TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA – ATLAS DA VIOLÊNCIA – JUVENTUDE PERDIDA

Por:   •  19/11/2017  •  Resenha  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR

CURSO DE DIREITO

MARIELLE FERNANDEZ DE ARAÚJO

RESENHA – ATLAS DA VIOLÊNCIA – JUVENTUDE PERDIDA

Salvador

2017

MARIELLE FERNANDEZ DE ARAÚJO

RESENHA – ATLAS DA VIOLÊNCIA – JUVENTUDE PERDIDA

                                                       

Atividade a ser apresentada na disciplina Projeto de Pesquisa em Direito –PPD, curso de Direito da Universidade Católica do Salvador como pré-requisito para a obtenção de nota sob a orientação do professor Lucio Gomes Dantas.

Salvador[pic 2]

2017

RESENHA – ATLAS DA VIOLÊNCIA – JUVENTUDE PERDIDA[pic 3]

        A violência continua sendo um dos problemas mais graves e presentes na vida dos brasileiros. Para uma parte de jovens da população, esse problema toma proporções de tragédia. Segundo os dados do estudo Atlas da Violência 2017: o pico de taxa de homicídio se dava aos 25 (vinte e cinco) anos, porém hoje gira em torno de 21 (vinte e um) anos. Acrescenta ainda com dados obtidos pelo Ministério da Saúde que houve um aumento de 17,2% na taxa de homicídio de indivíduos entre 15 e 29 anos.

        Fazendo um paralelo com o Atlas da Violência do ano de 2016, este mostrou que o Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo. Uma em cada dez vítimas de violência letal reside no Brasil. Assim sendo, cumpre dizer que no Atlas de Violência de 2017, chama a atenção quanto às taxas de homicídios de jovens nos estados de Alagoas e Sergipe que tiveram um aumento significativo e não de uma totalidade.

Conforme estudos, nota-se que a violência é um fenômeno social complexo, influenciado por diversos fatores. Alguns especialistas apontam as desigualdades econômicas e sociais estruturais, a criminalidade também relacionada ao tráfico de drogas, bem como outros fatores decorrentes deste fenômeno.

Ademais, analisando de uma forma ampla e diante dos dados obtidos na pesquisa, percebe que alguns locais comparados com os bolsões de pobreza em outros municípios pelo país, não apresentam políticas públicas adequadas ao acesso mínimo de direitos fundamentais, como sendo: água encanada, saneamento básico, luz, policiamento e equipamentos de segurança em geral; nem tampouco acesso às outras políticas públicas não menos importantes, como a educação, o emprego, a formação profissional e a saúde. Portanto, escasso de cidadania.

REFERÊNCIAS

CUNHA, Carolina. Violência: Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com