TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PEDAGOGIA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  11/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.464 Palavras (10 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

                    Julia Sandra de Castro Alves                   RA 4300070113

                    Luene Batista de Souza Costa                  RA 4351851586

                    Renato Constantino dos Santos                RA 1299913448

                    Thatiane Aparecida de Souza Rabelo      RA 4300076732                

                    Vanessa Medeiros da Silva                           RA 4300070012

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância CAMILA ANDRIOTTI.

BRASÍLIA

NOV/2013

INTRODUÇÃO

O processo de alfabetização e letramento na vida do individuo nas series iniciais e relevância importante, esse processo que nunca que finda tenda  a se prolongar por toda a vida do sujeito.

Ler, escrever, decodificar, codificar , letrar e alfabetizar são muitos os termos que envolvem esta nomenclatura porém vale ressaltar que o processo é um só.Precisamos alfabetizar letrando para que os educando  entendam o que escrevem , lêem com coerência  , saibam se expressar e usar esse processo ao seu favor  para o seu bem.

Todo esse processo vêem englobar toda uma estrutura a tríade ( família, escola , aluno), para que o processo nunca que esgote, são varias  as etapas da alfabetização , porém não só alfabetizar mas também tomar o gosto pela leitura, pela escrita pela compreensão.

Neste trabalho abordaremos  esse letramento e alfabetização com objetivo de esclarece,sanar algumas dúvidas, e importante que fique claro as diferenças entre analfabetismo, analfabetismo funcional, letramento , alfabetização, para melhor entendimento do assunto e também a  desenvoltura de como poderá ser realizado um trabalho no ambiente escolar nesse processo.

“Estar alfabetizado é...”

Ser alfabetizado não quer dizer que seremos bons escritores. A alfabetização é o conhecimento de leitura  é o conhecer as palavras e saber o que significa.Mas no entanto posso ter grandes problemas para ler e compreender o que foi solicitado.

(Luene Costa).

Alfabetizado é ter o conhecimento de interagir com os meios de palavras escritas em diversas situações compreendendo a ler e a escrever o que esta escrito .

(Renato Constantino)

E ter os conhecimentos para o entendimento e desenvoltura da nossa língua e compreender desde o traçado de uma letra as e suas junções para formação de palavras. Ser alfabetizado e poder ler e escrever e usar essas habilidades para a nossa vida em todos os aspectos (sociais  e pessoais).

Estar alfabetizado e poder pertencer “ao mundo “ de forma colaborativa , e poder se socializar de forma direta na sociedade , o estar  significa pertencer a este mundo de tantas leitura e compreensões  que nos são concedidos.

(Thatiane Rabelo).

                                                       

ESTAR ALFABETIZADO

Estar alfabetizado e poder ler com propriedade e escrever com essa mesma propriedade o processo de alfabetização ocorre desde as relações entre sons e símbolos gráficos ou entre fonemas e grafemas.

Estar alfabetizado e além de escrever o nome ou fazer relações de símbolos com

 grafemas. Este processo inclui todas as nossas relações, ler e escrever fazem parte deste processo, porém compreender e por em prática as habilidades ao nosso favor .

Estar alfabetizado como já foi mencionado a ir além do escrever o nome, em meados do século XX o termo ainda era usado para designar esta descrição, atualmente temos o termo letramento que poderíamos mencionar que o individuo  precisar passar pelo processo de alfabetizar letrando.O uso do código pelo Código não significa estar alfabetizado.

Alfabetizar letrando seria este levar ao sujeito sair do codificar e decodificar ,  a ler e a escrever compreender o que foi ensinado deixando este processo do codificar e decodificar  passando pelo processo da compreensão e da ação ler e escrever com propriedade.

DEFINIÇÃO DENTRO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMETO:

  • Aprendizagem: E o processo pelo qual o sujeito passa pela vida , para aquisição de conhecimento.
  • Autonomamente: De modo autônomo  ou seja que tem independência que é livre.
  • Conhecimento: Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.
  • Decodificar: O processo de aprender a escrita(leitura).

.

  • Escrever: seria o processo de codificação e decodificação da fala.

  • Conhecimento: Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.

GENEROS TEXTUAIS

Segundo Bakthin (1992;301-302) afirma que :

Para falar, utilizamos nos sempre de gêneros do discurso , em outras palavras, todos os nosso enunciados dispõem de uma forma padrão e relativamente estável de estruturação de um  todo . Possuímos um rico repertório dos gêneros do discurso orais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (353.9 Kb)   docx (423.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com