TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos da Compreensão da Escrita e Reconhecimento de Fonemas na Alfabetização Pós Pandemia

Por:   •  10/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.382 Palavras (14 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Rachel de Souza Pimentel, 2108937

Impactos da Compreensão da Escrita e Reconhecimento de Fonemas na Alfabetização Pós Pandemia

https://youtu.be/WWWOVZNaQ4E

Adamantina - SP

2022

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Impactos da Compreensão da Escrita e Reconhecimento de Fonemas na Alfabetização Pós Pandemia

 

 

Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Licenciatura I da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

                                                                       

Adamantina - SP

2022

PIMENTEL, Rachel; Impactos da Compreensão da Escrita e Reconhecimento de Fonemas na Alfabetização Pós Pandemia. Relatório Técnico-Científico. Licenciatura I – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Orientador: Juliana da Silva Siqueira, Polo Adamantina, 2022.

RESUMO

Com o advento da pandemia, as instituições de ensino obrigaram-se a interromper suas atividades presenciais e adequarem-se a atendimentos remotos. Na conjuntura, milhares de estudantes, em fase de alfabetização, passaram a desenvolver suas atividades escolares na ambiência domiciliar.

Assim, este estudo procura analisar como tem se configurado a prática sob a articulação e responsabilidade imediata dos pais/responsáveis, já que a mediação e presença pedagógica do professor tornou-se distanciada, quais foram os impactos na aprendizagem dos educandos em processo de construção da leitura e da escrita, e quais os maiores percalços as famílias têm enfrentado.

A não-alfabetização das crianças em idade adequada traz prejuízos imensos para suas aprendizagens futuras, o que também eleva os riscos de uma trajetória escolar marcada por reprovações, abandono e/ou evasão escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Pandemia; Educação; Alfabetização; Leitura; Escrita.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................................        1

2. DESENVOLVIMENTO ..........................................................................................................        3

2.1 Objetivos          3

2.2. Justificativa e delimitação do problema         4

2.3. Fundamentação Teórica         5

2.4. Aplicação das disciplinas no projeto integrador         6

2.5. Metodologia         7

3. RESULTADOS .........................................................................................................................        9

3.1. Solução inicial          9

3.2. Solução final         10

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................................        11

5. REFERÊNCIAS .....................................................................................................................        12

6. ANEXOS..................................................................................................................................        13

1. INTRODUÇÃO

No início do ano de 2020, a sociedade passou a enfrentar uma grande crise sanitária, ocasionada pela pandemia da Covid-19. Grandes foram as repercussões sociais, entre estas, a reestruturação educacional. A pandemia do Covid-19 impactou a sociedade brasileira, exigindo-nos isolamento social rígido como método de controle e diminuição de infecções. Nestas circunstâncias, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com a finalidade de redução dos níveis de contágio, orientou o encerramento das aulas em escolas e universidades.

Assim, todas as Instituições de Ensino obrigaram-se a interromper suas atividades presenciais e adequarem-se a atendimentos remotos, readaptando seu processo educativo.  Na conjuntura, a aprendizagem dos educandos passou a depender sobremaneira do acompanhamento e mediação familiar, o que dificultou o processo a ser trabalhado no momento da alfabetização.

Aos pais coube a tarefa de auxiliar aos professores quanto a introdução da escrita, porém, a falta de conhecimento e tempo dos pais, trouxe dificuldade aos profissionais da educação em fazer compreender que para efetivar a escrita a criança  precisa ter conhecimento sobre o funcionamento do princípio alfabético, isto é, de que as letras têm representação sonora, muitas vezes distintas e que para reconhecer a relação letra-som este precisa dispor de habilidades tais como: a segmentação fonêmica, sendo capaz de analisar, refletir, sintetizar as unidades fonêmicas que compõem as palavras faladas.

Para atingir tais habilidades é preciso que o professor planeje situações didáticas com atividades de consciência fonológica, para que a criança consiga perceber a segmentação das palavras, das sílabas e a percepção sonora das mesmas e das letras.

Enquanto que na leitura, os professores devem entender que a compreensão leitora é resultado de uma atividade complexa que faz com que o leitor utilize uma série de operações e muitos tipos de conhecimento. Desde o reconhecimento de letra-som no texto, tanto quanto nos conhecimentos lexicais e globais, lembrando que há uma inter-relação constante entre eles.

Nas escolas do Município de Adamantina, interior do estado de São Paulo, durante o período de pandemia optou-se por utilizar plataformas online que permitissem que as atividades ocorressem de forma remota. Professores precisaram reorganizar as formas de ensinar, planejar e mediar para garantir a aprendizagem dos estudantes. E os estudantes, e suas famílias, precisaram reorganizar o modo de aprender, para que conseguissem realizar tal processo sem a presença física de um profissional preparado.

Ao mesmo tempo em que a proposta de ensino digital e a tecnologia apresentam-se como propulsoras de novos fazeres pedagógicos, trazem efetivas implicações educacionais. Consoante tais questões, o presente trabalho propõe um olhar sobre os impactos da compreensão da escrita e reconhecimento de fonemas - dificuldades da compreensão da escrita alfabética da língua portuguesa, identificação e relação entre fonemas e grafemas – na alfabetização após o distanciamento físico e social na pandemia da COVID-19.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com