TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS MATEMÁTICOS

Por:   •  30/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

- Boliche Matemático: Adição e Subtração

Indicado para crianças de 7 a 10 anos.

Material: 6 a 8 Garrafas pets, 1 Bola pequena e Fichas com números de 1 a 10.

Regras: Dividir a sala em dois grupos, cada aluno arremessa a bola e tenta derrubar as garrafas que estarão enumeradas. Sendo uma das garrafas indicando subtração e o restante soma. Após a jogada o aluno faz a somatória juntamente com o grupo e recebe uma ficha com o valor pontuado. Após todos os alunos arremessarem, soma-se as fichas e ganha o grupo que tiver maior pontuação.

-Argolas matemáticas

Indicado para crianças de 7 a 10 anos.

Material: 6 a 8 Garrafas pets, 5 argolas.

Regras: As garrafas estarão enumeradas indicando seus valores. Cada criança irá arremessar suas argolas e fazer a somatória de seus pontos na lousa. Ganha a criança que obtiver maior número de pontos.

- Bingo Matemático

Indicado para crianças de 9 a 11 anos.

Material: Folhas de sulfite, Cartolinas e tampinhas de garrafa.

Produzir cartelas com as operações sem os resultados das mesmas, e nas cartolinas construir fichas com os resultados das multiplicações, para serem cantadas pelo locutor.

Regras: As regras são as mesmas do jogo do bingo, o locutor cantará os números e as crianças precisarão realizar a conta para poder marcar a cartela com as tampas de garrafas. Vence a criança que completar a cartela toda e gritar BINGO.

- Jogo da Memória Matemático

Crianças de 7 a 10 anos.

-Material: Cartolinas em duas cores diferentes.

Produzir fichas com as 4 operações em situações problemas em uma cor da cartolina e produzir fichas com os resultados em outra cor de cartolina.

Regras: Dividiremos a sala em quatro grupo, de quatro ou cinco jogadores. Espalharemos as fichas com as operações e seus resultados virados para baixo, e cada criança escolhera primeiro a cor que contenha as situações problemas e após fazer o cálculo deverá achar a ficha com o resultado nas fichas de outra cor. Ganha a criança que conseguir encontrar maior número de situações e resultados.

-Amarelinha

-Indicado para crianças de 4 a 6 anos.

-Material: Giz de lousa ( Para riscar o chão) e Pedrinhas

- Regras: Cada Jogador deverá começar jogando a pedrinha na casa 1 e ir pulando nas casinhas com um pé só nas casinhas onde estiver um número apenas e poderá pisar com os dois pés nas casinhas onde tiver dois números paralelos, e chegar até o céu. Ao chegar no céu o jogador deverá voltar pulando novamente e resgatar a pedrinha. E perderá a vez se não acertar a pedra no número subsequente, pisar na casa onde estiver a pedrinha, esquecer de pegar a pedrinha, ou pisar na linha. O ganhador será quem pular todas as casas primeiro.

Jogos matemáticos como recurso didático 

Para se ensinar a matemática é necessário desenvolver o raciocínio lógico, estimular a criatividade e o pensamento, além da capacidade de resolver problemas.  Como educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem. 

Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático. Referimo-nos àqueles que implicam conhecimentos matemáticos. 

Vygotsky afirmava que através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações. Segundo ele, o brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (174.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com