TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Metodologia da Lingua Portuguesa

Por:   •  10/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.456 Palavras (10 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-INIDERP

Centro de Educação à distância

Polo de Apoio Presencial de Piacatu - SP

Pedagogia

Projeto Multidisciplinar III

Ana Maria da Silva Altoé – 412074

                                              Cristiane Altoé Zandoná – 412098

                                              Luciane Altoé Custódio – 412157

 Tatiane Elisa Altoé Lazareto – 412220

“PROJETO EDUCATIVO”

TUTORA PRESENCIAL: Profª Maria Emília P. Soares

PIACATU/SP

25/05/2015  

1. RESENHAS

1.1- Uma nova cultura de aprendizagem

   No referido texto, explica como define a prática pedagógica por meio de desenvolvimento de projetos, como o ambiente deve ser quais os meios utilizados para se construir um projeto e também fundamenta idéias piagetianas com os pensadores Dewely, Freire, Vigotsky. Destaca Almeida que aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de diferentes áreas, que estabelecem do conhecimento cotidiano dos alunos.

   Almeida enfatiza mudança radical que a escola deve tomar para desenvolver projetos como: criar espaços para que professores e alunos tenham liberdade de desenvolver de forma cooperativa, trabalhar em equipes, incorporar tecnologias dentre outros, com isso impulsionar uma nova cultura no aprendizado.

   Conclui-se que a aprendizagem por meio de projetos é a mudança que surge para formação do aluno e favorece no desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, cultural, construindo sua independência.

1.2-Integração das tecnologias na educação

   Na pedagogia de projetos a autora Maria Elisabete afirma que o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisas e de criar relações que incentivam a pensar coisas que gostariam de aprender e de fazer, para a reconstrução de conhecimento.

   Para a autora, o professor deixa de ser transmissor de informações e cria situações de aprendizagem onde o professor realiza mediação necessária para que esteja aprendendo a partir das situações criadas. O professor precisa acompanhar o aluno no processo de aprendizagem, entender seu contexto de vida, sua história, sua cultura, seu universo cognitivo e afetivo.

   A pedagogia de projetos contribui para um novo desafio ao professor, pode tornar possível ao aluno um modo de aprender baseado na integração entre várias áreas do conhecimento como também mídias e recursos sendo obrigatório para a realização de projetos.

1.3- O fazer e o compreender

   Durante o processo de ensino aprendizagem se baseia na idéia que o aluno mostre que aprendeu se for capaz de utilizar com sucesso as informações adquiridas.

   No entanto esse fato não significa que tenha realmente assimilado o que fez.

   Segundo Piaget viu que há uma diferença entre o fazer com sucesso e o compreender o que foi feito. Piaget publicou livros La Prise de Conscience e Ressir ET Compreender, mostrando-nos como as crianças desenvolvem no processo de compreensão contextualizada.

   Piaget também mostrou que a compreensão é o fruto da qualidade da interação entre criança e o objeto. Os objetos têm que ser riscos de oportunidades, que o professor possa desafiá-lo a desenvolver a qualidade interação com que está sendo feito.

   A educação por meio de projetos educacionais tem sido bastante compreendida por uso dos projetos e atividades estimulantes onde o aluno possa desenvolver com o criar que faz, utilizando objetos ricos, que ofereça meios de exploração, possibilite ao professor mecanismo de percepção interação podendo desafiá-lo a qualidade da interação com o que está sendo feito.

   Para ocorrer uma mediação pedagógica o educador extremamente necessário acompanhar o processo de aprendizagem do aluno, nas atividades educacionais,  tem que estar apontados os objetivos propostos.

1.4-Aprendendo com projetos

   Para o autor Fernando José Almeida, a informática traz benefícios para a educação, contribuindo o trabalho para os educadores, deixando a escola moderna.

   As praticas pedagógica com projetos é a maneira inovadora no trabalho dos professores e educadores. O projeto une as disciplinas, buscam realizar os problemas sociais e contribuem para solucionar através da prática concreta dos alunos e da comunidade escolar.

   Segundo Fernando os projetos construído possibilita à interação não só do aluno, e da escola, mas sim da presença dos pais, de um profissional, enfim o projeto tem que ter contato fora da sala de aula, além da escola, onde buscam problemas reais, concretos, com isso os alunos buscam informações e adquirem experiências.

O projeto bem conduzido faz com que os alunos e profissionais alcancem seus conhecimentos.

1.5-Projeto Pedagógico: Por que, quando e como-Educação Infantil

   A partir da segunda metade do século XX, foi preciso repensar o atendimento institucional ás crianças de 0 a 6 anos de idade, a incorporação das mulheres de classe média no mercado de trabalho, o crescimento rápido e desordenado das grandes cidades e a falta de espaço para brincadeiras de crianças nesses grandes centros.

   Assim, as propostas de uma educação voltada para a realização e o desenvolvimento infantil orientavam quase que exclusivamente as condutas para o atendimento das crianças de classes sociais favorecidas.

   Em 1982, foi inaugurada a primeira das quatro creches existentes hoje na universidade. Desde sua criação a creche teve como pressuposto o trabalho centrado as crianças e nas relações família/creche, criança/criança, adultos/criança.

   Com o objetivo de promover o desenvolvimento afetivo, físico e intelectual das crianças, a creche da USP foi planejada com espaço de interação e respeito à criança e à família, considerando os direitos destas á atenção de qualidade, que conjugava o cuidado e a Educação. O espaço físico foi construído e organizado para atender às necessidades das crianças, num ambiente agradável e aconchegante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com