TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GENEROS TEXTUAIS

Por:   •  7/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.766 Palavras (28 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1][pic 2]

                SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA 7º SEMESTRE

LINDIANE DE ALMEIDA REIS

                    ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

                                           

[pic 3]

Lauro de Freitas

2016

LINDIANE DE ALMEIDA REIS

                          ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

                           Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental –7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Thais Rodrigues Gonzaga Probst

Tutor de sala:  Verena Leite de Aragão

                                                   

                                                 Lauro de Freitas

                                                           2016

                                                sumário

INTRODUÇÃO..        04

1  ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO:  ORGANIZAÇÃO  E  CONTRIBUIÇÃO         05

1.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

2 ROTINA OBSERVADA ..........................................................................................06

3 REFERENCIAL TEÓRICO        08

4 INTERVENÇÃO  NOS ANOS INICIAIS  DO ENSINO  FUNDAMENTAL         11

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................22

6 MOSTRA  DE ESTÁGIO.........................................................................................27

CONSIDERAÇÕES FINAIS        28

REFERÊNCIAS..........................................................................................................29


INTRODUÇÃO

      O estágio de docência nos anos inicias do ensino fundamental tem como finalidade possibilitar ao acadêmico a vivência no ambiente escolar, bem como a prática de ensino durante sua formação, envolvendo o contato com os profissionais da educação e discentes da escola.

     Constitui-se em uma etapa essencial na formação de Pedagogos na experiência docente e contato com a realidade educacional, desde as etapas de observação à docência. O Estágio nas séries iniciais do ensino fundamental atende às exigências regulamentares do Conselho Nacional de Educação e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, artigo 65, que definem a obrigatoriedade do   Estágio no Curso de Pedagogia, a fim de afirmar a real capacidade do acadêmico no exercício profissional.

      No período da observação, foi constatado a dificuldade dos alunos do 5o ano trabalharem com leitura e produção textual, por esse motivo decidimos que as aulas de intervenção seriam sobre “Gêneros Textuais”

     Os gêneros textuais são práticas comunicativas estritamente relacionadas com a utilização da língua que advém das próprias práticas sociais refletindo na interação dos sujeitos sendo, deste modo, tão variados quanto  as esferas da atividade humana. Cabe, portanto, ao professor garantir aos alunos o acesso a uma variedade de gêneros textuais, uma vez que a diversidade de gêneros ajuda na ampliação do universo cultural, na inclusão social e na inserção do aluno no mundo letrado.

    Trabalhar com os gêneros textuais tem por objetivo enriquecer os conhecimentos, instigar o desejo de realizar produções textuais próprias, desenvolver a competência discursiva e ampliar a capacidade de produzir e interpretar textos.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

       A escola observada é uma escola privada, que foi criada em 09/01/1987 e está localizada em uma comunidade de classe média. Funciona de segunda a sexta-feira, perfazendo uma carga horária anual de 840 horas, distribuídas em 210 dias letivos. As aulas acontecem entre os meses de janeiro a dezembro, com um recesso em junho (quinze dias). Uma semana antes do retorno das aulas os funcionários retornam de férias para decoração e planejamento do novo ano letivo que se inicia.

     A escola é constituída por uma diretora, uma coordenadora, uma supervisora, quatro professoras, formadas em magistério e Pedagogia que lecionam em turnos diferentes, duas auxiliares e uma servente que também é porteira. Funciona nos turnos matutino e vespertino, atendendo em media 150 alunos, distribuídos entre Educação Infantil (turno vespertino) e Fundamental- Anos Iniciais (turno matutino).

     As instalações físicas da escola estão compostas por: sete salas (salas da diretora, supervisora e coordenadora que dividem a mesma sala, sala das professoras e quatro sala de aula), uma biblioteca, três banheiros, uma cozinha e um pátio externo. Tendo como recursos didáticos para um bom desenvolvimento das aulas televisão, retroprojetor, DVD, e computador. As salas são bem ornamentadas e confortáveis.

     Todos os conteúdos aplicados na escola são divididos por disciplinas independentes: Português, Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes, Inglês, Educação Física que inclui o Balett e o Judô.

     O Projeto Pedagógico da instituição possui características básicas de um projeto: totalidade, identidade, intencionalidade, dinamismo, construção pedagógica, e todos os professores participam do desenvolvimento do projeto.  

     O público de pais que a instituição atende é de classe media, porém, alguns possuem ou estão cursando nível Superior. O que faz com que exijam cada vez mais do ensino da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.1 Kb)   pdf (245.2 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com