TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e metodologia da lingua portuguesa

Por:   •  10/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 6

O poder da palavra: capacidade para comunicação

Texto dissertativo argumentativo sobre as quatro habilidades da língua materna, importância da leitura e estratégias de ensino:

Ouvir, falar, ler e escrever são as quatro habilidades que usamos para nos comunicar. Em geral fazemos uma combinação entre elas em um processo de interação. Quando escutamos uma palestra ou até mesmo, assistindo uma aula teórica, por exemplo, estamos interagindo de alguma forma: sinalizando com o rosto, se concordamos ou não, ou fazendo anotações destacando o que achamos ser mais importante. O mesmo acontece quando estamos lendo, falando e escrevendo, estamos sempre em interação.

Segundo defendem as teorias de Noam Chomsky e de outros linguistas, a língua materna pode ser aprendida até aos doze anos de idade. Uma vez superada essa etapa, as habilidades linguísticas do falante são distintas e qualquer língua aprendida passará a ser considerada como uma segunda língua.

O objetivo da leitura é formar um leitor competente, pois a leitura é o maior instrumento para construção do conhecimento. Despertar no aluno o interesse pela leitura é o maior legado de um professor. Leitores competentes e interessados só se farão com uma prática constante da leitura de textos variados.

De acordo com os PNC a leitura é importante para: ampliar a visão de mundo e inserir o leitor na cultura letrada; estimular os desejos de outras leituras; possibilitar a vivencia de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação; permitir a compreensão do funcionamento comunicativo da escrita: escreve-se para ser lido; expandir o conhecimento a respeito da própria leitura; aproximar o leitor dos textos e os tornar familiares – condição para a leitura fluente e para a produção de textos; possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens; informar como escrever e sugerir sobre o que escrever; ensinar a estudar; possibilitar os leitor compreender a relação que existe entre a fala e a escrita; favorecer a aquisição de velocidade de leitura e favorecer a estabilização das formas ortográficas.

Algumas estratégias de ensino para ativar o conhecimento prévio e despertar o interesse das crianças são: analisar os vários elementos dos textos, como: títulos e subtítulos, imagens, gráficos, tabelas e outros; ler a introdução para identificar o tema; ler a primeira sentença de cada parágrafo ou capítulo; buscar alguma informação especifica do texto que possa ser relevante.

Os PCN (Brasil, 1997, p.44) alertam para algumas condições favoráveis para a formação de leitores nas series iniciais, essas condições de forma resumida são: formação de uma biblioteca na escola; variedade no acervo; formação de um acervo na sala de aula; organização de momentos de leitura em que o professor também leia; planejamentos de atividades diárias de leitura; possibilidades de escolhas de obras e gêneros pelos próprios alunos; garantir aos alunos de não serem incomodados durante a leitura; possibilidade de empréstimos de livros da escola aos alunos; estabelecimento de uma política de formação de leitores.

Os PCN ainda acrescentam:” Além das condições descritas, são necessárias propostas didáticas especificamente no sentido de formas leitores” (Brasil, 1997, p.44). E apresentam sugestões de trabalho com os alunos como por exemplo: leitura diária, leitura colaborativa, projetos de leitura, atividades sequenciadas de leitura, atividades permanentes de leitura e a leitura feita pelo professor.

As habilidades da língua: tratamento didático

Resumo dos principais tópicos:

Este capítulo fala do processo ensino aprendizagem na sala de aula para os anos iniciais do ensino fundamental, com base nos PCNS.

 Os conteúdos de Língua portuguesa segundo os PCNS precisam estar ligados com nova tendência linguísticos para a aprendizagem da língua materna.

 De acordo como o PCN organiza, a escola se responsabiliza por ensinar a língua padrão em suas habilidades linguísticas: falar, escutar, ler, escrever. A língua portuguesa é uma forma de evolução do conhecimento para o aluno e um meio de crescimento para suas possibilidades linguísticas.

 A organização dos conteúdos dos PCNS s faz em alguns critérios. Critérios estes muito importantes, pois são muitas diferenças culturais, sociais e econômicas em nosso país e devido a estes critérios os conteúdos escolares são inseridos em todas as escolas. Isso faz com que os professores se adéquam da melhor maneira para suprir essas diferenças e passar o conteúdo necessário para seus alunos.

Ao se trabalhar a oralidade se trabalha também com a autoestima do aluno. Quando ler ele precisa de incentivo e não de críticas. Os PCNS exigem do professor um planejamento adequado da ação pedagógica e respeito às formas de expressão de seus alunos referente ao meio em que vive.

Propondo aos se juntarem em grupos para formularem seus trabalhos.

Podem ser trabalhadas com os alunos várias formas de exercícios para propor a oralidade como:

-O diálogo: participam dois interlocutores.

-A entrevista: Um interlocutor pergunta e o outro responde.

-A reunião-discussão: o grupo se reúne para discutir um tema.

-Entre outros: Exposição-Participação, e todos com sugestão de atividades.

-Todas elas têm articulação com escritas, através de relatórios, questionários. Precisam ser bem preparadas e com algum sentido para o entendimento das crianças.

Elaboração do plano de aula para alunos do Ensino Fundamental sobre Poesia

O que é poesia?

Poesia é um gênero literário, caracterizado pela composição em versos estruturados de uma forma harmoniosa, poesia é tudo aquilo que desperta sentimentos, que sensibiliza.

Poesia:

As borboletas

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas.

Borboletas brancas
São alegres e francas.

Borboletas azuis
Gostam muito de luz.

As amarelinhas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então...
Oh, que escuridão!

Vinicius de Morais

Plano de aula:

Objetivo

-Conhecer o poema: As borboletas

- Ler silenciosamente, coletivamente e individualmente o poema

- Produzir textos

-Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita de poesias

- Valorizar a poesia como Gênero Literário

Conteúdo

Oralidade, leitura e escrita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com