TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Educação e da Pedagogia, Didática da Alfabetização e do Letramento

Por:   •  9/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 7

Lidia Ra  

História da Educação e da Pedagogia, Didática da Alfabetização e do Letramento, Aprendizagem e Desenvolvimento Social da criança, Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos.

RIO VERDE - GOIÁS

2016

Lidia Ra

História da Educação e da Pedagogia, Didática da Alfabetização e do Letramento, Aprendizagem e Desenvolvimento Social da criança, Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos.

Relatório apresentado ao curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de História da Educação e da Pedagogia, Didática da Alfabetização e do Letramento, Aprendizagem e Desenvolvimento Social da criança, Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos.

RIO VERDE - GOIÁS

2016

[pic 1]

        

INTRODUÇÃO

 Aplicada pela primeira vez em 2008, a Prova Brasil é um instrumento que auxilia professores e gestores escolares no acompanhamento do nível de alfabetização das crianças do 2° ano do Ensino Fundamental.

Junto com a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), a Prova Brasil analisa a aprendizagem dos alunos durante o ciclo de maior aprendizagem da alfabetização e avalia se o desempenho alcançou a meta que é proposta pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Com foco em duas matérias importante no ensino, a Matemática e a Língua Portuguesa. Ao longo do trabalho iremos entender melhor como é aplicada, seus conceitos, realização e resultados.  

 Avaliação Externa em larga escala no Brasil

 Nas últimas décadas a avaliação em larga escala adquiriu grande importância no cenário educacional brasileiro. Inúmeras ações foram desenvolvidas para avaliar o ensino passado aos jovens, tanto pelo governo federal, através do SAEB, Prova Brasil, Enade e o Enem. E outros meios de avaliação que os governos estaduais e municipais criaram para ver os rendimentos escolares.

Na década de noventa, foram realizadas as primeiras provas por um órgão do governo federal, tendo como meta avaliar e melhorar o desempenho tanto dos alunos como a maneira que era passada as matérias, com a participação de técnicos das secretarias de estado da educação, professores da rede pública e particulares.

Atualmente as avaliações de larga escala em nível nacional continuam concentradas no INEP e a participação de professores e comunidade escolar, que está relacionado na elaboração e aplicação dos testes, e divulgação dos resultados.  

Avaliações externas nas series iniciais do ensino fundamental

Avaliações externas em larga escala são desenvolvidas fora do ambiente escolar para serem aplicadas a um grande número de participantes. É possível obter duas análises distintas sobre o desempenho dos alunos: a análise normativa e a analise criterial. •. Normativa: Compara realizações de alunos inseridos em um mesmo grupo, como vestibulares e exames de qualificações. • Criterial: Verifica o aprendizado de cada aluno em relação a objetivos previamente definidos em função de suas realizações pessoais. Tendo como avaliação: Prova Brasil.  

O que é Prova Brasil? A Prova Brasil é uma avaliação do sistema público de ensino do pais.

Realizada por amostragem com alunos de quinta e nono ano do ensino fundamental e do terceiro ano do ensino fundamental de escolas públicas urbanas e rurais que tenham pelo menos vinte alunos por série, a avaliação medirá os conhecimentos em leitura e resolução de problemas. O resultado não é apenas avaliar o aluno e sim utiliza-los para promover um diagnóstico da situação do ensino no pais, já que os dados coletados são usados para calcular o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) A Prova Brasil é um exame que busca avaliar o sistema público de ensino do pais. Criada em 2005 para complementar a avaliação proposta pelo SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), desde 2009, a prova abrange escolas da zona rural. Na avaliação, os estudantes testam seus conhecimentos em Matemática e Língua Portuguesa.

Em 2013 foi incluída a matéria de ciências para as turmas do nono ano.  

Objetivos

Avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas, de forma que cada unidade escolar receba o resultado global. Contribuir para o desenvolvimento, em todos os níveis educativos, de uma cultura avaliativa que estimule a melhoria dos padrões de qualidade e equidade da educação brasileira e adequados controles sociais de seus resultados. Concorrer para a melhoria da qualidade de ensino, redução das desigualdades e a democracia da gestão do ensino público nos estabelecimentos oficiais, com metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional. Oportunizar informações sistemáticas sobre as unidades escolares.  

 Métodos

 As questões são elaboradas com base nas propostas curriculares estaduais e municipais e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, PCNs (diretrizes elaboradas por disciplina pelo Governo Federal para orientar o conteúdo trabalhado nas escolas do país). A prova é dividida em dois blocos de cada disciplina e um terceiro de ciências, no caso dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.   Para definir o conteúdo das questões, especialistas de cada área as formulam e classificam por grau de complexidade com base no raciocínio dos próprios alunos, que por amostragem são selecionados para testar a prova. A partir disso, um conselho verifica como cada item cobrado na questão é resolvido pelos estudantes, eliminando as que têm possibilidade de acerto por chute e atribuindo uma nota de 0 a 500 para cada uma delas.   De acordo com o Departamento de Avaliação da Educação Básica do Inep, cerca de 60% das perguntas são classificadas como nível médio, o restante se divide entre fáceis e difíceis.  1.6 Público alvo. Estudantes da quinta e nono ano do ensino fundamental de todas as redes de ensino do Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (753 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com