TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTO DA VIOLÊNCIA SOBRE A SOCIEDADE

Por:   •  16/6/2017  •  Resenha  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

IMPACTO DA VIOLÊNCIA SOBRE A SOCIEDADE

A sociedade contemporânea tem se tornado cada vez mais violenta, e esta tem desenvolvido aparatos tecnológicos, materiais e humano para lhe dar com o fato. Dessa forma, o combate à violência tornou-se um ato de sobrevivência principalmente nos grandes centros urbanos, onde os crimes são mais frequentes. Levando-se então em consideração que o ato de delinquir está diretamente ligado à violência, pois este caracteriza-se pela desobediência aos padrões morais e às leis, todo crime constitui um ato de violência contra a humanidade e assim deve ser encarado, ou não se caminhará em direção a uma convivência pacífica.

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA

Segundo a Organização Mundial de Saúde, essa forma de violência é caracterizada por qualquer tipo de conduta que venha gerar danos à saúde psicológica de alguém, seja ela o ato de humilhar, manipular, isolar, perseguir, insultar, explorar, limitar o direito, ameaçar entre outros e, por ser mais subjetiva, esse tipo de violência é menos notável, pois geralmente, a vítima não compreende o seu próprio sofrimento.

Acredita-se também, que vítimas da violência psicológica tendem a se tornarem violentas ou afastar-se do meio social como um meio para a fuga do problema. Sendo assim a terapia uma forma de diminuição do sofrimento psicológico.

APRENDIZAGEM PELA OBSERVAÇÃO DE MODELOS

De acordo com o conceito de aprendizagem social proposto por Bandura, são determinantes os modelos, ou seja, o comportamento sobretudo de crianças e adolescentes são influenciados pelos comportamentos de “pessoas modelo” como pais, ídolos, colegas de escola, professores etc, buscando estes sempre repeti-los para que estejam no mesmo patamar daqueles. Dessa forma, a criança e o adolescente aprendem o que é considerado agressividade ou violência com as pessoas que mais a influenciam. Porém, a mídia também é um dos fatores motivacionais de comportamentos agressivos ou violentos, uma vez que esta traz à tona detalhes sobre assuntos como drogas, gangs, armas, ataques terroristas, racismo, pré-conceito entre outros, criando nas pessoas uma visão de mundo inseguro.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com