TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia do Pensamento Geográfico

Por:   •  24/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

A Evolução do Pensamento Geográfico em Livros de Didáticos

Este trabalho como foco de estudo a analise da evolução do pensamento geográfico em alguns livros didáticos brasileiros. Como aluna do curso de Geografia, achei importante tentar conseguir alguns livros de Aroldo Azevedo porque ele é considerado o primeiro grande autor de livros didáticos de Geografia do Brasil, com mais de trinta títulos publicados e marcou o ensino dessa disciplina para várias gerações de estudantes, sendo o autor do primeiro mapa e de uma das primeiras classificações do relevo brasileiro.

Para realizar o trabalho de pratica consegui as obras de Aroldo de Azevedo no Instituto de Geociências – IGC da UFMG e no Centro Pedagógico da UFMG, sendo as seguintes obras didáticas a serem analisadas: Geografia Humana do Brasil de 1959 e Terra Brasileira de 1966

No Livro Geografia Humana do Brasil, o autor faz uma introdução no capitulo I do Brasil e sua situação geográfica; no capitulo II e III mostra as bases físicas através do relevo e vegetação; nos capítulos IV a VIII mostra os fatores humanos: povoamento, população, tipos étnicos predominantes, cidades e minorias étnicas e nos capítulos IX ao XII fazem uma amostra os fatores econômicos: vida agrária, industrialização, transporte e o Brasil no Mundo.

Já no livro Terra Brasileira o autor faz uma amostra através dos grupos: Nossa Terra. Nossa Gente e Nossa Economia. Em Nossa Terra - o autor trabalha O Brasil , país do futuro, Terra de Planaltos e Planices, fazendo uma amostra do relevo, Pais atlântico fazendo uma amostra do atlântico afro-brasileiro e o litoral setentrional, oriental, continental e meridional, Pais tropical revela o clima, as temperaturas, chuvas e massas do ar, Paraíso dos rios, mostra a possante rede hidrográfica, as bacias secundarias e o Brasil é pobre em lagos e Terras de Florestas e de Campos onde o autor trabalha as grandes paisagens vegetais, as florestas brasileiras e a vida animal.

Já Nossa Gente – faz uma amostra da população que cresce, Gente de tosos os matizes referindo aos grupos étnicos e da religião, As cidades, Conquista e ocupação do solo que relata o descobrimento ate a colonização moderna, o ciclo do café e a Federação Brasileira referindo a organização do Brasil Colonial, Imperial e Federativa: União, Estados e Municípios.

E em Nossa Economia – o autor mostra o Brasil como um Pais Agrícola e pastoril, as riquezas naturais, o Pais que se industrializa, Vencendo as Distancias – as velhas estradas, a era das rodovias, a navegação e os seus problemas e a aviação comercial e termina mostrando a Vida Comercial – os grandes centros comerciais, os maiores portos, os principais produtos exportados e importados e o comercio interno.

Os livros de Aroldo de Azevedo não sugerem trabalhos com os alunos, essa ausência de sugestões de trabalhos e pesquisas que poderia levar o aluno a identificação da geografia no meio em que vive. Aroldo Azevedo é um exemplo da geografia tradicional brasileira, pois o autor é um dos primeiros alunos do curso de geografia na USP introduzido no Brasil, cujos professores eram franceses e Lablacheanos. Assim pude observar que nos livros de Aroldo de Azevedo ele emprega o conceito de regiões. Ele mostra uma geografia atualizada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com