TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESCOLAR: Quem São Os Responsáveis E Como Eles Atuam

Por:   •  11/10/2019  •  Artigo  •  12.719 Palavras (51 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 51

GESTÃO ESCOLAR: Quem São Os Responsáveis E Como Eles Atuam

SILVA, Bezeny Andrade 1

COSTA, íris Souza 2

SANCHES, Lana Iara 3

PINHEIRO, Michel Santos 4

FARIAS, Odete Tavares 5

DÓRIA, Carla Lidiane 6

RESUMO

Este estudo tem como objetivo compreender a importância do trabalho dá gestão escolar no comprometimento com o ensino e aprendizagem. Procura conhecer também, se a prática conjunta com os professores modifica os resultados da ação, redimensionando de tal modo o vínculo entre a teoria e a prática, entre os meios e os fins, entre consciência e ação. A gestão escolar é tema recorrente do debate político educacional e seu conceito apresenta diversas lacunas. Entre outras, uma refere-se ao fato que, nas escolas, as relações entre docentes e alunos, assim como de todos os envolvidos dentro desse contexto devem convergir para atingir um propósito pedagógico, a educação. Buscando uma gestão que promova a organização, a mobilização, a articulação de todas as partes envolvidas, para assim, garantir o avanço do processo educacional, considerando que o conceito de gestão é de extrema importância, na medida em que desejamos uma escola que atenda as atuais exigências da vida social. A consolidação de uma gestão de cunho democrático, para que a equipe possa exercer autonomia.

Palavras-chave: Gestão, Cultura, Escola, Educação, Formação.

ABSTRACT

This study aims to understand the importance of school work in the commitment to teaching and learning. It also seeks to know if joint practice with teachers alters the results of action, so resizing the link between theory and practice, between means and ends, between consciousness and action. School management is a recurring theme of the educational political debate and its concept has several gaps. Among others, one refers to the fact that, in schools, the relationships between teachers and students, as well as those involved in this context must converge to achieve a pedagogical purpose, education. Seeking a management that promotes the organization, mobilization, articulation of all parties involved, thus ensuring the advancement of the educational process, considering that the concept of management is extremely important, as we want a school that meets the current demands of social life. The consolidation of a democratic management, so that the team can exercise autonomy.

 Keywords: Management, Culture, School, Education, Training.

__________________________

 Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Paulista – UNIP.  

2 Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Paulista – UNIP.  

3 Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Paulista – UNIP.  

4 Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Paulista – UNIP.  

5 Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Paulista – UNIP.  

6 Orientador do TCC da Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Paulista – UNIP.  

  1. INTRODUÇÃO

        A gestão escolar constitui uma dimensão e um enfoque de atuação em educação, que objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos socio educacionais dos estabelecimentos de ensino, orientados para a promoção efetiva da aprendizagem dos alunos, de modo a torná-los capazes de enfrentar adequadamente os desafios da sociedade complexa, globalizada e da economia centrada no conhecimento.

         Por efetividade entende-se, pois, a realização de objetivos avançados, em acordo com as novas necessidades de transformação socioeconômico-cultural, mediante a dinamização do talento humano, sinergicamente organizado.

         Gestão escolar é tema recorrente do debate político educacional. Durante a ditadura militar, com as estruturas administrativas centralizadas e burocratizadas, os diretores das escolas obedeciam às regras impostas, nesse momento as reivindicações dos educadores tratavam de obter a autonomia escolar, sendo está vinculada à necessidade de alternativas curriculares e didáticas no combate à evasão e repetência que ocorria. A Gestão Escolar não pode deixar de fazer uma conexão com as estruturas organizacionais, criando sempre novas estratégias, para que possa aumentar a produtividade, possibilitando aos seus educadores um planejamento com diferentes práticas educativas.

                Portanto, é neste sentido que o trabalho do Gestor deve acontecer frente à prática educativa, para que o aprendizado possa acontecer realmente nas escolas, os alunos devem ser estimulados constantemente, para obter satisfação e significado na sua aprendizagem. Nesse sentido, o estudo busca compreender qual a importância que o Gestor Escolar comprometido com o Ensino Aprendizagem dos Alunos realiza na prática, e como tem trabalhado nesses últimos anos. Gestão escolar pode ser entendida como uma forma de qualificar, por meio de conceitos e fundamentos da gestão, todos os processos institucionais de uma escola, além, é claro, de melhorar a qualidade do ensino oferecido.

                Para se alinhar a esse objetivo, a gestão escolar atua como um instrumento voltado para a análise de resultados, cumprimento de metas, capacitação e motivação tanto do corpo docente como de todos os colaboradores dos demais departamentos. Além disso, tem o intento de promover a integração dos pais com a escola, entre outras ações que aumentarão a qualidade da instituição.

                Os objetivos desta pesquisa foram de contextualizar a história da educação no Brasil, demonstrar os conceitos de gestão escolar e gestor escolar, identificar e avaliar quais as características dos gestores e descrever a presença da gestão participativa no ambiente escolar.

Os gestores são, então, como os maestros, que direcionam suas equipes para que façam trabalho da melhor forma possível, de modo a alcançar os objetivos esperados pela instituição. Cada um desses gestores precisa cuidar para que sua equipe trabalhe de acordo com diretrizes gerais da escola.

 Em outras palavras, o gestor precisa saber articular o trabalho de sua equipe com o trabalho das outras equipes, para que a instituição funcione bem como um todo. Portanto, é neste sentido que o trabalho do Gestor deve acontecer frente à prática educativa, para que o aprendizado possa acontecer realmente nas escolas, os alunos devem ser estimulados constantemente, para obter satisfação e significado na sua aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (81.4 Kb)   pdf (396.7 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com