TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia da biblioteca

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

A importância da biblioteca na escola

Introdução

Este projeto visa à transformação da biblioteca escolar em um lugar de aprendizagem atrativa e inclusiva, concebido nos princípios da inclusão social no âmbito escolar, no respeito ao ensino publico e ao bem comum através de subsídios teóricos que norteiam as ações metodológicas e pedagógicas. A intenção é o fortalecimento dos relacionamentos aluno, professor e funcionários e biblioteca. Que buscara aliar os saberes pedagógicos do professor com a sensibilização dos alunos quanto a utilização deste espaço escolarizado chamado “biblioteca da escola”.

        Assim sem a pretensão de oferecer uma receita, buscara aliar a pratica a teoria, fazendo emergir a necessidade da reflexão que serão incorporados na construção dos processos alternativos que levarão a um caminho pedagógico ligado ao projeto escolar da biblioteca facilitando a administração e a interação com os demais usuários desta.

.

Justificativa

A escolha do tema desenvolveu-se pela necessidade de analisar como a

biblioteca escolar pode contribuir para incentivar o hábito da leitura, além de ser ferramenta de apoio mais importante em nível pedagógico da instituição, a biblioteca precisa propor à sua clientela condições para a mesma desenvolver o seu espírito de participação no mundo da pesquisa e da leitura. Motivar a freqüência espontânea e sábia do uso da biblioteca é antes de tudo, uma oportunidade de educar o aluno, e posteriormente usar outras bibliotecas para assim prepará-lo para desfrutar de todo o complexo informal existente.

Objetivo geral

Proporcionar ao público leitor, cultura e lazer através da leitura, criando esse hábito tão saudável e pouco acessível, sendo que nossa população não possui recursos para a aquisição de livros próprios. O projeto Biblioteca na Escola visa promover o estímulo da leitura, combatendo a exclusão social, a dificuldade de acesso ao livro e a ausência do habito da leitura.

Desenvolver a cidadania através da leitura, da aquisição de conhecimento e novas formas de expressão. E ainda, oferecer oportunidade de aprendizado por meio do acesso à leitura e a informação.

Objetivo especifico

          Desta forma, visa contribuir para a conscientização da importância  desse espaço da biblioteca para atividades de estudos; pesquisas orientadas; projetos sociais e culturais como referencias para uma melhoria da qualidade do ensino/aprendizado de cada sujeito, aceitando que a construção do futuro deriva de nós como um artefato nosso, através de nossa participação efetiva e da compreensão educativa, possibilitando uma reflexão individual nos sonhos e no potencial de  cada um e a sua relação social com o mundo e sua inserção em diversas áreas do conhecimento

- proporcionar a toda comunidade escolar qualidade de constante atualização de informação, em todas as áreas do saber;

- Estar à disposição dos discentes um ambiente que beneficiara na construção de hábitos de leitura e pesquisa;

- instigar nos alunos o hábito de leituras em outras bibliotecas em busca de informação e lazer;

- Analisar a função da biblioteca escolar como um ambiente privilegiado e aconchegante para a formação de leitores.

- Desenvolver o ábito pela leitura de forma lúdica e prazerosa utilizando a biblioteca escolar.

Metodologias:

O projeto será realizado ao longo do ano letivo, com toda comunidade escolar. Podendo ser utilizado sala de leitura/Biblioteca Escolar, a realização das rodas de leitura e conversa com alunos, com a participação de alguns pais na qual será discutido a importância de incentivar os nossos alunos a lerem também em casa.
Na biblioteca escolar pode desempenhar outras atividades que envolvem a

leitura, como o teatro, no qual são feitas dramatizações dos personagens das

historinhas, onde os próprios alunos podem ser os atores. Outro recurso muito útil é a música, que capta muita atenção do aluno, existem várias músicas que narram histórias da literatura infanto-juvenil que podem ser ouvidas ou contadas por todos, através da música há uma grande participação de todos.

A hora do conto na qual os alunos vai contar as historias lidas nos livros por eles.

As atividades de leitura na biblioteca escolar podem ser realizadas também em datas comemorativas, como por exemplo, a semana do livro, do folclore, do dia dos animais, o dia da árvore etc., na qual os alunos poderão realizar produções textuais, pinturas, desenhos dos livros que mais gostam de ler, e ao final da semana todos os trabalhos poderão ser expostos para que todos possam observar. Sendo que é muito importante que o lúdico seja trabalhado com atividades de leitura na biblioteca escolar para que as crianças se sintam a vontade com as práticas leitoras.

Fundamentação teórica

Uns dos objetivos principais da biblioteca escolar segundo Fonseca (2007) é oferecer livros e materiais didáticos tanto para alunos e professores, além de oferecer uma infra-estrutura bibliográfica e audiovisual para todos os alunos do ensino fundamental e médio.

Segundo Carvalho (1992):

A biblioteca escolar tem como objetivos específicos facilitar o ensino, fornecendo material bibliográfico adequado tanto para o uso dos professores como para uso dos alunos; desenvolve neste o gosto pela boa leitura, habituando-os ao utilizar os livros; desenvolver-lhes a capacidade de pesquisa, enriquecendo sua experiência pessoal, tornando-os, assim hábitos a progredir nas profissões para as quais estão sendo preparados (P.9).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com