TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL PELA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA

Por:   •  5/4/2022  •  Dissertação  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

1.a. IMPACTOS DA POLÍTICA EDUCACIONAL PELA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA.

Para requerermos uma sociedade justa e inclusiva é de fundamental importância refletirmos sobre a influência da educação na construção desse modelo de sociedade. A escola a reflete em sua organização e suas concepções, caracterizando-se como um ambiente que reproduz ou transforma as relações sociais, uma vez que serve de instrumento de manutenção do modelo em que está inserida, mas que também pode se refletir como agente de mudança desse sistema.

Uma Educação de qualidade é imprescindível para alcançarmos esse objetivo. Para isso, deve-se proporcionar a todos os envolvidos o desenvolvimento de suas capacidades, favorecendo a superação das barreiras encontradas. Portanto, a Educação deve oportunizar o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de todos os discentes valorizando suas capacidades e respeitando as características de cada um. Consequentemente a Escola cumprirá a Constituição Federal (Art. 205 – visar ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho).

Dessa forma, pode-se afirmar que a sala de aula é o espaço onde as discussões e
mudanças realmente se efetivam. Para tanto, a ação docente deve se pautar nos eixos da Ética, Justiça e Direitos Humanos e, ser reflexiva de forma a promover a aquisição, o
reconhecimento e o desenvolvimento de novas competências e habilidades, o que implica no apoio mútuo de todos os participantes.

O Plano Nacional de Educação (PNE) tem uma grande relevância para atingirmos essa meta, e esse processo exigirá disposição para compreender que todos fazem parte de uma unidade nacional para que o país avance não só em qualidade, mas com equidade, com foco no direito de cada cidadão.

Mas para que a Política Educacional possa ter um impacto mais concreto na construção de uma sociedade inclusiva, as Secretarias de Educação devem fazer um amplo estudo das políticas e orientações nacionais a partir da sua realidade social e cultural, e assim, estabelecer ações que viabilizem posturas inclusivas responsáveis, na qual seja garantido aos alunos público-alvo, acesso ao currículo, permanência no ambiente escolar, desenvolvimento de suas potencialidades, autoria e autonomia na execução de atividades de vida diária e escolares.

Assim sendo, as experiências vivenciadas e as discussões promovem a transformação da escola. Com isso, todos tem a ganhar com as relações que nela se estabelecem, fortalecendo vínculos entre as pessoas e propiciando uma sociedade mais justa pautada em valores éticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com