TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia tecnologia educação

Por:   •  5/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 2

IMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

A utilização de diferentes mídias como linguagem na escola, pode ser uma forma para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho.

A tecnologia ultimamente vem tomando uma proporção muito grande em nossa sociedade refletindo uma cultura informatizada. Assim o acesso a essa abundancia de informações e conhecimentos, transmitidos pelas TICs, tem estado inserida nas praticas de ensino de diversos professores.

Como vemos na entrevista da professora Vanice Ap. Marson de Camargo ‘’ o interesse do aluno em aprender com o uso das novas tecnologias está mais ampliado, o aluno está mais interessado em aprender e tem maior satisfação, pois a aula não fica maçante e deixa de ser só decoreba’’

A utilização das tecnologias de informação e comunicação no espaço escolar possibilita aulas mais dinâmicas, que estimulam os alunos a novas descobertas e a produção de sentido do conhecimento, oferecendo recursos de linguagem para que possam garantir o ensino-aprendizagem. Permitindo-lhes que aprendam e estudem com mais atratividade e interação.

O uso da tecnologia em sala de aula não garante a solução da educação em nosso país, mas contribui significamente na democratização da informação e do conhecimento.

O papel da escola é fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, pois oferece meios para que possam interagir com as tecnologias, incentivando na formação de sujeitos críticos e conscientes. Nesse processo o professor é de suma importância afinal é o mediador do conhecimento, tornando-se necessário aprimorar sempre seu conhecimento, a fim de trabalhar da melhor maneira com o uso das tecnologias em seu exercício como educador.

Não basta somente que a escola possua as tecnologias, é preciso saber utiliza-las e inseri-las no plano de ensino. De modo que sejam mais bem aproveitadas em relação à educação.

A inclusão digital seria um meio para que as desigualdades sociais fossem reduzidas, pois com o acesso a essas tecnologias no âmbito escolar, os alunos teriam mais oportunidades de conhecimento.

Na circunstancia atual, em que  se deve ter conhecimentos sobre os recursos tecnológicos  para não ficar à margem nessa sociedade do conhecimento, Moran nos aponta que “as tecnologias nos ajudam a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, caótico, disperso”.

É imprescindível que as escolas tenham tanto o recurso material quanto a qualificação dos profissionais para que haja um bom desempenho no uso das tecnologias na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com