TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Internet: “tsunami” de Ideias e Conflitos

Por:   •  7/3/2016  •  Dissertação  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

                TRABALHO EM GRUPO – TG

                                

                                Aluno(s):

                        Claudia de Souza Oliveira                   RA: 1518102

                        Andreia de Oliveira Cardoso                RA: 1517257

                        Adriana Oliveira Santos                        RA: 1517289

                        Adilson Lourenço da Silva                    RA: 1516805

                

POLO

DIADEMA

Pedagogia

2015

Internet: “tsunami” de ideias e conflitos

        É notório que nas últimas décadas o mundo tem experimentado um avanço tecnológico tão veloz que lembra um “tsunami” de ideias e conflitos, expondo a força e a fragilidade das nações numa conjuntura social e econômica, que apresenta disparidades e acentua as desigualdades, tudo isso circulando por um estreito e contraditório caminho, estabelecido pela internet e observado de forma clara no contexto micro, médio e macro da sociedade mundial. Isto é, os mesmos avanços e problemas observados dentro de uma empresa também se apresentam em instituições maiores e até mesmo na população global: seleção natural dos que podem ter acesso, determinada pelo poder aquisitivo, nível de escolaridade e de informação.

        Grandes potências mundiais investem incansavelmente em pesquisas e mecanismos de avanço e controle tecnológico, o que as tornam mais poderosas e capazes de exercer o poder sobre as outras ao vender de forma seletiva somente o que acham que devem, quando devem e para quem devem, é o que observamos nos casos em que grandes nações financiam guerras com apoio tecnológico e bélico. Diante disso, se não formos capazes de analisar com frieza e nos apresentarmos a este jogo complexo, podemos nos tornar profissionais ultrapassados. Acompanhar esta roda gigante tem sido um grande desafio a todos.

        Voltar às salas de aula torna-se uma realidade palpável, mesmo após anos de experiência, pois a busca por uma mão de obra antenada e desenvolvedora de projetos internos e externos, e não mais de um profissional estático, desempenhando uma única função, tem sido o alvo das grandes empresas, as quais buscam se estabelecer tecnologicamente, em conformidade com os estreitos caminhos que a rede mundial tem proporcionado ao mundo capitalista e globalizado.

        Isso se aplica também aos profissionais da pedagogia, pois se levarmos em consideração a velocidade com que as crianças e jovens se atualizam e o quanto a tecnologia e principalmente a internet estão incorporadas ao desenvolvimento dessa geração, podemos concluir que a capacitação desses profissionais é muito mais desafiadora, pois disso depende a interação imprescindível no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, a busca por uma escola tecnologicamente equipada não basta, é preciso qualificar os professores para uso e aplicação no dia a dia, principalmente na intermediação do aluno com o conteúdo exposto na rede, ferramenta utilizada com muita facilidade pelos jovens e que se apresenta de forma forte no apoio pedagógico, mas que deve muitas vezes ter a figura do professor como um orientador e limitador para uso dentro dos parâmetros legais do processo educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (50.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com