Imaginação

Solução de Problemas

Interações/Relações

Encanto

Como é bom vê-los assim se desenvolvendo e nos surpreendendo!

 

Teatro de dedoches

O teatro de dedoches proporciona a imaginação e o encantamento nas crianças. Além das histórias contadas como “Os três porquinhos” e “Chapeuzinho Vermelho” utilizamos esse momento para cantar músicas infantis utilizando dedoches de bichinhos, como por exemplo, “Borboletinha”, “O sapo não lava o pé”...

 

Páscoa

A semana da páscoa proporcionou momentos de curiosidade e encantamento. Muitos sentimentos afloraram como a felicidade, na apresentação do teatro e da cenoura roída pelo coelho, e o medo com visita do Coelhinho da Páscoa.



A contação de histórias no berçário acontece com livrinhos bem coloridos, pouca escrita e bastante imagem.

Na hora do conto, as crianças se organizam sentados no tapete. Contamos histórias curtas que estimulam a concentração e a imaginação. Sendo assim, conseguimos prender a atenção das crianças com as cores, sons e a forma de ler, com diferentes entonações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (171.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com