TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: ESTRATÉGIA PARA MINIMIZAR OS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS E DE APRENDIZAGEM IDENTIFICADOS NO ALUNO SURDO

Por:   •  19/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO SANTA CRUZ DO RIO PADO - SP

CURSO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Disciplinas norteadoras: Psicologias da Educação e Teorias da Aprendizagem; Redes Sociais e Comunicação; Didática; Língua Brasileira de Sinais; Responsabilidade Social e Meio Ambiente

  ANA PAULA DA SILVA

 RA: EAD3383587480

Intervenção pedagógica: estratégia para minimizar os problemas comportamentais e de aprendizagem identificados no aluno surdo

NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: TIAGO BORGES

SANTA CRUZ DO RIO PARDO / SP

09/11/2016


INTRODUÇÃO

Ser Interprete de Libras educacional vai além de simplesmente interpretar, ele tem que intermediar relações dentro da escola, seja com alunos, professores, amigos tanto ouvintes ou surdos.

O interprete acaba assumindo várias funções, sejam elas, de ensinar línguas de sinais, atuar à frente do aluno, ser educador quando há dificuldades na aprendizagem.

Há quem acredite que ser interprete de libras significa apenas traduzir o que está sendo passado em sala de aula, deveria ser uma interpretação automática, como vimos em televisão ou vídeos, onde uma fala e o outro traduz, quando na verdade não é bem assim que acaba acontecendo.

Muitas vezes o professor transfere a responsabilidade das aulas para o interprete o sobrecarregando e confundindo os papeis dentro do processo educacional, pois precisa buscar conhecimentos mais apurados para poder atender adequadamente o aluno surdo, já que não foi contratado como professor.

Os alunos surdos são visuais e é fundamental a presença do interprete para garantir a qualidade na atenção e participação do aluno em tudo que lhe é dado em sala de aula, já que os mesmos não dispõem de recursos para fazer anotações sobre a matéria lecionada. No Geral os intérpretes têm que repassar ao professor todos os questionamentos, as dúvidas, e ao serem respondidas o interprete tem que repassar para os alunos surdos, tornando assim a aula mais longa. Embora eu penso que todo professor seja de qual for o nível deveria ser exigido o título de tradutor e interprete de libras, facilitando assim a vidas dos alunos ouvintes ou surdos e também da escola, pois quando houvesse dúvidas por parte de um surdo o professor resolveria a questão e não o interprete, assim não perderiam tempo e planejariam melhor sua aula

Outro fato que é exigida do interprete é sua ética, ele tem que ser discreto e em momento algum fazer comentários ou compartilhar qualquer assunto ou informação que não seja compatível para com o processo ensino aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO

Passo 2

Segundo Skinner a aprendizagem é centralizada na capacidade de reprimir ou incentivar comportamentos indesejáveis ou desejáveis. Os comportamentos são obtidos através de algum tipo de punição indesejável ou utilizando um estimulo para incentivar o comportamento desejado, e assim, repetindo esse processo até que se torne um comportamento automático sem a necessidade de reforço.

A aprendizagem se concentra ao adquirir novos comportamentos e ocorre através do reforço e estimulo, embora o verdadeiro interesse não está na manipulação do comportamento humano, mas sim na sua compreensão, onde, o professor dá a ordem e o aluno compreende e faz o que se deseja.

A análise comportamental na Educação busca ajudar a obter respostas para as questões de ensino e aprendizagem. Quando um aluno tem dificuldades e não consegue entender e aprender, o professor tem que estar atento e ciente do problema para que possa planejar e conduzir melhor o ensino aplicado, tornando sua aula mais estimulante e ao mesmo tempo aplicando um método de reforço para determinados alunos.

        

Passo 3

O bilinguismo visto por meio da abordagem educacional, capacita a pessoa surda a utilizar duas linguagens, a da comunidade ouvinte e da surda. Esses alunos precisam dessa linguagem pois precisam do português para poderem fazer anotações e das libras para se comunicar, sem essa interação entre as línguas as crianças não crescem com o desenvolvimento adequado, sendo assim, podemos dizer que os alunos surdos necessitam de uma educação especifica. O correto é que primeiro aprendam a língua de sinais para que depois ao aprenderem a língua portuguesa tenham mais facilidade na sua compreensão.

Os surdos não usam a língua portuguesa como nós, pois não escutam, mas lhe é ensinado a importância da utilização da escrita para o seu crescimento e desenvolvimento. O contato com a escrita está relacionado com imagens, objetos e coisas que lhes são familiares. Eles têm praticamente o mesmo desenvolvimento de um ouvinte desde que haja uma metodologia adequada. Faço uma comparação com a língua portuguesa e uma estrangeira, precisamos nos adequar as normas e regras, precisamos dos materiais necessários para a nossa compreensão para que não prejudique nossa aprendizagem. Com os surdos não é diferente.

É necessário o estimulo do permanente do professor para com os alunos, fazendo com que enfrentem suas dificuldades e desafios para que possam assim obter sucesso em sua avaliação.

Passo 4

Durante o processo ensino - aprendizagem a comunicação tem que ser boa para ambos os lados, para que proporcione o processo de construção de diálogo e também para garantir a livre expressão humana. A linguagem audiovisual proporciona informações que mesmo sem o processo pedagógico transmite formação através da comunicação.

Para ajudar nesse processo de aprendizagem do aluno surdo com o objetivo de que seja desenvolvida suas habilidades, podemos usar alguns recursos como por exemplo:

  • Datashow;
  • Slides com fotos ou cartazes com fotos;
  • Desenhos dos sinais assim como o alfabeto;
  • Jogos de memória, onde uma imagem é de sinais e a outra é a letra alfabeto;
  • Filmes didáticos com tradutores na tela;
  • Imagens juntamente com os sinais, já que o aluno surdo é visual.

A seleção desses recursos são apenas suporte para o pensamento, e devem ser usados para auxiliar na realização de algo proposto com o propósito de ajudar a manter o diálogo e a comunicação com os alunos, esses sendo usados corretamente em sala de aula, exerce uma influência muito positiva no processo, fazendo com que o ensino fique o mais claro possível, facilitando a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (69.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com