TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação da Escola

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O objetivo da pesquisa é relatar a integração da escola e a comunidade, o convívio entre ambos na sociedade, na vida e no desenvolvimento escolar dos alunos e a instituição como mediadora da aprendizagem através de uma proposta pedagógica que possa atender as necessidades das mesmas.

“ A LDB da às escolas liberdade e responsabilidade para elaborar a sua proposta pedagógica, incluindo currículo e organização escolar, e aos docentes a incumbência de zelar pela aprendizagem de seus alunos, entendendo a aprendizagem como a aquisição de competências básicas e essenciais necessárias ao indivíduo para sua inserção na sociedade de forma justa e igualitária. ( DALLAN, 2000p.35)

1.1 Identificação da Escola

Nome: Escola Municipal Padre Machado

Endereço: Rua Coronel João Honório, 46

Bairro: Santa Casa

Telefone: 3232911882

Cidade: Santa Rita de Jacutinga MG

Instituição que mantém a escola: Prefeitura Municipal de Santa Rita de Jacutinga MG

1.2 Análise crítica do ambiente físico.

A escola está situada em um bairro com uma ótima localização e com acesso favorável à todos que freqüentam este ambiente. O espaço físico é agradável atendendo assim as necessidades dos alunos. A escola possui 11 salas utilizadas pelo município sendo que as demais são usadas pelo Estado. Ela possui 425 alunos do 6º ao 9º ano do ensino Fundamenta, dividido entre os turnos matutino e vespertino. Incluindo os alunos da Zona Rural. A prefeitura da cidade em comum acordo com a administração das escolas chegaram a decisão de trazer para a cidade os alunos da zona rural, para que esses possam interagir melhor com os colegas e a sociedade proporcionado também para esses alunos a oportunidade de ter a tecnologia mais próxima para sua utilização. A proposta pedagógica da escola Padre Machado e formar esses alunos dando capacidade e segurança para que obtenham um ensino de qualidade, estudando no espaço e ambiente que proporcionem para eles uma aprendizagem prazerosa. Tendo esse espaço físico a estrutura e diversidade de ambientes, como biblioteca, quadra de esportes, sala de informática, salão para palestras e recreações, refeitório , cozinha, banheiros.Um ponto crítico dessa escola é a falta de salas para aula de música, teatro e dança. A prefeitura mantêm as escola com a verba que vem do governo do estado. Atualmente a Prefeitura Municipal está ampliando uma nova escola que será um modelo para a região. Procurando

atender aos alunos as mais variadas necessidades para que obtenham uma aprendizagem plena e satisfatória.

1.3 Características da Gestão Escolar.

O regimento escolar e a proposta pedagógica são elaboradas pelos profissionais, juntamente com a Secretária da Educação da cidade através de reuniões, sendo estás registradas em atas e assinadas pelos presentes, pais, professores e diretoria. O planejamento escolar anual e feito dentro das necessidades dos alunos e do que a própria escola pode oferecer para eles, sendo assim não fica omissa em momento algum de suas carências. Elaborando as leis necessárias para o bom funcionamento do estabelecimento. Juntamente com os professores, a Diretoria realiza a elaboração, para a coordenação e supervisão da escola, buscando para os alunos o que há de melhor para que eles possam obter o melhor desempenho durante o ano letivo. O Diretor é escolhido por votação dos pais, pela Secretária da Educação e autoridades da prefeitura do município. A escola possui também o Conselho escolar aonde todos os acontecimentos passam por esse conselho e é avaliado pelos membros para ver se o aluno tem condições de prosseguir ou não.

1.4 Organização Administrativa Pedagógica.

I Secretária da Educação

II Direção

III Coordenação e Supervisão.

Os serviços prestados junto com essas organizações são: apoio pedagógico, orientação educacional, reforço escolar.

A escola oferece o ensino fundamental que funcionam nos seguintes horários: matutino de 07:00 às 11:20 estudam nesse período 9 turmas e vespertino 12:30 às 16:50. A Secretária da Educação é responsável pelo calendário escolar onde a escola deverá cumprir durante o ano letivo.

1.5 Outras atividades desenvolvidas pela Escola.

A Escola Municipal Padre Machado foi inscrita no Projeto Mais Educação e foi escolhida para que esse projeto se desenvolva na escola. Este Projeto foi implantado pelo Ministério da Educação. Na Escola Padre Machado, a Direção dividiu as atividades em várias oficinas, sendo elas Artes, Matemática, Português, Educação Física e Música. A Escola disponibiliza todo o material para essas oficinas fornecido pelo Governo Federal. Segundo pesquisa feita o projeto melhorou a freqüência e nota dos alunos nele inscritos.

1.6 Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola.

Foi feito uma pesquisa com os alunos da Escola Municipal Padre Machado, onde eles colocaram quais eram as expectativas quanto à escola. A maioria desses alunos gostam da escola, acham o ambiente bom e agradável. Porém reclamaram que os professores ainda estão muito ligados no ensino antigo, quadro negro x aluno e citaram o exemplo dos monitores do projeto mais educação, que trouxeram para essa escola uma aproximação maior de professor com aluno. Reclamaram também da falta de tecnologia, apesar da escola possuir sala de informática, a mesma é pouco utilizada por esses alunos, tendo a falta de profissionais especializados e também uma conexão fraca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com