TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA; DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO

Por:   •  19/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.586 Palavras (15 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-(CEAD)

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.

DISCIPLINAS NORTEADORAS:  HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA; DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO; APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA; INTRODUÇÃO Á EDUCAÇÃO VIRTUAL; DIREITOS HUMANOS.

ALUNOS(a):

CASSILVANIA RIBEIRO DA ROCHA RA: 1709125678

DIOCLETE CHAGAS DE NOVAIS RA: 2800849106        

DÉBORA DE OLIVEIRA VIEIRA RA: 1013410926

GEILIANE FERREIRA CALIXTO RA: 2856170411

Desempenho Prova Brasil Escola Municipal Duque de Caxias Irecê – BA 2013.

TUTORA EAD: Silvana Regina Pavarina

TUTORA SEMI-PRESENCIAL: Geisa Marcia Ferreira Bastos

IRECÊ / BA

02 /JUNHO 2016

INTRODUÇÃO

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP, 6,2 milhões de estudantes realizaram exames do sistema de avaliação da educação, Saeb, em 2011 a 2013. Popularmente as duas avaliações que integram esse sistema são conhecidas como: Prova Brasil e Saeb, as duas provas complementares são aplicadas a cada dois anos. Segundo a coordenadora geral do ensino fundamental do Ministério da Educação, Edna Martins Borges, as avaliações são importantes para monitorar a educação brasileira. As provas elaboradas pelo o Inep, são também a base para calcular o índice de desenvolvimento da educação básica, Ideb, criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. As taxas de aprovação e reprovação também fazem parte do cálculo do índice. A média do Brasil no último levantamento, em 2009, é de 4,6 numa escala que vai de 0 a 10, o objetivo é alcançar a média 6,0 até 2022.

O sistema de avaliação da Educação Brasileira (saeb) tem como principal objetivo avaliar a educação básica brasileira e contribuir para a melhoria da qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e monitoramentos das políticas públicas voltadas para a educação básica, além disso, procurar também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desenvolvimento dos alunos.

O Saeb é composto por três avaliações externas em larga escala:

ANEB: Avaliação Nacional da Educação Básica.

ANRESC/ Prova Brasil: Avaliação Nacional do rendimento escolar

 ANA: Avaliação Nacional da Alfabetização.

Alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4° série/ 5º e 8º séries/ 9º ano do ensino fundamental e no 3° Avaliação Nacional da Educação Básica ANEB: Abrange, de maneira amostral, ano do ensino médio, tendo como principal objetivo avaliar a qualidade, e equidade e a eficiência da educação brasileira.

Avaliação Nacional do rendimento escolar- ANRESC também denominada prova Brasil: trata-se de uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4° série / 3° série e 8° série / 9° ano do ensino fundamental das escolas públicas do ensino fundamental das escolas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas participam desta avaliação as escolas que possuem no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries anos avaliados por escola, os resultados disponibilizados por escolas e por ente federativo.

Avaliação nacional da alfabetização – ANA: avaliação censitária envolvendo os alunos do 3° ano do ensino fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal avaliar os níveis de alfabetização matemática e condições de oferta do ciclo de alfabetização das redes públicas a ANA foi incorporada ao SAEB pela portaria n°482, de 7 junho de 2013. A ANEB e ANRESC/prova Brasil são realizadas bianualmente, ou seja, de 2 em 2 anos, enquanto a ana é de realização anual. Avaliação da educação básica externa em larga escala do sistema de avaliação da educação básica- ANEB (SAEB) e avaliação nacional do rendimento escolar- ANRESC (prova Brasil). Com as atuais demandas sobre a qualidade do ensino e relevância da educação escolar, a avaliação é instrumento significativo que oferece subsídios para o planejamento, elaboração, reformulação e monitoramento de políticas públicas de educação no Brasil.

A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, denominada PROVA BRASIL, tem como objetivo a produção de informações sobre os níveis de aprendizagem em Língua Portuguesa - ênfase em leitura, e em Matemática – ênfase em resolução de problemas. Apresenta, ainda, indicadores contextuais sobre as condições em que ocorre o trabalho da escola, os quais devem ser considerados na análise dos resultados.

Os resultados de desempenho nas áreas avaliadas são expressos em escalas de proficiência. As escalas de Língua Portuguesa (Leitura) e de Matemática da Prova Brasil são compostas por níveis progressivos e cumulativos. Isso significa uma organização da menor para a maior proficiência. Ainda, quando um percentual de alunos foi posicionado em determinado nível da escala, pode-se pressupor que, além de terem desenvolvido as habilidades referentes a este nível, eles provavelmente também desenvolveram as habilidades referentes aos níveis anteriores. Ao analisar os resultados da escola, a equipe escolar poderá verificar o percentual de alunos posicionados em cada nível da escala de proficiência, conferindo a descrição das habilidades referentes a esses níveis, para refletir pedagogicamente sobre tais resultados.

Poderá, ainda, analisa-los tendo como referência um perfil de escolas similares que expressa os resultados de um grupo de escolas com características semelhantes, ou seja, que pertencem à mesma microrregião geográfica localizada na mesma zona urbana ou rural, e possuem valores de indicador de nível socioeconômico próximos.

A escola municipal Duque de Caxias esta localizada no largo da rodoviária s/n, e tem como entidade mantenedora a prefeitura municipal e a secretaria de educação na legislação em vigor pelo regimento escolar. A escola teve o privilegio de receber o projeto uca, projeto Um Computador por Aluno (UCA) foi implantado com o objetivo de intensificar as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino. A referida escola funciona em prédio cedido pelo estado em convenio com a prefeitura. O programa (UCA) um computador por aluno tem deixado as aulas mais interessantes, quando os laptops são usados tem todo um planejamento de aula para um melhor aproveitamento do material disponível.

Infraestrutura: Segundo dados do Censo/2014 a escola conta com: Água filtrada, Água da rede pública, Energia da rede pública, Fossa, Lixo destinado à coleta periódica e acesso à Internet Banda larga.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (238.8 Kb)   docx (74.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com