TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Projetos Educacionais

Por:   •  20/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

Tentativa 1

Por Escrito: ago 17, 2020 14:02 - ago 19, 2020 13:10

Exibição do Envio

liberado: ago 10, 2020 23:59

Pergunta 1 0.3 / 0.3 pontos

De acordo com Oliveira (2013), em sua obra intitulada Administração de Projetos: Melhores Práticas Para Otimizar Resultados, alguns acontecimentos contribuíram, direta ou indiretamente, para o desenvolvimento, estruturação e consolidação da gestão de projetos. É muito importante conhecermos o passado para entendermos melhor o presente e, de forma sustentada, projetar ideias e acontecimentos futuros. Nesse sentido, o autor ajuda-nos a refletir identificando alguns acontecimentos históricos marcantes a respeito do tema gestão de projetos, que ele denomina administração de projetos – os dois termos, nesse caso, são equivalentes. Pensando na origem dos projetos na sociedade, em uma visão histórica dos acontecimentos, apresenta-se:

"A construção das pirâmides do Egito, a partir de meados de 2.800 a. C., podendo-se considerar, principalmente para a realidade da época, como algo extremamente complexo, pela elevada quantidade de variáveis envolvidas, tais como o processo de captação, preparação, transporte e colocação certa das pedras, a quantidade de trabalhadores e a sua alocação nas atividades a serem realizadas, a preparação de utensílios a serem colocados no interior da pirâmide, sendo que cada faraó queria que a sua pirâmide – onde seria enterrado – fosse maior e "mais bonita" do que as de seus antecessores. Mas se o leitor quiser exercitar o seu raciocínio, pode pensar a respeito das "loucuras" que foram as construções da Muralha da China – iniciada em 221 a.C. e concluída no século XV durante a Dinastia Ming –; do Coliseu de Roma – entre os anos 70 e 90 d.C., por Vespasiano e concluído por Tito –, do Canal de Suez – entre 1859 e 1869, e inaugurado em 17/11/1869 – ; da Estátua da Liberdade – inaugurada em 28/10/1886 –; da Torre Eiffel – inaugurada em 31/03/1889 e idealizada por Gustave Eiffel (1832-1923) –, e do Cristo Redentor – inaugurado em 12/10/1931 –, mas não esquecendo o planejamento e a execução da ida do homem à Lua, pela Missão Apollo 11, em 20/07/1969."

OLIVEIRA, D. P. R. Administração de Projetos: melhores práticas para otimizar resultados. São Paulo: Atlas, 2013, p. 11-12.

No excerto que você acabou de ler, são citados alguns exemplos de grandes projetos que se destacaram na história da humanidade. Em relação aos projetos educacionais, eles se estruturaram na sociedade a partir da década de 1960. Considerando o contexto dessa época, os primeiros projetos de ensino tinham a finalidade de:

a) proporcionar instrumentos didático-pedagógicos que sustentassem uma forma de inovar os conteúdos curriculares das escolas, com a finalidade de estabelecer estratégias criativas e diferenciadas referentes aos métodos de ensino.

b) mostrar a eficiência das instituições escolares com a finalidade de aumentar a demanda de matrículas e fazer com que as instituições de ensino ficassem conhecidas pela quantidade de alunos.

c) absorver as ideias de ensino lançadas pela UNESCO, pelo Banco Mundial, pelas Fundações de Amparo à Pesquisa, entre outros, que deram apoio e incentivo ao desenvolvimento de projetos na área da educação naquele momento histórico.

d) resolver problemas multidisciplinares e de ordem complexa em relação à aprendizagem dos estudantes, os quais eram diagnosticados por meio de uma avaliação diagnóstica psicoeducacional, pois a atenção a esses problemas era solicitada por grupos profissionais e pessoas com as mais diversas expectativas, encadeadas entre si em prol do melhor atendimento aos alunos.

e) gerenciar em uma organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com