TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História e Filosofia da Educação

Por:   •  22/10/2015  •  Ensaio  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Entendo que a filosofia é de extrema importância na educação e formação do cidadão, o auxiliando em tomadas de decisões, no desenvolvimento do senso crítico, na compreensão de questões como religião, politica, ciência, arte, entre diversos conceitos e diversidades.

Segundo o dicionário a palavra filosofia deriva do grego e significa "amor pela sabedoria" (philia; amor, sofia, sabedoria), então o indivíduo sente prazer em buscar conhecimento e procura se aprofundar nos mais variados assuntos em busca da verdade.

Filosofia é argumentar, questionar os padrões existentes, investigar e buscar respostas na natureza, no mundo, na sociedade, no homem ou no universo.

Como a filosofia engloba temas variados e a liberdade de opinião é a base desse estudo, qualquer pessoa pode estudar filosofia, com o uso de argumentos, onde as pessoas criticam, analisam e clarificam conceitos.

O professor deve ser um filosofo e instigar no aluno o mesmo amor pelo saber. Acredito no conceito de Rubens Alves, quando ele diz que o papel do professor não é ensinar “coisas”, porque as “coisas” estão por aí, na internet, nos livros... O papel do professor é despertar no aluno a curiosidade. “O objetivo da educação é criar a Alegria de Pensar”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com